quinta-feira, setembro 15, 2005

Semana Europeia da Mobilidade

Celebra-se, de 16 a 22 de Setembro, a Semana Europeia da Mobilidade. Évora, não só por ser Património Mundial, mas pelas suas características de burgo confinado, poderia tornar-se num caso exemplar de gestão urbana da mobilidade. Até porque é mesmo difícil aos peões conviverem com viaturas na maioria das suas pequenas ruas sinuosas; até porque a maioria da população vive fora do burgo muralhado, portanto só ficaria condicionada no momento em que entrasse no centro da cidade.

Image hosted by Photobucket.com

E como vai a Câmara Municipal de Évora celebrar mais esta Semana Europeia da Mobilidade? Com sessões sobre circulação rodoviária, com exibições de cycling (?), permitindo parques de estacionamento gratuitos durante um dos dias... Tudo isto abençoado com a presença do senhor Secretário de Estado do Ordenamento, do Território e das Cidades, Prof. Dr. João Ferrão. Aposto que nem sequer aproveitaram para lhe sugerir que se deslocasse de Lisboa a Évora de comboio - para além do simbolismo, talvez ele próprio se surpreendesse por não existir uma ligação ferroviária directa entre duas cidades tão próximas que trocam diáriamente uma população considerável. Falamos de mobilidade, portanto.

Mas a Câmara anuncia pomposamente umas Medidas Permanentes que vai lançar no âmbito desta Semana Europeia (as Semanas Europeias, como os Dias Internacionais, servem justamente de desculpa para fazer algo de extraordinário sobre o tema em causa). Este anúncio da Câmara Municipal de Évora sobre as medidas a implementar na cidade património da humanidade em resultado do alerta e motivação suscitados pela Semana Europeia da Mobilidade refere:

"Medidas Permanentes:
- Implementação de novas passadeiras.
- Introdução da linha urbana Canaviais/Parque Industrial.
- Alteração do sentido de circulação da Rua dos Mercadores”

Sem mais comentários.

mpf

Sem comentários: