sexta-feira, setembro 30, 2005

A expansão fulgurante da Massa Crítica!

A capital húngara assistiu no dia 22 de Setembro de 2005 à maior bicicletada organizada pela Massa Critica até ao momento, com cerca de 24.000 a 30.000 ciclistas participantes! Será, por isso, a maior bicicletada na história da Massa Crítica. No ano passado notou-se um grande desenvolvimento na participação em bicicletadas da Massa Crítica na Hungria. O primeiro boom aconteceu no Dia Mundial sem carros em 2004, com 4000 ciclistas a invadirem as ruas. A este seguiu-se a bicicletada do dia da Terra, em 22 de Abril desse mesmo ano, que reuniu cerca de 10000 participantes. Grupos de ciclistas que vão passando a mensagem são em certa parte os grandes responsáveis por este sucesso. Outras organizações como “Hungarian Young Greens "(Zöfi) e o seu grupo de “ Clean Air Action" também contribuíram significativamente para ajudar a organização dos eventos.

Estas são boas novas para a cidade de Budapeste, visto esta não dispor de uma boa rede de caminhos para bicicleta, e verificar-se a usual falta de respeito do tráfico motorizado sobre os ciclistas. Até ao momento os governantes desta cidade não mostraram grande interesse por este problema, uma situação com tendências de mudança, uma vez as bicicletadas da Massa Critica terem-se tornado o assunto número 1 de conversa na cidade de Budapeste.
Em Lisboa realiza-se hoje, a partir do Marquês de Pombal às 18h00, mais uma bicicletada organizada pela Massa Crítica, com colaboração da organização ecologista Gaia e outro pessoal entusiasta. Não deixes de aparecer, de bicicleta, de patins, de skate, de cadeiras de roda, carrinho de rolamentos, tu eleges as rodas que te levam até ao Marquês esta tarde.

Sem comentários: