sexta-feira, setembro 30, 2005

A Questão da Água e as eleições autárquicas

No dia em que se inicia oficialmente a campanha eleitoral para as eleições autárquicas, o GASIG - Grupo de Acção pelos Serviços de Interesse Geral coloca à disposição do movimento associativo e de todos os cidadãos empenhados na luta pelo bem-estar comum um documento de síntese sobre a problemática da ÁGUA.

É intenção do GASIG fornecer a informação essencial para que as organizações e os cidadãos, em qualquer ponto do país, coloquem questões pertinentes e fundamentadas aos candidatos dos vários partidos, de modo a:

- que se chame a atenção para esta questão fundamental no quotidiano dos cidadãos e na definição das políticas (aos níveis local, nacional e internacional, cada vez mais interdependentes) que têm uma incidência directa sobre a vida das pessoas;

- que se confrontem os responsáveis políticos com a sua visão do tema e os compromissos que assumem (ou não assumem);

- que os cidadãos e as organizações identifiquem as situações concretas prevalecentes a nível local e regional e retirem as suas conclusões deste exercício, pensando em acções futuras.

O GASIG gostaria de saber que iniciativas foram tomadas neste âmbito e que problemas vão sendo identificados, de modo a enriquecer o debate em torno da questão da água. Contacte-nos através gasig_contacto@yahoo.com.

A equipa do GASIG

A expansão fulgurante da Massa Crítica!

A capital húngara assistiu no dia 22 de Setembro de 2005 à maior bicicletada organizada pela Massa Critica até ao momento, com cerca de 24.000 a 30.000 ciclistas participantes! Será, por isso, a maior bicicletada na história da Massa Crítica. No ano passado notou-se um grande desenvolvimento na participação em bicicletadas da Massa Crítica na Hungria. O primeiro boom aconteceu no Dia Mundial sem carros em 2004, com 4000 ciclistas a invadirem as ruas. A este seguiu-se a bicicletada do dia da Terra, em 22 de Abril desse mesmo ano, que reuniu cerca de 10000 participantes. Grupos de ciclistas que vão passando a mensagem são em certa parte os grandes responsáveis por este sucesso. Outras organizações como “Hungarian Young Greens "(Zöfi) e o seu grupo de “ Clean Air Action" também contribuíram significativamente para ajudar a organização dos eventos.

Estas são boas novas para a cidade de Budapeste, visto esta não dispor de uma boa rede de caminhos para bicicleta, e verificar-se a usual falta de respeito do tráfico motorizado sobre os ciclistas. Até ao momento os governantes desta cidade não mostraram grande interesse por este problema, uma situação com tendências de mudança, uma vez as bicicletadas da Massa Critica terem-se tornado o assunto número 1 de conversa na cidade de Budapeste.
Em Lisboa realiza-se hoje, a partir do Marquês de Pombal às 18h00, mais uma bicicletada organizada pela Massa Crítica, com colaboração da organização ecologista Gaia e outro pessoal entusiasta. Não deixes de aparecer, de bicicleta, de patins, de skate, de cadeiras de roda, carrinho de rolamentos, tu eleges as rodas que te levam até ao Marquês esta tarde.

Lume nunca mais

Deveriamos seguir o exemplo dos nossos amigos Galegos, e em vez de investir em mais aviões e mais combate e tal, promover um debate alargado (e participado por todos) sobre os incêndios florestais.



O vindeiro sábado 1 de outubro a cidadanía galega vai volver saír a rúa para manifestar a súa rabia e indignación perante unha nova catástrofe ecolóxica con terríbeis consecuencias para o noso país, e con causas diversas, incertas ou ocultas para boa parte de nós: os incendios forestais.

As consecuencias dos lumes son nefastas: erosión do solo, destrucción de fauna e flora, deterioración da paisaxe, contribución ao cambio climático global, perdas económicas polo estrago de recursos forestais, perda de biodiversidade,…

No que vai do ano 2005 no Estado español calcináronse arredor de 153.000 hectareas, desta superficie perto de 50.000 hectáreas eran ecosistemas forestais galegos que forón estragados por máis de 10.000 lumes. En Ourense a superficie afectada supera as 25.000 hectáreas.

En Galicia o 99,14 % dos incendios forestais son provocados pola actividade humana (período 1968-2003) polo tanto son evitables e en moitos casos previsibles.

Os galegos e galegas o conxunto da cidadanía somos os que temos que rematar con este grave problema enquistado, con este endemismo anacrónico. Non se pode aturar por máis tempo a situación insostible actual.

Debe abrirse un amplo debate social sobre a problemática dos incendios forestais e débese considerar a política de loita contra incendios forestais como unha política de Estado.
Na busca de solucións deben de participar tódolos grupos políticos, os distintos axentes sociais e económicos do sector, tratar en profundidade as directrices precisas para acadar o necesario consenso contra os lumes forestais.

Non debemos esquecer o deber que todos e todas temos de conservar o patrimonio natural e de facerllo chegar as futuras xeracións, como pouco da mesma forma en que nós o atopamos.

O Noso Monte Importa. Lume, Nunca Máis
(
manifestación a 1 de Octobre en Ourense; sairá ás 20h do Pavillón dos Remedios)

Fonte:O nosso monte importa via Renas.

Ainda a seca...

Uma das consequências mais dramáticas da seca é a ausência de cogumelos que se anuncia. Vou ter saudades destes deliciosos amiguinhos da natureza:



Cantharellus cibarius - com um aroma delicioso, são muito bons em omolete, souflée, com peitos de frango ou sob a forma de manteiga.



Lactarius deliciosus - grelhados na brasa, acompanhados de tostas alouradas na brasa...

Acabar com a discriminação

APRESENTAÇÃO DOS PROJECTOS DE LEI QUE PROÍBEM AS DISCRIMINAÇÕES EM RAZÃO DA DEFICIÊNCIA

Vão ser debatidos, hoje, dia 30 de Setembro, pelas 10.00 horas, em Sessão Plenária da Assembleia da República, os projectos de Lei que proíbem a discriminação no exercício de direitos por motivos baseados na deficiência.

Esta iniciativa parlamentar resultou da apresentação aos grupos parlamentares, em 2001, de uma proposta de lei anti-discriminatória da Associação Portuguesa de Deficientes, que contou com a preciosa colaboração da Ordem dos Advogados para a sua redacção.

A apresentação destes Projectos de Lei reveste-se de particular importância para os cidadãos com deficiência, já que a ser aprovada uma lei que proíba as discriminações em razão da deficiência, passarão a dispor de um instrumento ao qual possam recorrer sempre que os seus direitos fundamentais forem violados.

quinta-feira, setembro 29, 2005

Sociedade do Conhecimento

Image hosted by Photobucket.com

A Directiva da água

As medidas preconizadas para a gestão das bacias hidrpgráficas nos planos de bacia têm como objectivos:

(1) Evitar a deterioração dos cursos de água, promovendo a sua restauração por forma a atingirem um bom estado químico e ecológico; para isso será necessário reduzir as descargas de efluentes e de outras substância poluentes (por ex: resultantes da industria ou da produção intensiva de suínos ou aves)

(2) Proteger, melhorar e restaurar todos os aquíferos, evitar a poluição e deterioração dos mesmos e assegurar um equilíbrio entre exploração e recarga dos aquíferos (por ex. na maioria das reservas estratégicas de água em Portugal há uma clara sobre-exploração, multiplicando-se oe furos e desequilibrando o tão almejado equilíbrio).

(3) Conservar as áreas protegidas.

O não cumprimento destes objectivos ou a não tomada de acções conducentes ao seu cumprimento serão alvo de sanções por parte das Comissão Europeia.

TEXTO OFICIAL (EU -Website)

2004 : ‘TIPS AND TRICKS’ FOR WATER FRAMEWORK
DIRECTIVE IMPLEMENTATION (WWF/EEB) PDF 1.9 MB

E a regionalização?

Acho muito bem que se avance com o referendo do aborto, mas surpreende-me o silêncio absoluto relativo à regionalização. Vão ser dados poderes as regiões metropolitanas que o PSD fez? vai-se avançar para a regionalização a sério (como em quase todos os países da Europa)?

É realmente pena que a regionalização não faça parte da agenda política de nenhum dos partidos (pelo menos é o que parece). Porque há um conjunto de poderes que não tem sentido delegar nas autarquias mas teria todo o sentido delegar nas regiões: saúde, educação, saneamento básico, ambiente, cultura, etc.


Stress a que os rios estão sujeitos relativamente à populãção que deles tira proveito.


No caso do saneamento básico, existe uma directiva comunitária (Lei quadro da água) que obriga os estados membros a cumprir um mínimo de requisitos relativamente ao tratamento de esgotos e ao estado de pureza dos rios e aquíferos. Quem não cumprir (neste caso serão as autarquias as responsáveis, já que não há poderes regionais), pagará multas, terá sanções aplicadas ao território, o diabo a sete. O problema é que as autarquias não têm poder nem capacidade para gerir esta problemática. Na vizinha Espanha, na maioria das regiões foram feitas empresas regionais para gerir e tratar os efluentes. Com uma experiência de mais de 20 anos, a maioria das regiões Espanholas já cumpre a directiva comunitária. Por cá, desconhece-se que já existe uma directiva em vigor, e que em 2010 a coisa passa a ser a doer...

FSM policêntrico

Reunião em Bamako, no Mali (África), discutirá um plano de trabalho rumo ao FSM 2006 policêntrico. O encontro ocorrerá entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro de 2005 e reunirá os comités organizadores dos três eventos do VI FSM (que serão realizados em janeiro de 2006, em Caracas, Bamako e Karachi), integrantes do Conselho Internacional e de suas comissões (metodologia, recursos e comunicação).

Na pauta, entre outros pontos, estão os informes sobre a organização dos três eventos, as atividades de interconexão entre os três eventos policêntricos, o desenho geral do evento e as perspectivas para o FSM 2007.

No último dia haverá um seminário para o aprofundamento do debate sobre a metodologia. Também estão previstas reuniões dos movimentos locais e de um grupo de artistas que participará e apoiará a mobilização e divulgação do FSM em Mali.

quarta-feira, setembro 28, 2005

A grande Muralha da China

Ao filtro Hiper-Sofisticado que o Governo Chinês impôs aos seus cidadãos foi dado o simpático nome de "The Great Red Firewall", lembrando a outra grande muralha não-virtual. Estes filtros impedem o acesso a mais de 500,000 sítios banidos como material supostamente pornográfico ou subversivo (Fonte:BBC).

Mas não é apenas na China que isso acontece. No aeroporto de Heathrow, descobri que nos computadores de acesso à Internet o Blogo Social Português não estava acessível por ser considerado "pornográfico" (acho que o filtro era o CYBERsitter). Lá está, depois dos têxteis, os chineses continuam a exportar sem ética nenhuma os seus produtos maléficos.

China, campeã mundial

China was one of the first repressive regimes to realise it couldn’t do without the Internet and so it had to be brought under control. It’s one of the few countries that’ve managed to block all material that criticises the regime while expanding Internet facilities.
What’s the big secret? A clever mix of investment, technology and diplomacy.
Beijing has spent tens of millions of dollars on the most sophisticated Internet filtering and surveillance equipment. The system is based on a constantly-updated blacklist of websites. Access to “subversive” ones – a very broad notion that includes pornography, political criticism and sites that are pro-Tibet or favour Taiwanese independence – is then blocked at the level of the country’s Internet “backbones” (major connection nodes). But censorship doesn’t stop there and the regime can automatically bar access to sites in which “dubious” keywords, or combinations such as “tianamen” + “massacre,” are spotted.

The regime can also censor online discussion forums almost instantly. State-of-the-art software and a cyber-police thought to number tens of thousands have enabled it to gut online forums (very active in recent years) of virtually all political dissent. A call for free elections, for example, has a maximum online life of about half an hour. The ministry of industry and information has also zeroed in on blogs and done a deal with Chinabased blog platforms to censor users. So a post about the Dalai Lama will appear online full of automatically-inserted blank spaces in place of “illegal” words.

But how did China get hold of such advanced and effective censorship equipment when only a decade ago the country had no major Internet firms? With the help of big US companies, led by Cisco. These firms, to get a slice of the enormous Chinese market of already more than 100 million people online, have closed their eyes to how their technology is being used. Some have probably worked directly with the regime to set up filters and surveillance.
Beijing has even got the world’s major search-engines to go on bended knee. Yahoo! agreed a few years ago to remove all material offensive to the regime from its Chinese version. For a long time, Google refused but now seems to be moving in the same direction.

The country’s police and courts also treat very harshly website editors who don’t obey the rules laid down by the governing Communist Party. 75 cyber-dissidents are currently in prison for trying to post independent news online, some of them serving sentences of more than 10 years.
So before you set up a blog in China, it’s best to find out what the rules are. Bloggers living in the country holding the world online censorship title have to be cautious and crafty.

FOnte: PDF (Handbook for Bloggers and cyber-dissidents)

Dinheiro Com Água no Bico

Boletim da Latitude zero

Os financiamentos do Banco Mundial têm duas características chave: implicam interferências na soberania do governo financiado e nunca visam resolver problemas estruturais, privilegiando projectos pontuais que acabam por não consolidar o tecido social e económico. Estas foram algumas das conclusões de uma análise da Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais, que procura contrariar aquela política e promover o melhor aproveitamento dos fundos disponíveis.

Rede Brasil sobre Instituições Financeiras Multilaterais

terça-feira, setembro 27, 2005

E os números...

Aqui temos a distribuição de precipitação e temperatura média mensal em Moura, Alentejo. Este tipo de organização de dados meteorológicos, num chamado Diagrama Ombrotérmico, é muito útil porque dá-nos logo uma ideia do período de seca: sempre que a linha da precipitação (a laranja) passa abaixo da linha da temperatura (a azul), estamos perante um mês de seca (os meses estão em baixo). Como se vê pela figura, só em Outubro passado é que houve disponibilidade de água para as plantas... Entre Setembro de 2004 e hoje, em Moura apenas choveu em 66 dos 362 dias...
16ºC é a temperatura média mensal durante o mesmo período Setembro 2003-Agosto 2004.

Image hosted by Photobucket.com

Chuva

Algures no Alentejo, choveu em apenas 35 dias (menos de um terço do normal)....

A propósito da censura chinesa na net

Em Abril de 2004, Shi Tao, um jornalista do Dangdai Shang Bao (Noticias Económicas Contemporâneas), assistiu a uma reunião do conselho editorial no qual foi lida uma comunicação do Comité Central chinês sobre os riscos de instabilidade social e a possibilidade de alguns dissidentes regressarem à China para celebrarem o 15º aniversário do massacre de Tiananmen (4 de Junho de 1989; já agora lembro aqui esta desgraça). Nesse mesmo dia, Shi enviou um email para um contacto nos Estados Unidos, relatando o ouvido; o dito contacto colocou a informação online num site duma organização pela defesa da democracia. Este email foi enviado usando uma conta anónima da Yahoo.

Image hosted by Photobucket.com

Em Abril deste ano o jornalista foi condenado a 10 anos de cadeia por ter divulgado segredos de Estado para o estrangeiro: a sua prisão só foi possível poque a Yahoo colaborou com as autoridades chinesas, informando-os sobre a origem da mensagem. Segundo os Repórteres sem fronteiras, há mais de 60 jornalistas presos na China por violarem as leis chinesas de censura na internet. Estas leis fazem com que, por exemplo, ao aceder na China a sites como a Amnistia Internacional ou Direitos Humanos na China se vá dar a uma página em branco com a mensagem “o site não foi encontrado”. Nada parece contudo parar o extraordinário crescimento do ciber-espaço chinês: de 620.000 utilizadores em 1997, hoje eles são já mais de 100 milhões, superando o número de membros do partido comunista (69 milhões)! Para além de bloquear milhares de sites, as autoridades chinesas filtram palavras-chave, espiam o correio electrónico e os cibercafés. Note-se que muito deste software de censura é desenvolvido por empresas ocidentais como Cisco, Nortel ou Sun Microsystems...

Insubmissão blogueira



Manual para blogers e ciberdissidentes (via Renas). Foi feito pelos jornalistas sem fronteiras e tem como objectivo ajudar a dar a volta à censura nos países em que esta impera. O manual ajuda ainda a publicitar o blog, a mantê-lo, etc, para além de dar milhares de dicas em como manter o anonimato. A versão em PDF é esta; a PDF mais bonitinha é esta.

Relatórios Leva-os o Vento

Boletim da Latitude zero

Enquanto os líderes mundiais faziam tímidas promessas na cimeira da ONU em Nova Iorque, dois documentos vieram demonstrar a evidência: os Objectivos do Milénio começam a ser uma miragem. Primeiro foi o Relatório do PNUD sobre Desenvolvimento Humano, que sublinhou as tragédias do costume: 2.500 milhões de pessoas vivem com menos de 2€ por dia e gasta-se dez vezes mais em armamento do que em ajuda humanitária, entre outros números preocupantes. Depois chegou o relatório da Social Watch, onde se conclui que as metas para 2015 são inatingíveis pelo menos em boa parte da América Latina e na África subsaariana – aqui, na última década, o número de pobres aumentou.

Relatório PNUD
Relatório Social Watch

segunda-feira, setembro 26, 2005

Espaço Celeiros



As incrições nas actividades do Espaço Celeiros já abriram. Segue o link

Celeiros

Noite Branca - Dia Mundial da Música
(programação conjunta com várias associações de Évora)

1 de Outubro - Ex-Celeiros da EPAC, Évora

Inauguração do novo espaço da PédeXumbo - Celeiros

18h - Encontro com música e danças europeias - no âmbito da entrega de instrumentos da
Bolsa de Instrumentos 2005/2006

20h - Jantar nos Cantares de Évora (10€)
(reservas até ao dia 29 de Setembro. Tlf. 266 732 504)

22h - Concerto com Bandex, seguido de Baile com Cravo & Ferradura
>>entrada livre

O Celeiros terá uma programação regular e temática distribuída da seguinte forma:

1º Sábado: Clube de Combate (Cinema + Tertúlias) + Jazz/Hip Hop
2º Sábado: Bailes / Músicas do Mundo
3º Sábado: Música Clássica
último Sábado: Rock/ Pop
sempre que haja um quarto Sábado: programação a definir

Mais informação.

Programação conjunta com Sociedade Harmonia Eborense.

Associação Cena Lusófona

Boletim da Latitude zero

Dinamizar o intercâmbio teatral entre os países de língua oficial portuguesa é o objectivo fundamental da Cena Lusófona – Associação Portuguesa para o Intercâmbio Teatral, que actua a partir de Coimbra desde 1995. Realiza projectos de formação, co-produções, circulação de espectáculos, infra-estruturas teatrais, investigação, dramaturgias, conferências, exposições, edições, programas inter-disciplinares e programas institucionais e de cooperação. O evento com maior visibilidade tem sido o festival Estação, que se realiza rotativamente nos nos países de língua portuguesa. Edita ainda a revista SetePalcos e a Colecção Cena Lusófona, com textos de dramaturgos lusófonos (Associação Cena Lusófona)

sexta-feira, setembro 23, 2005

Camelos? Nem tanto...

No Médio Oriente as corridas de camelos são o desporto forte. E lucrativo negócio. Até aqui os cavaleiros costumavam ser crianças, miudos muitas vezes raptados ou comprados em países asiáticos pobres, mantidos meio sub-nutridos para não aumentar demasiado o peso em cima do camelo... Estas crianças, que se acredita serem alguns milhares – são tratadas como escravos.


Image hosted by Photobucket.com


Mas algo começa a mudar: em Julho deste ano, novas leis nos Emirados Árabes Unidos e no Qatar proibiram a participação em corridas de cavaleiros menores de 18 anos. Houve inclusivé algumas tentativas de “devolver” algumas das crianças raptadas aos países de origem.


Mas aquele pessoal não brinca em serviço, se é para mudar, então muda-se mesmo: e nós a vê-los ir da Idade Média para a Idade das viagens intergalácticas... Em Abu Dhabi decorreu já a primeira corrida de camelos montados... por robôts! Parece que os EAU e o Qatar já encomendaram 10.000 robots a 2000 euros cada... Na Ásia, claro, esperemos agora que não sejam fabricados pelos tais meninos que eles devolveram


Image hosted by Photobucket.com


Enfim, parece que Portugal tem gente muito boa no campo da robótica, quem sabe se as fábricas de têxteis do Vale do Ave não se poderiam transformar em fábricas de robôts... Para ver se duma vez por todos percebemos que as coisas mudam, e que o importante não é fazer-lhes frente, mas avançar com a mudança.


mpf

O inevitável

Segundo um documento da Caixa Geral de Depósitos, a que a agência Lusa teve acesso, Pedro Santana Lopes vai receber, já a partir do mês de Outubro, uma reforma de 3.178 euros.

E eu que já estava a ficar com peninha dele...

O inacreditável

Hoje de madrugada (meia noite e picos), na rádio Cister. Mais uma interessante entrevista autárquica ao candidato do PS à Freguesia de Arrimar, Porto de Mós. Depois de uma interessante introdução caracterizando a freguesia (com 17 mil hectares de área - 11ª maior do concelho-, 7 mil habitantes - 7ª mais populosa no concelho -, cerca de 6 mil eleitores dos quais 4 mil votantes em 2001 e tendo como actividade económica fundamental a extracção de mármore), o jornalista lança a questão: E o que tem a dizer da actuação do actual presidente da Junta (que é do PSD)?

Resposta do candidato do PS: tem feito um bom trabalho e está seguramente no bom caminho.

O improvável

Contrariando o que é hábito nestas estimativas, na Manifestação de ontem, segundo a comunicação social havia 300, segundo a polícia mais de 1000. Claro que a manifestação ser de polícias deve ter ajudado

A verdade é que nunca percebi porque é que não contratam uma espécie de empresa de sondagens para saber ao certo o número de manifestantes; claro que teria que ser com pessoal especializado em censos de aves ou coisa que o valha, mas de certeza que com a experiencia os números passariam a ser credíveis, e não com discrepâncias de mais de 500% entre organização-polícia, sindicatos-governo, pró-contra, etc.

O paradoxo

Ontem, no Entroncamento, numa comício-festa do BE:

"Eu não vou falar de Fátima Felgueiras"
Francisco Louçã

quarta-feira, setembro 21, 2005

Contra a pobreza

Esta deveria ser a preocupação prioritária das Nações Unidas, já que 800 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema. Os objectivos e metas do milénio são a inciativa mais recente para tentar combater a pobreza, mas estas intenções já existem há muito tempo.

Há 35 anos, os países ricos comprometeram-se a destinar 0,7% do seu PIB como ajuda aos países pobres, mas só cinco países cumpriram este compromisso. O Chamado Mundial Contra a Pobreza exige que seja reflectida na declaração final da Assembléia da ONU um calendário com compromissos e datas para alcançar os 0,7%. Solicita ainda que as Nações Unidas assegure a abolição da dívida externa para os países que necessitam, para alcançar os Objetivos do Milénio e o reconhecimento do direito dos países pobres a determinar as suas próprias políticas comerciais, bem como a protecção de seus mercados e seus serviços públicos.

70 milhões de crianças ainda não podem ir à escola. Uma mulher morre a cada minuto por problemas no parto e milhões de mulheres e crianças não têm nenhum acesso à atenção sanitária ou a medicamentos essenciais. O mundo nunca foi tão rico, mas o número de pessoas que vivem em extrema pobreza continua crescendo em numerosas zonas do Planeta. Ler mais (Adital)


Lembro o lema da acção de rua (só em Barcelona, mais de 1000 tendas cobriram os passeios da Avinguda Diagonal) que há mais de 10 anos lembrou a Espanha o compromisso assumido perante as nações unidas: 0,7% com transparência e qualidade.

Mostra de teatro

Irá decorrer entre os próximos dias 22 Setembro e 09 de Outubro a 3ª edição do AMADORA EM CENA - Mostra de Teatro da Amadora.

Com organização do Teatro Passagem de Nível, e com os apoios da Câmara Municipal da Amadora, Junta de Freguesia de Alfornelos, Centro Comercial Colina do Sol e Gráfica Central de Almeirim, esta Mostra irá decorrer às sextas, sábados e domingos, e estará enquadrada nas Comemorações dos 25 Anos de Actividade do Teatro Passagem de Nível e as Festas da Cidade da Amadora 2005.

A Mostra irá decorrer na totalidade no Auditório de Alfornelos (perto do Metro de Alfornelos). Os espectáculos de sextas e sábados (22h00) estarão virados para um público mais geral, enquanto os de domingo (16h00) serão dedicados aos espectadores mais novos.

Ver programação

terça-feira, setembro 20, 2005

Esculturas líquidas



Mais esculturas aqui.

Homenagem às vítimas

As vítimas da homofobia no Chile ganharam, este mês, uma homenagem pública. O país é, agora, o quinto no mundo a fazer este tipo de manifestação pública. Uma placa em memória dos falecidos no incêndio da discoteca gay Divine, ocorrido no dia 04 de setembro de 1993, foi instalada em Valparaíso, com o apoio das autoridades e dos familiares das vítimas fatais. Segundo a Opus Gay, o evento foi qualificado como histórico pelo movimento homossexual, uma vez que é o primeiro do seu tipo no Chile e o quinto no mundo. Adital (continue a ler esta notícia)

Harry Potter Eco

Boletim da Latitude zero

Mais um livro de Harry Potter chegou às bancas, mais um ano mágico em Hogwarts está prestes a comecar. Os bons da fita são as editoras alemãs, italianas e israelitas. As canadianas estão à frente da lista devido às suas impressões serem 100% em papel reciclado. Mas quem é o vilão? No fundo da lista encontramos as editoras americanas, que ignoraram mais de 12.400 emails de potenciais compradores pedindo que utilizassem papel reciclado. Como as tiragens dos livros de Harry Potter são muito elevadas, este género de iniciativa pode ter um impacto positivo e marca a diferença.

Greenpeace

segunda-feira, setembro 19, 2005

Pérolas

Pérolas do Futebol

Antena 1, relato do Rio Ave - Estrela da Amadora

"O Estrela da Amadora veio desfigurado para melhor nesta 2ª parte"

Outras Pérolas

Depois do salário escandaloso de Paulo Macedo (14,5 mil euros mensais limpinhos livres de impostos), ter sido severamente criticado pelo PS (muito justamente, em abono da verdade), agora o mesmo partido que antes criticava nomeou para sub-director da Direcção Geral das Florestas Fernando Coucelo, a ganhar 6000 euros mensais. Isto numa época de crise, os que ganham são invariavelmente os mesmos, os tais "gajos do partido".

Questionando candidatos

Um conjunto de associações cívicas com actividade na região do Porto nos domínios do ambiente e do urbanismo promove, por ocasião das autárquicas2005, debates com os candidatos à presidência das respectivas Câmaras Municipais.

Dia 21 de Setembro, quarta-feira, às 21H30, no auditório da Escola Superiorde Artes e Design-ESAD, em Matosinhos (Ed. Jtº Continente, Av. CalousteGulbenkian, Senhora da Hora) e no Porto, no dia 23 de Setembro, às 21H30, no auditório do Instituto Superior de Engenharia do Porto-ISEP (Rua AntónioBernardino de Almeida, próximo ao Hospital de São João).

Um debate deste tipo foi já realizado em Vila Nova de Gaia, no passado dia 9 de Setembro. Está ainda previsto, para o dia 22 de Setembro, um debate radiofónico idêntico (Rádio Penafiel, frequência 91.8), às 21 horas, organizado pela Associação dos Amigos do Rio Ovelha, com os candidatos à presidência da Câmara do Marco de Canaveses. Embora ainda não confirmado, está também a ser preparado um debate presencial em Vila do Conde, no dia 1 de Outubro, organizado pela Associação dos Amigos do Mindelo.

Este ciclo é uma iniciativa conjunta da Associação para a Defesa da Praia da Madalena, Associação dos Amigos do Rio Ovelha, APRIL, Campo Aberto, FAPAS, Associação dos Amigos do Mindelo, GAIA, NDMALO, OLHO VIVO e QUERCUS.

domingo, setembro 18, 2005

Pacto de Diversão

Boletim da Latitude zero

A Austrália, a China, a Índia, a Coreia do Sul, o Japão e os EUA anunciaram a assinatura dum pacto independente para lutar contra as alterações climatéricas. O governo australiano garantiu mesmo que este pacto é superior ao Protocolo de Quioto. No entanto, comentadores políticos dizem que se trata de uma táctica para afastar os holofotes de Quioto, até porque nada ficou acordado quanto à redução das emissões de carbono. Segundo estes especialistas, o que aquele grupo de países pretende é que a ideia de que já estão a fazer algo subsista e que não haja futuras pressões para assinarem o Protocolo de Quioto.

Jim Giles - Nature

sexta-feira, setembro 16, 2005

Chuveiro que recicla água

Um chuveiro que recicla a água usada foi considerado a melhor criação num concurso de design ecológico na Grã-Bretanha. O chuveiro funciona com um sistema de filtros que limpa a água reciclada e depois a aquece até a temperatura desejada. A invenção recebeu o prêmio British Standards Institution 2005 Environmental Design Award e foi elogiada como uma alternativa à falta de água que já está prevista para algumas partes da Grã-Bretanha num futuro próximo. O inventor, Peter Brewin – um estudante de engenharia –, calculou que a invenção poderia representar uma economia anual de cerca de 170 libras (cerca de 251 Eur) por residência.

Assim, se Londres adoptasse o novo sistema, a cidade reduziria o consumo de água em cerca de 85 bilhões de litros anuais... "Peter usou um projecto inovativo para apresentar uma solução imediata para um problema ecológico, aliado com economia para os consumidores", disse um dos juízes, Nick Marshall. "Projectar algo que é bom para o meio-ambiente mas não tem valor comercial, faz pouco sentido, já que nunca vai chegar ao mercado", diz Brewin. O chuveiro possui alguns mecanismos curiosos, como um medidor da quantidade de água utilizada, um regulador de cloro e um botão que pára o fluxo imediatamente se a água reciclada não estiver na temperatura certa...
(história aqui)

Autárquicas

Quando vejo os cartazes para as autárquicas em Lisboa fico espantado com a singela simplicidade do resto do país (normalmente apelam ao voto, com uma fotografia em pose de governante e com uma frase mais ou menos sonante). Em Lisboa, todos em cores garridas, eles arregaçam as mangas, amam a cidade, pagam o táxi ao pessoal, o diabo a sete, numa multiplicação de cartazes e mensagens que faz lembrar a corrida ao armamento. Resultado: fico irritado em Lisboa, com tanta côr e mensagem idiota a agredir-me os sentidos e a insultar-me a inteligência. Ainda bem que há uns anitos atrás fiz as malas e abalei da cidade...

Presidenciais

Candidaturas alternativas (independentes) de partidos:

José Maria Martins
Manuela Magno
Luís Botelho Ribeiro

À partida, qualquer uma destas três candidaturas me parece mais apetitosa e estimulante que as tradicionais candidaturas partidárias; independentemente das ideias defendidas, é bom saber que existe uma alternativa à partidocracia...

Embalagens no Amarelo

Boletim da Latitude zero

O Ministério do Ambiente deu razão à Quercus e determinou que as embalagens de cartão para líquidos alimentares (conhecidas por tetra pak) devem colocar-se nos contentores amarelos – embalagens – e não nos contentores azuis – papel. Até agora, estes recipientes eram considerados embalagens de papel, esquivando-se ao pagamento dos custos de separação na estação de triagem. Na verdade, incluem também aluminio, plástico e ceras – que devem sofrer reciclagem apropriada. Requere-se agora que a Sociedade Ponto Verde realize campanhas de sensibilização.

Quercus

Responsabilidade Climática em Portugal

Realizou-se um Ranking da Responsabilidade Climática em Portugal, para o qual foram avaliadas 31 empresas portuguesas proeminentes. A Fundação Luso-Americana convida à discussão sobre este trabalho no dia 23 de Setembro de 2005.

Evento de entrada livre e gratuita, mas com inscrição prévia.

Image hosted by Photobucket.com

Local: Auditório da Fundação Luso-Americana, Rua do Sacramento à Lapa, 21, 1249-090 Lisboa Tel.: (351) 213 935 800

Data: 23 de Setembro de 05 (sexta-feira), pelas 14h
Organização: EURONATURA

quinta-feira, setembro 15, 2005

Semana Europeia da Mobilidade

Celebra-se, de 16 a 22 de Setembro, a Semana Europeia da Mobilidade. Évora, não só por ser Património Mundial, mas pelas suas características de burgo confinado, poderia tornar-se num caso exemplar de gestão urbana da mobilidade. Até porque é mesmo difícil aos peões conviverem com viaturas na maioria das suas pequenas ruas sinuosas; até porque a maioria da população vive fora do burgo muralhado, portanto só ficaria condicionada no momento em que entrasse no centro da cidade.

Image hosted by Photobucket.com

E como vai a Câmara Municipal de Évora celebrar mais esta Semana Europeia da Mobilidade? Com sessões sobre circulação rodoviária, com exibições de cycling (?), permitindo parques de estacionamento gratuitos durante um dos dias... Tudo isto abençoado com a presença do senhor Secretário de Estado do Ordenamento, do Território e das Cidades, Prof. Dr. João Ferrão. Aposto que nem sequer aproveitaram para lhe sugerir que se deslocasse de Lisboa a Évora de comboio - para além do simbolismo, talvez ele próprio se surpreendesse por não existir uma ligação ferroviária directa entre duas cidades tão próximas que trocam diáriamente uma população considerável. Falamos de mobilidade, portanto.

Mas a Câmara anuncia pomposamente umas Medidas Permanentes que vai lançar no âmbito desta Semana Europeia (as Semanas Europeias, como os Dias Internacionais, servem justamente de desculpa para fazer algo de extraordinário sobre o tema em causa). Este anúncio da Câmara Municipal de Évora sobre as medidas a implementar na cidade património da humanidade em resultado do alerta e motivação suscitados pela Semana Europeia da Mobilidade refere:

"Medidas Permanentes:
- Implementação de novas passadeiras.
- Introdução da linha urbana Canaviais/Parque Industrial.
- Alteração do sentido de circulação da Rua dos Mercadores”

Sem mais comentários.

mpf

Censura ou Responsabilização?

Boletim da Latitude zero

Pagar uma indemnização aos visados e não falar mais sobre o assunto: esta foi a sentença proferida por um tribunal do Rio de Janeiro contra o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ, que em 1996 denunciara publicamente alegadas agressões de dois agentes da polícia federal a um ex-funcionário da companhia brasileira de petróleo, a Petrobrás. A decisão judicial apoia-se no facto de não ter havido condenação dos agentes. A sentença refere ainda que aquela ONG chamou os agentes de torturadores, facto que não veio a ser provado em tribunal.

RETS
Grupo Tortura Nunca Mais

Um corredor verde em Lisboa

Passeio de bicicleta da Torre de Belém ao Parque Tejo, Trancão (Parque das Nações).
18 de Setembro, partida da Torre de Belém às 9h30.

Image hosted by Photobucket.com
Inscrições GRATUITAS no GEOTA (Tel. 21 3956120). A inscrição dá direito a um brinde, mas não inclui a bicicleta. Pode alugar uma através do GEOTA.

quarta-feira, setembro 14, 2005

Procura de blogs



Parece que começou a funcionar há umas horitas...

Cimeira da ONU

Começa hoje. Só em segurança, gastaram-se 36 Milhões de Dólares. Mais uma vitória do terrorismo e do anti-terrorismo.

terça-feira, setembro 13, 2005

Serviço público I



Os Lemmings voltaram!

Agora em versão GNU. As horas que eu perdi a jogar quando era jovem e tinha resmas de horas livres....

Esquadrão G

Por outro lado, o presidente da Opus Gay (associação que defende os direitos dos gays, lésbicas, bissexuais e transgenders), António Serzedelo, em declarações ao DN classificou a iniciativa (do partido nacionalista) de "fascizóide e com linguagem nazi-fascista". "Essas pessoas buscam a notoriedade e por isso agarram-se a qualquer coisa", afirmou. O presidente da Opus Gay considerou a iniciativa "óptima para a SIC, porque lhe vai provocar picos de audiência".
Falando na finalidade das pessoas perceberem a homossexualidade como percebem a heterossexualidade, disse que "a homossexualidade não se pega e não se promove". No entanto, António Serzedelo tem dúvidas quanto ao sucesso e da pedagogia do programa em Portugal. "É folclore e está estereotipado devido às profissões escolhidas, como se estas fossem as profissões atribuídas a gays. Porque não um coronel?", questionou. Para Serzedelo "quem melhor do que as mulheres para falar de homens de sonho? Nós não somos um sexo intermédio". DN

Pequeno excerto do mail com o tal Abaixo assinado contra o Esquadrão G:

Consideramos que a homossexualidade é um comportamento não natural e socialmente inútil, pois é estéril na criação de novas gerações e anti-natural do ponto de vista fisiológico e da própria anatomia sexual. Nada na natureza nos prova que a homossexualidade seja normal, e nada na história das sociedades organizadas nos evidencia as vantagens de eleger a tendência homossexual a comportamento normal e socialmente aceitável. Bem pelo contrário, achamos que a homossexualidade deve ser considerada como um desvio dos comportamentos normais, naturais, saudáveis e profícuos do Homem. Não nos interessa a causa desse desvio comportamental, pois nos próprios fóruns científicos não há ainda consenso sobre a questão. O que nos interessa é saber que a homossexualidade não é normal nem socialmente útil, pelo que não devem ser concedidos benefícios sociais aos homossexuais (tais como apoios financeiros do Estado a associações que promovem o estilo de vida gay ou uniões de facto), e jamais devem ser reconhecidos papéis de natureza familiar aos homossexuais, tais como o casamento e adopção de crianças. A promoção/propaganda pública do «estilo de vida» gay afigura-se igualmente inadmissível. Abaixo Assinado Anti-EG

Apesar da polémica criada pela assumida homossexualidade dos cinco protagonistas do programa, Esquadrão G - Não És Homem, Não És Nada foi o mais visto do canal e entrou directamente para o terceiro posto da tabela da Marktest. Com 11,3% de audiência média (mais de um milhão de espectadores), Esquadrão G foi mais visto no Litoral Norte (22,9%) e Grande Lisboa (21,3%) e preferido por mulheres (54,6%). A classe média e baixa foram as que mais atenção deram à emissão e a estratificação etária dos espectadores foi muito diversificada 15-24 anos (13,8%), 25/34 (16%), 35-44 (16,1%) e 55/64 (16%). DN

No Esquadrão G, os apresentadores parecem encaixar bem nos estereótipos de gay. Ou seja, são gays femininos e gays que se interessam por "coisas de mulheres". Há muitas pessoas que encaixam nestes estereótipos e são essas que sofrem a agressividade da homofobia, e não o gay escoltado pelo estereótipo do heterossexual. São estas pessoas que sobrevivem à violência social, aos maus-tratos das famílias, aos despedimentos ilegais e que morrem nas mãos de nazis, e não o gay com ar de hetero. Portanto, se há pessoas que se expõe publicamente e encarnam os estereótipos gay, essa é mais uma razão para receberem o nosso apoio, o nosso carinho, a nossa força e o nosso orgulho. Escandaliza-me e envergonha-me que alguém utilize este blog para se expressar negativamente contra o Esquadrão G ou as pessoas que o constituem. Qualquer manifestação negativa face aos estereótipos gay não é mais que homofobia pura. Qualquer pessoa tem o direito de se rotular de gay, caso se identifique com essa designação, e tem o direito de aparecer na televisão a representar esse papel ou apenas a ser como é ou como quer ser. Drocas

Eu sei escrever

Participe da campanha Eu Sei Escrever

Diante da repercussão do recente vazamento do “analfabetismo virtual” para os meios de comunicação tradicionais, o Fórum PCs – a mais activa comunidade tecnológica do Brasil – decidiu criar um movimento de valorização da língua portuguesa e lançar a campanha “Eu sei escrever”, uma iniciativa que pretende reduzir a quantidade de erros propositados nas suas 65 áreas de discussão, onde já foram publicadas mais de um milhão de mensagens nos três anos de existência do site.

A partir do anúncio da campanha, toda a equipe de redatores e moderadores do Fórum está instruída a orientar os autores de mensagens de conteúdo ininteligível para que escrevam de forma mais clara. Os filtros de palavras proibidas, normalmente configurados apenas para impedir o uso de termos impróprios, passarão a substituir automaticamente as abreviaturas mais comuns pelas palavras correspondentes, transformando “aki” em “aqui”, “naum” em “não” e assim por diante. As palavras corrigidas são assinaladas em itálico, de modo que os autores percebam que estão escrevendo errado.

Blog da campanha "Eu sei escrever"
(Fonte: Estadão, via Maria João)

Transportes públicos

Para o amigo que diz andar em transportes públicos, aqui estão dois sites que talvez possam ajudar a planear viagens: http://www.transpor.pt/ e http://www.transporlis.sapo.pt/

Estuda Hoje, Luta Amanhã

Boletim da Latitude zero

Várias ONG norte-americanas estão a realizar uma campanha contra legislação que pressiona os liceus a fornecer informação privada dos seus alunos ao Pentágono, que assim criou uma base de dados ilegal com os dados pessoais de 30 milhões de jovens entre os 15 e os 25 anos de idade. Esta informação é uma ferramenta ideal para campanhas de recrutamento militar. A campanha Leave My Children Alone convida os educadores a declarar que querem os seus filhos fora deste registo, criado ao abrigo de legislação de 2002 que condiciona o financiamento federal às escolas ao fornecimento daqueles dados às autoridades.

Campanha Leave My Children Alone

segunda-feira, setembro 12, 2005

Aumentos da gasolina



O aumento impressionante dos preços dos produtos petrolíferos, respondendo ao aumento do preço nos mercados internacionais, não corresponde a um aumento real dos custos de exploração. Por isso, a Total teve um lucro recorde de 2,91 mil milhões de euros no primeiro trimestre de 2005, mais 33% que o ano passado (Fonte); claro que os governos também têm lucrado com o imposto que cobram, e por isso o silêncio geral perante a injustiça destes lucros....


Iniciação sem Mutilação

Boletim da Latitude zero

Uma equipa de investigadores da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) conseguiu do governo da Gâmbia um compromisso no sentido de substituir a clitoridectomia – mutilação genital feminina – por um rito iniciático sem dor. Esta abordagem de cooperação procura eliminar a desconfiança das autoridades locais perante iniciativas agressivas que não tinham em conta o papel cultural daquela tradição e defendiam a sua proibição sem propor alternativas. Em paralelo, o governo espanhol aprovou legislação que permite perseguir fora de Espanha os promotores da clitoridectomia.

Dani Vilaró – Canal Solidario

Palestina

Segundo uma sondagem recente da Universidade de Hebron, 61% dos palestinianos possuem um computador pessoal. Aparentemente, ao proibir os palestinianos de viajar Israel tem levado a que muita gente recorra ao ensino à distância via internet, matriculando-se em universidades por todo o mundo...

mpf

sexta-feira, setembro 09, 2005

Água Pública

A Associação Água Pública foi criada para defender os seguintes princípios:

1. A propriedade comum da água e a igualdade de direito ao seu usufruto como direito de cidadania, que não pode ser transaccionado nem alienado.
2. A garantia de acesso de todas as pessoas à água potável como serviço público.
3. A responsabilidade intergeracional e transfronteiriça em relação ao acesso e usufruto da água.
4. Nem a água nem os serviços de água podem ser propriedade privada.
5. A gestão da água e dos serviços de água tem de ser pública e não pode ter fins lucrativos.
6. O enquadramento legal, institucional e de administração económica que garanta de facto o direito de cada cidadão à água, à saúde e à natureza.
7. A responsabilidade pública inalienável de gestão integrada da água, do território envolvente, das infra-estruturas e dos serviços de água; responsabilidade que só pode ser exercida pelos Órgãos de Soberania legitimamente representantes dos cidadãos e com o objectivo de melhorar o bem estar comum da população actual e das gerações vindouras.
8. A responsabilidade do Estado em garantir a segurança das populações, das massas de água, das infraestruturas e dos serviços em relação a acidentes com causas naturais ou provocadas.
9. Serviços Públicos de Água competentes, transparentes e funcionais, dotados da estrutura e dos recursos científicos, tecnológicos e financeiros adequados.
10. A responsabilidade do Estado de basear a gestão da água num planeamento participado e com suporte científico adequado.

Image hosted by Photobucket.com

Dado o processo de privatização da água em curso, a Associação Água Pública lançou um abaixo-assinado público que apela à reversão do dito. Pelo bem de todos, informe-se.

quarta-feira, setembro 07, 2005

Ajuda Fantasma

Boletim da Latitude zero

Apenas 40% da ajuda aos países em desenvolvimento é real. A restante é absorvida por custos admninistrativos, perdão da dívida externa, ajuda a refugiados nos países doadores e pela ligação da ajuda a produtos e serviços de empresas destes países. Para reduzir essa “ajuda fantasma”, há que aumentar o volume global da ajuda e adequá-la às necessidades reais; desligá-la de interesses comerciais e políticos; reduzir os custos administrativos; sancionar os doadores e beneficiários que não cumpram condições de qualidade e transparência e, por fim, apoiar projectos durante vários anos – de modo garantir a sua sustentabilidade.

Relatório “Real Aid”
Action Aid

terça-feira, setembro 06, 2005

Ainda dos fogos

Depois de mais de 250 000 hectares queimados, o governo anuncia agora un pacote de medidas (eu diria que por obrigação de fazer alguma coisa depois de tanta floresta ardida), que passa por mais combate, mais meios para o combate, mais meios aéreos, mais efectivos, mais GNR, ou seja, mais guerra e menos prevenção. É mais ou menos o mesmo que num plano de erradicação da varíola investir muito em antibióticos e pensos rápidos e esquecer a vacinação.

O que me questiono é se do dinheiro todo que se gastou no combate aos incêndios (e pelos vistos se pensa gastar ainda mais no próximo ano) se gastasse apenas metade para preveni-los, com melhor ordenamento do espaço florestal, formação de equipas de vigilância (organizadas pelas juntas), construção de aceiros, desmatação, reflorestação de espécies adequadas a cada sítio, etc, não teríamos melhores resultados. É que curiosamente, em alguns locais onde foi posta em prática esta política (por "carolisse" de uns quantos iluminados), os incêndios devastadores deixaram de constituir um problema.

Katrina

Via Dias Estranhos, cheguei a este interessante artigo, publicado no Scientific American, que em Outubro de 2001 já previa o desastre que agora aconteceu em NO. Apesar de haver uns quantos fundamentalistas (muçulmanos e cristãos) que defendem a tese do castigo divino, a razão do desastre está muito provavelmente relacionada com a degradação crescente das dinâmicas naturais do Mississipi e do lago de Pontchartrain (degradação causada pelo homem, não por qualquer intervenção divina).

A direct hit is inevitable. Large hurricanes come close every year. In 1965 Hurricane Betsy put parts of the city under eight feet of water. In 1992 monstrous Hurricane Andrew missed the city by only 100 miles. In 1998 Hurricane Georges veered east at the last moment but still caused billions of dollars of damage. At fault are natural processes that have been artificially accelerated by human tinkering--levying rivers, draining wetlands, dredging channels and cutting canals through marshes. Ironically, scientists and engineers say the only hope is more manipulation, although they don't necessarily agree on which proposed projects to pursue. Without intervention, experts at L.S.U. warn, the protective delta will be gone by 2090. The sunken city would sit directly on the sea--at best a troubled Venice, at worst a modern-day Atlantis. Mark Fischetti

O Banco dos Miúdos

Boletim da Latitude zero

Ter entre 9 e 18 anos de idade é o único requisito para ser cliente do Bal Vika Bank (BVB), nascido na Índia em 2001 e que hoje tem delegações no Bangladesh e no Paquistão. O banco é detido e gerido pelos clientes, que recorrem aos adultos apenas para consultoria. O seu principal objectivo é conceder microcréditos aos clientes-membros, financiando desde pequenos negócios até aos estudos. Para tal, devem ter mais de 14 anos, fazer depósitos regulares, possuir dois fiadores membros e ainda dispor de 20% da quantia pedida. O BVB apoia-se numa parceria entre a ONG Butterflies, a National Fundation for India e o banco HSBC.

Maxence Layet - Novethic

segunda-feira, setembro 05, 2005

Consumismo

O Consumismo é uma característica das sociedades modernas. Eu compreendo que este Consumismo também tem aspectos positivos: não tanto por promover a produção (se se consome mais, tambem se produz mais, logo há mais emprego), mas sobretudo por estimular a inovação (se ninguém comprasse um telefone novo sem que o anterior se estragasse sem remédio, ainda hoje usariamos telefones com manivela...). E isto porque a ciência não progride em linhas estanques: uma miniaturização dum chip para fazer um telefone pequenino pode ser utilizada para reduzir um componente dum pacemaker. Também pode ser utilizada para produzir bombas mais pequenas, é certo, mas pronto, há que ter pensamentos positivos!

E pensamentos positivos é o que não falta neste fantástico site, no qual se divulgam ideias destinadas a promover uma atitude menos consumista. Porque eu também acho que desperdiçamos muito, muito... muito mais que aquilo que deviamos. E esta gente mostra que também no combate ao Consumismo se pode recorrer à criatividade e à inovação.

No primeiro exemplo,


Image hosted by Photobucket.com


temos um papel de parede que é liso quando se compra, mas cujo padrão se vai revelando com o tempo. Isto é, quanto mais velho/antigo, mais bonito! Enfim, uma versão vinho estagiado em formato papel de parede! Lindo!

No segundo exemplo,

Image hosted by Photobucket.com


temos azulejos duma casa-de-banho cujos desenhos desaparecem com salpicos de água ou com o aumento da temperatura: portanto, quanto mais tempo demorar no chuveiro, mais monótona ficará a parede! Em suma, uma maneira subtil de lembrar que se está a gastar demasiada água e energia...

E por fim o terceiro exemplo, uma lâmpada-flor!


Image hosted by Photobucket.com

As "pétalas" desta lâmpada reflectem os ciclos de consumo caseiro de energia, "abrindo" quando o consumo interno se mantém baixo durante algum tempo...

A moral desta história é apenas "Poupe, e tenha uma vida mais bonita!"

mpf

Europa mais Aberta

Boletim da Latitude zero

A União Europeia (UE) aprovou um novo Sistema Generalizado de Preferências nas relações comerciais com os países em desenvolvimento. Entre 2006 e 2015 fixam-se tarifas alfandegárias especiais para 300 novos produtos, na sua maioria agrícolas e piscícolas. Preferência adicional será ainda este ano concedida a países que tenham ratificado convenções internacionais sobre sustentabilidade e boas práticas de governação. Metade das importações da UE é originária de países em desenvolvimento e desta metade 79% estão isentas de tarifas ou têm tarifas reduzidas.

Boletim Europa (UE)

sexta-feira, setembro 02, 2005

Cicratizes 2005



Serra da Estrela, 25 de Agosto de 2005...

Incendios em Portugal



Incendios das últimas 48 horas, últimos 7 dias ou em 2005.

Ainda Nova Orleães

Nas palavras de um correspondente Português (já não sei de que televisão), o que choca é que num país como os Estados Unidos aconteçam coisas terceiro-mundistas. A vergonha não está nos mortos, nem nos sem abrigo, nem nas pilhagens, nem no desespero das pessoas; não, o que choca o nosso correspondente é que estas coisas só deveriam acontecer no 3º mundo, lá longe, fora das nossas vidas, de preferência numa espécie de reality-show a que já nos habituámos. No meio da tragédia primeiro-mundista que vivem os EUA, os mil e tal mortos no Iraque passaram quase para o rodapé das notícias. O drama do Iraque é que mais uma vez, este tipo de tragédia poderá acontecer em qualquer sítio, já que a ameaça terrorista não conhece fronteiras. E o pânico, com toda a cobertura que o terrorismo hoje em dia tem, pode explodir a qualquer momento, mesmo em Paris, Roma, Lisboa, Nova Iorque, Nova Deli ou Tóquio...

Energia para a Estufa

Boletim da Latitude zero

De acordo com o último relatório sobre o efeito estufa da Agência Europeia para o Ambiente, desde 2003 registou-se na UE um aumento da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. As emissões europeias aumentaram 53 mil toneladas (1,3%) entre 2002 e 2003. A principal razão foi o aumento da produção eléctrica à base de carvão, seguida das temperaturas baixas que se têm feito sentir no primeiro trimestre em muitos países europeus.

Agência Europeia Para o Ambiente

Nova Orleães, Belgrado...

É impressionante como as nossas cidades de cristal se estilhaçam de um momento para o outro, revelando de imediato os instintos mais animais...

mpf

quinta-feira, setembro 01, 2005

Os eleitores


Image hosted by Photobucket.com

O Funeral da Poluição

Boletim da Latitude zero

Um grupo de empresas petrolíferas e de electricidade britânicas revelou um plano para diminuir as emissões de dióxido de carbono (CO2). O projecto consiste em remover o carbono do gás natural antes de ser queimado e enterrá-lo no subsolo em vez de o libertar para a atmosfera. Esta tecnologia - que poderá ficar operacional no ano 2009 - poderá vir a ser bastante útil em países como os EUA e a China, que enfrentam uma enorme procura energética e dependem bastante de combustíveis fósseis.

Michael Hopkin - Nature