sexta-feira, setembro 23, 2005

Camelos? Nem tanto...

No Médio Oriente as corridas de camelos são o desporto forte. E lucrativo negócio. Até aqui os cavaleiros costumavam ser crianças, miudos muitas vezes raptados ou comprados em países asiáticos pobres, mantidos meio sub-nutridos para não aumentar demasiado o peso em cima do camelo... Estas crianças, que se acredita serem alguns milhares – são tratadas como escravos.


Image hosted by Photobucket.com


Mas algo começa a mudar: em Julho deste ano, novas leis nos Emirados Árabes Unidos e no Qatar proibiram a participação em corridas de cavaleiros menores de 18 anos. Houve inclusivé algumas tentativas de “devolver” algumas das crianças raptadas aos países de origem.


Mas aquele pessoal não brinca em serviço, se é para mudar, então muda-se mesmo: e nós a vê-los ir da Idade Média para a Idade das viagens intergalácticas... Em Abu Dhabi decorreu já a primeira corrida de camelos montados... por robôts! Parece que os EAU e o Qatar já encomendaram 10.000 robots a 2000 euros cada... Na Ásia, claro, esperemos agora que não sejam fabricados pelos tais meninos que eles devolveram


Image hosted by Photobucket.com


Enfim, parece que Portugal tem gente muito boa no campo da robótica, quem sabe se as fábricas de têxteis do Vale do Ave não se poderiam transformar em fábricas de robôts... Para ver se duma vez por todos percebemos que as coisas mudam, e que o importante não é fazer-lhes frente, mas avançar com a mudança.


mpf

Sem comentários: