quarta-feira, setembro 21, 2005

Contra a pobreza

Esta deveria ser a preocupação prioritária das Nações Unidas, já que 800 milhões de pessoas vivem na pobreza extrema. Os objectivos e metas do milénio são a inciativa mais recente para tentar combater a pobreza, mas estas intenções já existem há muito tempo.

Há 35 anos, os países ricos comprometeram-se a destinar 0,7% do seu PIB como ajuda aos países pobres, mas só cinco países cumpriram este compromisso. O Chamado Mundial Contra a Pobreza exige que seja reflectida na declaração final da Assembléia da ONU um calendário com compromissos e datas para alcançar os 0,7%. Solicita ainda que as Nações Unidas assegure a abolição da dívida externa para os países que necessitam, para alcançar os Objetivos do Milénio e o reconhecimento do direito dos países pobres a determinar as suas próprias políticas comerciais, bem como a protecção de seus mercados e seus serviços públicos.

70 milhões de crianças ainda não podem ir à escola. Uma mulher morre a cada minuto por problemas no parto e milhões de mulheres e crianças não têm nenhum acesso à atenção sanitária ou a medicamentos essenciais. O mundo nunca foi tão rico, mas o número de pessoas que vivem em extrema pobreza continua crescendo em numerosas zonas do Planeta. Ler mais (Adital)


Lembro o lema da acção de rua (só em Barcelona, mais de 1000 tendas cobriram os passeios da Avinguda Diagonal) que há mais de 10 anos lembrou a Espanha o compromisso assumido perante as nações unidas: 0,7% com transparência e qualidade.

Sem comentários: