sexta-feira, outubro 29, 2004

Sherman de Fim-de-semana



Gentileza do Bruno Boa (para direitos de autor é melhor falar com ele)

100 factos contra Bush

100 factos e uma opinião contra a administração de Bush

Impressionante, não deixem de seguir o link!

O saltar das sobrancelhas

Já repararam como saltam as sobrancelhas do pai do Calvin quando ele se passa...



... julgo que se as minhas sobrancelhas me saltassem assim sempre que recebo a notícia de que ainda não me vão pagar os meses de Fevereiro, Março e Abril, os meus chefes já me tinham pago. Por isso ando a fazer exercícios...



... mas ainda não consegui nem que as sobrancelhas me saltassem nem que me pagassem.
Vou continuar a tentar...

ZV

quinta-feira, outubro 28, 2004

A doença auto-imune deste governo

É no mínimo curioso ver quem faz oposição (voluntária ou involuntária, como no caso de Barroso) ao Governo do Lopes:

1 - Pereira, o Pacheco, que desde o primeiro momento deste governo diz cobras e lagartos de Santana e dos seus acólitos (por uma vez tenho que concordar com o simpático barbudo).
2 - Barroso, completamente enterrado na Europa, por causa de um facho papista que teimou em manter na comichão.
3 - Marcelo, que tenta enterrar o governo de todas as maneiras (e o Paes do Amaral com ele, paz à sua alma).
4 - Cavaco, que até já reza por este governo, por todos os políticos e que nem sabia da existência do Paes do Amaral.


Pela lista apresentada de opositores, facilmente se percebe que os que mais se esforçam para que o governo caia são figuras ilustres do PSD. O PSD sofre de uma autêntica doença auto-imune, que desfere ataques cegos contra o governo (do PSD) por parte de membros do... PSD! Esta é a ilustração microscópica do drama que vive o PSD:



Os glóbulos vermelhos deste governo (piquinininhos) estão a ser ferozmente atacados pelos glóbulos brancos do PSD (grandalhões). O PSD sofre de uma doença auto-imune onde os antigos líderes (e outros que gostariam de ser, e por isso dedicam-se com afinco aos seus ilustres blogs, meio previligiado de chegar ao poder, como toda a gente sabe) atacam despiedadamente o actual governo, substituindo-se à oposição (na imagem representados por bactérias e vírus manhosos, que de tão pequeninos apenas se manifestam como pontos esbranquiçados). Estas doenças são muita maléficas, por vezes fatais...

Ficha técnica – Nesta metáfora sanguínea do estado do PSD, Marcelo está na pele de um monócito, Pacheco e Barroso são simpáticos linfócitos e Cavaco é um basófilo. Os pequenotes são eritrócitos (glóbulos vermelhos). As imagens dos diferentes glóbulos foram tiradas com microscópio eletrónico de varrimento. As outras foram tiradas da página da TSF.

Conferência na Covilhã

texto

Microcrédito em Portugal



Desde há cinco anos que um conjunto de vontades tem tornado o microcrédito uma realidade em Portugal.

Mais de 350 pessoas, que de outro modo continuariam desempregadas, já puderam, por recurso ao microcrédito, iniciar a sua actividade económica própria.
O desejo de empreender continua, porém, em Portugal a enfrentar obstáculos e desincentivos de vária ordem, sobretudo quando protagonizado por cidadãos e cidadãs marcados pela exclusão. Obstáculos agravados, nos últimos tempos, por uma conjuntura de crise económica que faz crescer os receios de insucesso dos pequenos negócios.

O próximo ano foi declarado pela ONU como o Ano Internacional do Microcrédito. Tal iniciativa é uma oportunidade única para criar na opinião pública um movimento que permita fixar um novo quadro de apoio [social, fiscal, político] à vontade de empreender, com especial atenção aos mais pobres.

É neste sentido que a sua participação na conferência MICROCRÉDITO: UMA EXPERIÊNCIA COM FUTURO é decisiva. O interesse e a importância que a sociedade acorda a estes temas serão, entre outras formas, aferidos pela amplitude e diversidade de pessoas que respondam a este convite para conhecer, debater e reflectir sobre o microcrédito.

Mais informação na página do Microcrédito

O programa da conferência está aqui

A Longa Espera

Após décadas de litígio, o Supremo Tribunal Federal do Brasil autorizou os índios xavante a ocuparem de novo as suas terras no Mato Grosso. Desde 2003 que os índios xavante se encontravam acampados na estrada. Viviam em condições dramáticas, sem água potável e sofrendo graves complicações respiratórias e de subnutrição, à espera de aceder à área indígena demarcada – ocupada por latifundiários e pequenos agricultores.

ManosUnidas in Boletim da Latitude zero

Campeões da Porcaria

Segundo um estudo da Agência Ambiental Europeia, a cimenteira da Cimpor em Souselas, no concelho de Coimbra, encontra-se em primeiro lugar na lista das unidades industriais europeias responsáveis pela produção de cimento, cal e cerâmica que emitem mais poluentes para a atmosfera, nomeadamente metais pesados como o crómio e o cádmio. Outro dado alarmante é que a mesma cimenteira se encontra em segundo lugar em termos de emissões de níquel, logo atrás da cimenteira de Alhandra - a qual também pertence à Cimpor.

Jornal Público in Boletim da Latitude zero

quarta-feira, outubro 27, 2004

Universitários e Solidários

Diversas universidades espanholas oferecem aos estudantes a possibilidade de uma percentagem simbólica do valor da sua matrícula reverter a favor de projectos de desenvolvimento em países do Sul e de ajuda em situações de emergência humanitária. O ano passado, cerca de 18 mil alunos apoiaram esta iniciativa, que permitiu já construir escolas, apoiar refugiados, fomentar energias alternativas e financiar indústrias locais.

Canal Solidario in Boletim da Latitude zero

Dinheiro Envenenado

De acordo com um relatório publicado por várias organizações não governamentais (ONG) norte-americanas, as políticas do Fundo Monetário Internacional (FMI) dificultam o combate à SIDA nos países em desenvolvimento. Quando condiciona a concessão de empréstimos a cortes drásticos na inflação e nos gastos públicos, o FMI estrangula a reduzida capacidade dos governos em proporcionar serviços de saúde que limitem a expansão da epidemia e permitam tratar os infectados.

Action Aid USA in Boletim da Latitude Zero

Entradas na História

Na sequência do lindíssimo post sobre os três mares, mfc comenta sobre a Ponte das Três Entradas, concelho de Oliveira do Hospital. Ora aqui temos um exemplo duma importante fronteira político-administrativa que resultou duma fronteira biogeográfica. Que só perdeu importância quando “essa” biogeografia deixou de ser um factor político. É que "entradas" eram as entradas das legiões de rebanhos em Transumância Norte-Sul: cada uma subia a montanha por sua encosta! Também no sul há povoações chamadas Entradas (por exemplo ao pé de Castro Verde) – estas estariam na outra ponta da peregrinação, e também elas eram objecto de disputa político-económica.

Até há uma centena de anos atrás, a carne e sobretudo lã de ovinos e caprinos era central à economia da nação. E os milhares de pequenos ruminantes tinham que circular, de modo a evitar o esgotamento dos pastos: regra geral, subiam às montanhas no Verão e desciam às planícies no Inverno. Ora estamos a falar de mil cães a um osso, ou mil ovelhas a um trevo!, pelo que a coisa tinha que ser altamente regulamentada. Até porque a passagem dos rebanhos também provocava conflitos frequentes com os proprietários dos terrenos que ficavam no caminho... A coisa era tão séria, que envolvia a vizinha Espanha, nossa competidora quer no mercado da lã (exportações para Inglaterra, alianças de guerra...)... quer na utilização dos pastos. É que a transumância em Espanha assumia ainda maiores proporções – milhões de animais desciam todos os anos (a viagem podia demorar até 8 meses!) das serras de Sória (acima de Madrid) até ao congestionado sul de Espanha, e muitos entravam pelo Alentejo dentro, causando recorrentes conflitos transfronteiriços. Aliás, eu penso que a questão de Olivença está intrinsecamente relacionada com isto: é que a região de Olivença é sempre referida na História relativamente aos verdíssimos pastos que a rodeavam! Neste caso ter-se-á cimentado a questão política ignorando a alteração da importância ecológica – as ovelhas passaram a ficar em casa e os pastos deram lugar a agricultura, parques industriais, zonas urbanas, uma cidade que nem é tua nem é minha...

mpf

terça-feira, outubro 26, 2004

A montanha dos três mares



Na Cantábria há uma montanha que se chama a montanha dos três mares. Porquê? Porque dependendo do local onde a chuva cai, a gota de água pode ir parar ao Mar Mediterrâneo (através da bacia do Ebro), ao oceano Atlântico (pelo Douro) ou ao Mar da Cantábria (por um pequeno rio que por lá há). Não sei porquê, as fronteiras biogeográficas sempre me emocionaram....

Até ver não há notícia de uma montanha dos três oceanos; mas de dois há às resmas, nos Andes, nos Himalaias, etc. Aqueles locais dos Andes onde podemos ir para o Pacífico ou para o Atlântico, devem ser sítios incríveis: numa questão de centímetros, a história de uma gota de água pode ser radicalmente diferente. Nas nossas vidas, quando deparamos com essas geografias, numa questão de segundos, embarcamos numa viagem sem retorno, desaguando mais tarde no Pacífico ou no Atlântico, de acordo com as decisões tomadas em poucos instantes.

Voltando à geografia, o fascínio destas fronteiras deve estar relacionado com as origens dos rios, dos mares e dos oceanos, arrastando com eles ecologias, florestas, desertos e civlizações diversas. Sei lá, sei que gostava de viver perto de um sítio que se chamasse a “Montanha dos três mares” ou a “Cordilheira dos Oceanos” ou ainda o “Desfiladeiro dos dois mundos”....

Grãos da discórdia

Greenpeace revela relatório que confirma a contaminação das variedades tradicionais do milho mexicano. EUA e Canadá desautorizam publicação. Rafael Envangelista (Outras palavras)



As primeiras evidências surgiram em 2001, mas até hoje as autoridades dos EUA e as empresas de biotecnologia esforçam-se para escondê-las embaixo do tapete. A última manobra foi tentar desautorizar uma equipe de especialistas da Universidade da Califórnia, Universidade Nacional Autônoma do México e Universidade Estadual de Ohio. Eles foram contratados para investigar e sugerir medidas para conter a contaminação, por transgénicos, das variedades tradicionais de milho mexicano. Mas, como o que dizem incomoda, estão sendo censurados pelos senhores do comércio.

“É urgente examinar e avaliar os efeitos diretos e indiretos do cultivo de milho geneticamente modificado na flora e na fauna – muitas muito úteis – que se formam em torno do milho das milpas [sistema de agricultura familiar intensiva do México], de outros sistemas agrícolas mexicanos e na biodiversidade das comunidades naturais vizinhas”, aconselha o estudo.
Os pesquisadores contratados pelo CEC (conselho da Comissão para a Cooperação Ambiental) pedem que todo o milho não-testado que chegue ao México seja rotulado como geneticamente modificado e moído, o que impediria seu uso como semente.

O reconhecimento de riscos ambientais reais trazidos pelo milho transgénico e a consequente recomendação para que todo milho vindo dos EUA seja moído significam um claro derrota da posição dos EUA relativamente à Europa na OMC. Não é nenhuma surpresa a tentativa de evitar a publicação do relatório”, afirma Doreen Stabinsky, do Greenpeace Internacional.

Poderá encontrar mais informação na página da Greenpeace. O relatório pode ser lido aqui; os comentários dos EUA estão aqui. A página sobre Milho e Biodiversidade está aqui.

Doce Corrupção

O programa de investigação Panorama, da BBC, demonstrou que um estudo das Nações Unidas sobre o impacto do açúcar na saúde recebeu financiamento da indústria açucareira, que influiu ainda na escolha do director do estudo. Neste documento, usado pela indústria para rebater alegadas ligações entre o consumo daquele alimento e certos problemas de saúde, foi retirada a referência a limites máximos de consumo de açúcar.

World Business Council For Sustainable Development in Boletim da Latitude Zero

Apanha bolas

Considerações de quem não entende o que fazem 20 gajos a correr atrás de uma bola a tentarem fuzilar dois coitados que teimam em tentar estar na trajectória do projéctil

No Público de 20 Out 2004:

Masters de Madrid envolto em polémica

A substituição de alunos e alunas de ténis por modelos profissionais na função de apanha – bolas está a gerar controvérsia





Acho que era uma medida inteligente a aplicar no futebol, não digo substituir todos os jogadores, pois há alguns que (não percebo porquê) são apreciados pelas adeptas do desporto. Mas pelo menos os árbitros e fiscais. O jogo ficaria de certeza interessante. E os adeptos do SLB teriam menos razões de queixa.


Zé Vicente

Alimentar o Mundo

O Comité Português para a UNICEF e a Latitude Zero assinalam o próximo domingo 17 de Outubro, Dia Internacional Para a Erradicação da Pobreza, com uma iniciativa inovadora de combate à pobreza global: um cabaz de artigos alimentares de países desfavorecidos, produzidos com respeito pelos direitos humanos e pelo ambiente (comércio justo). Esta campanha decorrerá até ao Natal e pretende promover o consumo responsável junto dos consumidores e das empresas.

Latitude Zero

sexta-feira, outubro 22, 2004

Subsídios Europeus

texto

Tradução de uma carta recebida recentemente pelo Comissário Europeu da Agricultura.

Senhor Comissário da Agricultura,

O meu amigo Robert, que vive na Bretanha, recebeu um cheque de 100.000 EUR da UE para não criar porcos este ano. Por essa razão eu estou a pensar entrar no programa de não-criação de porcos no próximo ano. Gostaria de saber qual a melhor quinta possível para não criar porcos e também qual a melhor raça a não criar. Gostaria de não-criar Javalis, mas se eles não forem uma boa raça para não-criar, fico igualmente satisfeito se puder não-criar uns Landrace ou uns Large White. O trabalho pior neste programa parece-me ser manter um inventário preciso do número de porcos que não criámos. O meu amigo Robert está muito entusiasmado quanto ao futuro do seu negócio. Criou porcos durante mais de 20 anos e o máximo que tinha conseguido ganhar foram uns 35.000 EUR em 1978... até este ano, que recebeu o tal cheque de 100.000 EUR para a não-criação de porcos. Se eu posso receber um cheque de 100.000 EUR para não-criar 50 porcos, então receberei 200.000 EUR por não-criar 100 porcos, etc?

Proponho-me começar por baixo para depois chegar a não-criar uns 5000 porcos, o que significa que receberei um cheque de 10.000.000 EUR para poder comprar um iate e para outras necessidades urgentes. Mas há outra coisa: os 5000 porcos que eu não criarei deixarão de comer os 100.000 sacos de milho que lhe estão destinados. Entendo, portanto, que irão pagar aos agricultores para não produzir esse milho. Isto é: receberei alguma coisa para não-produzir 100.000 sacos de milho que não alimentarão os 5000 porcos que não-criarei? Pretendia começar o mais cedo possível, porque parece que esta altura do ano é a mais propícia à não-criação de porcos.

Com os melhores cumprimentos,

(Assinatura ilegível)

PS : Mesmo estando implicado no programa poderei criar uns 10 ou 12 porcos para ter algum presuntito para dar à família?

quinta-feira, outubro 21, 2004

Café em Espanha

Normalmente as pessoas concentram-se na questão qualitativa do café, que não é bem tirado, que é demasiado grande, que está demasiado queimado... mas o pior de tudo, aquilo que me descontrola mesmo os nervos, é que é servido sistemáticamente com uma colher de sobremesa, enorme, que quase não cabe na chávena. É esse detalhe que me estraga aquele pequeno momento de prazer, com o mesmo estardalhaço de um Boing a aterrar num páteo de Liceu. É assim que eu sinto a coisa.

Bilal



Fui ver o filme do Bilal, Bunker Palace Hotel, no Instituto Franco – Português, inserido na 5ª Festa do Cinema Francês. Sempre que vou ver filmes franceses vou com medo, pois o francês não é o meu forte (para dizer a verdade não é o meu nada) e eu sou um bocado lento para conseguir ler as legendas até ao fim e ainda olhar para a imagem. Mas este filme foi fixe. Como não tinha legendas concentrei-me na imagem e na espectacular banda sonora. Senti-me como há muitos anos quando pela primeira vez li uma banda desenhada do Bilal. Não me lembro qual era, mas tinha acabado de sair da cultura Astérix e foi um choque um bocado forte. Não porque alguma coisa me chocasse, mas porque tive a sensação que toda a mensagem me passou ao lado. Durante muitos anos evitei o Bilal. Com o filme foi a mesma coisa, a única coisa que percebi foi que a chuva era branca como leite, que havia uns gajos (entre os quais a heroína que era muito gira como não podia deixar de ser) que apanhavam uns comboios no meio da guerra para irem para um hotel subterrâneo em que eram servidos por robots que não funcionavam muito bem e que estavam todos à espera do presidente que não chegava e que a heroína (não percebi o nome) fazia parte dos rebeldes e havia um gajo que acho que era chefe da companhia que fabricava os robots e tinha ar de chefe implacável sem sentimentos e que era careca e todo engravatado e a certa altura começa tudo a funcionar mal e os hospedes que ao principio estavam todos bonitos e bem vestidos estavam todos rotos e sujos porque começou a sair uma cena preta das torneiras mas o gajo careca continuava impecável e quando pensavam que iam todos morrer surge uma toupeira gigante robotizada que o gajo careca tinha construído e tentam todos fugir mas um dos gajos que tinha ido num comboio para o hotel e que também era rebelde e tinha feito uma operação plástica para parecer outro dos hóspedes que entretanto matou tinha uma pistola e começa a matar toda a gente e o careca apanha um tiro e a gente percebe que ele é um robot e só a heroína e outro gajo velho gordo e nojento que a andava a incriminar é que conseguem fugir mas a gaja consegue despistá-lo e quando está a fugir encontra o presidente que não percebi porquê mas ajuda-a a fugir e merda, uma hora e meia de filme e não se vêem as mamas da gaja.
Senti-me muito estúpido. Há muito tempo que não via um filme tão bom.
Na próxima segunda feira há outro e eu vou ver. Ainda por cima é à borla!

Zé Vicente

quarta-feira, outubro 20, 2004

Outono

Ao contrário de outros países, Portugal tem um Outono ecologicamente Primaveril. É impressionante que no espaço de uma semana a coisa reverdeja outra vez.

As primeiras gotas caíram no Alentejo
As flores vão aparecer
As formigas novas rainhas fizeram o único voo da vida delas
Os andorinhões aproveitaram

Thierry Elias in ciber-convite para uma farra

Mas a hora para florescer é mais tarde, lá mais para 2004..... Será? Ele há duas florinhas que aparecem unicamente no Outono, pelo que ficam aqui expostas. Eu sou um obcecado compulsivo pelas minorias, mesmo as florais.



Leucojum autumnalis L.



Scilla autumnalis L.

PP

Para observarem estas esbeltas minorias vão a um maciço calcário perto de vocês e procurem nos relvados, com atenção (é que a fotografia ampliou brutalmente as ditas florinhas).

segunda-feira, outubro 18, 2004

Armada invencível

A armada invencível, esforço de guerra importantíssimo com um desfeixe trágico para milhares de homens, implicou também um desastre ambiental: na Cantábria, 6 milhões de árvores (faias - Fagus sylvatica) foram abatidas para construir a armada. O principal vale da Cantábria que forneceu o recurso natural ainda hoje não recuperou, permanecendo um enorme prado artificial, em vez da magnífica floresta do vale vizinho.

Não foram só os barcos que consumiram árvores: estima-se que por cada canhão fabricado, era necessário um hectar de floresta. Nos dias de hoje, todas as guerras têm também uma enorme factura ambiental, a acrescentar à tragédia humana. Finalmente esta Floresta está agora a ser recuperada, com plantações estratégicamente colocadas. Mas a recuperação total levará séculos...

FSE

Por motivos laborais, nao pude acompanhar o FSE em Londres como gostaria. Por motivos de teclado (estrangeiro), faltam-me alguns acentos. Em breve haverá notícias deste evento.

quinta-feira, outubro 14, 2004

O Movimento Altermundialista

Se querem saber em que consiste o movimento altermundialista de A a Z , cliquem nos seguintes links:
1 - Altermundialismo de A a G
2 - Altermundialismo de H a M
3 - Altermundialismo de N a S
4 - Altermundialismo de T a Z

Se quiserem saber para que serve o altermundialismo (alguns exemplos):
1ª parte - Introdução
2ª parte - O direito à vida é mais importante que o direito de patente: a guerra dos medicamentos genéricos
3ª parte - Uma taxa mundial sobre os lucros para benefício dos mais pobres
4ª parte - O perdão da dívida externa dos países em desenvolvimento.

Agora é só clicar nos links (vá lá, que esta cena deu um trabalhão a traduzir!).
(Post feito por ocasião do FSE 2003, re-editado)

O Fórum como espaço incubador de movimentos

O Fórum como espaço incubador de movimentos
Chico Whitaker 14/03/2003

A Carta de Princípios do Fórum vai bem longe na contraposição ao estabelecimento de qualquer tipo de direção ou liderança dentro dele: ninguém pode falar em nome do Fórum – não caberia falar em nome de um espaço - nem de seus participantes. Todos – pessoas e organizações - conservam seu direito de se exprimir e de atuar durante e posteriormente ao Fórum segundo suas convicções, assumindo ou não posições e propostas que tenham ou que sejam apresentadas por outros participantes, mas nunca em nome do Fórum e do conjunto de seus participantes.

Como as praças, o Fórum é um espaço aberto, como também especifica sua Carta de Princípios. Mas não é um espaço neutro, como as praças públicas. Ele se abre de tempos em tempos e em diferentes lugares do mundo - nos eventos que o concretizam - com um objetivo específico: permitir que o máximo possível de pessoas, organizações e movimentos que se opõem ao neoliberalismo possam se encontrar livremente, escutar uns aos outros, aprender com as experiências e lutas de outros, discutir propostas de ação, articular-se em novas redes e organizações que visem superar o atual processo de globalização dominado pelas grandes corporações internacionais e pelos interesses financeiros. Ele é portanto um espaço criado para servir a um objetivo comum a todos que a ele afluem, que funciona horizontalmente como uma praça pública, sem líderes nem pirâmides de poder em seu interior. Todos os que vêm para o Fórum se dispõem a aceitar essa perspectiva – por isso mesmo se estabelece que para entrar nessa “praça” é preciso estar de acordo com sua Carta de Princípios.

De fato o Fórum funciona como uma “fábrica de idéias”, ou uma incubadora, da qual se espera que surja o máximo possível de novas iniciativas visando a construção do outro mundo que todos consideram possível, necessário e urgente. Ou seja, espera-se que nele nasçam muitos e muitos movimentos, maiores e menores, mais e menos combativos, cada um com seus objetivos específicos, para cumprirem seus papeis na mesma luta para cujo desenvolvimento a praça foi aberta.

Na verdade, a maior potencialidade do Fórum-espaço é exatamente esta: a de fazer surgir movimentos que ampliam a luta. Quando de um movimento nascem novos movimentos, eles surgem a contragosto, como resultado de divisões internas a ele. E isto é o que ocorreria se o Fórum se transformasse em movimento.

Os objetivos dessas novas iniciativas, por sua vez, não precisam ser todos claros e precisos, diferentemente também do que ocorre nos movimentos. Alguns podem até estar sendo ainda intuídos - aquecidos na incubadora – exigindo tempo para amadurecerem.

Por outro lado, aceita-se no Fórum que cada um se empenhe com maior ou menor fervor na luta comum, segundo a etapa em que se encontre na sua própria caminhada de engajamento na luta da humanidade por outro mundo. Enquanto que, num movimento, há uma natural cobrança mútua entre seus participantes.

Linux

Aderi ao Linux... menos um pró Bill Gaitas, mais um para o Software livre. Já sou um Bloguer alternativo!

Porquê?

Uma das principais motivações para participar no FSP é a visão global que podemos ter dos problemas mundiais, Europeus ou Nacionais. Por isso, o lema dos Fora sociais é “um outro mundo é possível”. Neste contexto, e no seguimento do que já aqui disse acerca da Política Agrícola Comum faz-me confusão que todos os partidos, incluindo os que mais activamente participaram no FSP, o PS, o BE e o PCP, defendam mais quotas e mais subsídios e mais etc. etc. etc. Sabendo que esta PAC é profundamente injusta para os países vizinhos da Europa, sabendo que esta PAC é também injusta na Europa e que uma pequena fatia do bolo chegava para manter a maior parte dos agricultores num possível período de transição, porque é que todos os partidos defendem mais quotas?

A reforma da PAC deveria ser total, mantendo o essencial para que tenhamos um desenvolvimento sustentado, apostando naquilo em que cada país é diferente (nós no vinho, no azeite, na pêra rocha, na ameixa de Elvas, na maça bravo de esmofe, em alguns queijos, no porco preto e na vaca mertolenga, arouqueza e barrosã, na cortiça e outros produtos da floresta, talvez no linho, na agricultura biológica; nunca na beterraba sacarina, no algodão, no milho ou no trigo, pleeeassse!) e reconvertendo uma parte importante do bolo da PAC para outras áreas possíveis de política comum, como a educação, a investigação, a cultura, o emprego, a saúde, as prestações sociais, etc.

Desmultiplicando o dinheiro de todos nós em campos de acção que não afectem negativamente os países à volta da Europa e melhorando efectivamente a vida dos Europeus, na esperança de um dia nivelar países como Portugal com o resto dos países Europeus.

Porque é que o BE e o PCP querem ainda mais quotas e alinham nesta PAC? Porque é que não têm uma proposta alternativa mais radical? Porque é que o PS só se preocupa com as quotas de leite e de beterraba? Será que não têm consciência que o proteccionismo Europeu ( e Americano) está a condenar à morte e à pobreza milhares e milhares de pessoas por esse mundo fora? Onde é que está a coerência de defender um outro mundo possível e na assembleia da república defender um dos mecanismos que mais promove as desigualdades no mundo? Fico à espera de respostas, na esperança de me iluminarem os neurónios...

quarta-feira, outubro 13, 2004

Governo positivo

Bush conseguiu uma coisa positiva: pôs todos os Americanos a discutir política, mais interessados que nunca no processo eleitoral.

O nosso Lopes conseguiu melhor: pela primeira vez, conseguiu pôr 95% dos Portugueses de acordo, entre patrões, sindicatos (CGTP e UGT) e - pelo menos - metade dos membros do PSD. Isto tudo, depois de ter “aberto uma janela de esperança”. Eu sei bem o que é que o Lopes podia fazer com a sua janela...

Religião no FSE 2003

Católicos e muçulmanos vão estar lado a lado, como principais confissões
representadas no FSE.

A igreja católica quer ser «testemunha da verdade contra a mentira, do
amor contra o ódio, da liberdade contra a intolerancia», insiste Mgr de
Berranger, Bispo de Saint-Denis, citando João XXIII, para explicar a
participação dos católicos no FSE.

Várias associações católicas participam activamente: o Socorro católico,
que pertence à rede Caritas, membro do comité internacional do Forum
Mundial e o comité francês contra a fome e pelo desenvolvimento (CCFD).

Le Monde

terça-feira, outubro 12, 2004

À justa...

A Comissão de Liberdades Públicas, Justiça e Assuntos de Interior do Parlamento Europeu reprovou por uma estreita margem de votos a candidatura de Rocco Buttiglione para fazer parte da Comissão Europeia , cargo para o qual tinha sido proposto pelo Governo Italiano. O candidato tinha feito declarações muito polémicas sobre a homossexualidade e sobre o casamento.

Com uma votação mesmo à justa de 27 votos a favor, e 26 contra a comissão parlamentar aprovou a resolução que refere que Buttiglhione não cumpre com as condiçoes necessárias para ser comissário europeu.


António Serzedelo

Entretanto, segundo a última sondagem, Bush perde por 1 ponto percentual.
Ele há dias felizes; ontem, antes das declarações do Lopes, também era um desses dias...

À justa devem ser também os aumentos de ordenados e a diminuição do IRS: a acontecer, nunca serão maiores que 1%, muito provavelmente inferiores a 0,1%... entretanto as SCUTS vão passar ser pagas e os Municípios estão pelas ruas da amargura. É a política da cenoura e da xibata: o Lopes acena com a Cenoura por um lado enquanto que o Homem do Bago fustiga violentamente os asnos em que nos tornámos por outro. Do pouco que tive a infelicidade de ouvir (trabalho a mais), o tom de voz e o surreal das promessas do Lopes transportaram-me para o Universo do "Admirável Mundo Novo".

Se o Marcelo andasse por aí, desancava-o mediaticamente de caixão à cova. Mas se criticar um dia de ponte levou ao seu afastamento, criticar aumentos de salários e diminuição de impostos (coisa 100 vezes mais grave para a Economia que uma ponte manhosa) seria merecedor no mínimo de uma condenação sumária às labaredas redentoras da Fogueira Inquisitorial, com requintes de malvadez na preparação do suplício.

FSE - informação

Site oficial do FSE:



Site não oficial do FSE:



Cobertura Indy do FSE:

Altermundialismo

Que partido, em França, pode hoje pretender reunir durante cinco dias cerca de 50 000 militantes, tão estudiosos como lúdicos, dispostos a participar em centenas de conferências ou oficinas de trabalho e num mesmo número de festas e espectáculos?

Que partido seria capaz de associar a esta manifestação uma plêiade de associações, de sindicatos, de colectivos, de redes, vindos não apenas dos quatro cantos da Europa, mas do mundo inteiro?

Nenhum, evidentemente.

É indesmentivel que, esgrimindo um idealismo conquistador, os altermondialistas criaram uma nova dinâmica política. Nestes tempos de depressão democratica, de abstenção eleitoral e de descrédito dos governos, eles voltaram a dar a muitos o desejo de mobilização e o gosto das utopias. Mudar a vida, mudar o mundo pareciam slogans poeirentos de um socialismo "requentado" ou de um esquerdismo fora do tempo.

Ei-los que conseguem encontrar o vigor e a perseverança bastantes para reagrupar militantes empedernidos ou neófitos. É uma boa coisa.

Le Monde, 2003

segunda-feira, outubro 11, 2004

Poluição na Europa

EPER (registo Europeu de Emissões Poluentes) é uma base de dados feito pela comissão Europeia com mais de 10 000 registos das empresas poluentes na Europa. A base de dados se peca é por defeito, já que as descargas de suinicultura inventariadas têm que ter mais de 2000 suínos. Em Portugal, existem numerosas empresas com menos efectivos, mas que no conjunto têm um efeito devastador nos rios que recebem as suas descargas. Mas a base de dados está muito bem feita, com a cartografia detalhada de cada empresa, com imagem de satélite e informação quantitativa da sua poluição.

A ideia é que esta base de dados seja utilizada para promover a cidadania, permitindo a cada um de nós perceber o que está errado na região onde vivemos.

Deixo-vos com as principais fontes de Poluição da Grande Lisboa:



Não deixem de visitar esta base de dados!

A cidadania activa é imprescindível para que outra Europa, menos poluída, seja possível. É que apesar dos 4 000 milhões de Euros gastos para diminuir as emissões poluentes em Portugal desde que entrámos para a Europa, continuamos a piorar o nosso ambiente todos os anos, chegando a situações extremas como o Rio Lis em Leiria ou o Rio Ave, no Minho, com níveis de poluição que nos colocam no topo dos países mais poluidores da Europa. Claro que temos rios que ainda estão em bom estado de conservação; infelizmente são precisamente estes que têm barragens planificadas: foi o Coa, é agora o Sabor, e será muito provavelmente o Vouga e o Paiva. A confirmar-se a barragem de Alvega, que fará chegar o regolfo até Nodar, no Paiva, um dos rios que temos em Portugal mais interessantes e em melhor estado de conservação, estará irremediavelmente condenado. Entre a Poluição e as Barragens, a excepcional diversidade ecológica e biológica dos rios Portugueses está definitivamente ameaçada...

Ataque aos CMI



Depois do ataque à liberdade de expressão em Portugal, o FBI faz o mesmo no País das Liberdades, atacando repetidamente os servidores que albergam informação Independente e Alternativa, apreendendo material e intimidando voluntários e associações:

Nos últimos meses aconteceram diversos ataques a órgãos contra-informativos pelo governo federal dos Estados Unidos. Em Agosto, os serviços secretos utilizaram um mandato numa tentativa de conturbar o CMI (Centro Média Independente) Nova Iorque antes da convenção do Partido Republicano, tentando obter os registos de IP de um provedor nos Estados Unidos e na Holanda. No mês passado, a Comissão Federal para Comunicações fechou estações de rádio por todos os Estados Unidos. Há duas semanas atrás o FBI solicitou que o Centro de Média Independente retirasse uma matéria do site do CMI de Nantes que continha uma fotografia de dois agentes policiais suíços à paisana. Voluntários do CMI Seattle foram visitados por agentes do FBI pelo mesmo motivo.

O FBI expediu uma ordem federal para o escritório da Rackspace nos Estados Unidos, exigindo que entregasse material do Centro de Média Independente, alojado no servidor do seu escritório de Londres. De acordo com Joe Parris, porta-vos do FBI, isto aconteceu na sequência de um pedido dos governos suíço e italiano. A Rackspace acatou a ordem, sem notificar o Centro de Média Independente, e entregou o servidor do CMI no Reino Unido. Tal afectou mais de 20 sites do Centro de Média Independente em todo o mundo, incluindo o português.

Neste momento, procede-se à restauração do sítio de internet, uma tarefa que nunca será completada totalmente. Poderão desalojar-nos (temporariamente), mas nunca desalojarão as nossas ideias. O Centro de Média Independente vive!!!

Portugal Indymedia

Nova Ordem Mundial

por Anabela Fino, tirado da sua intervenção intitulada: "O papel dos media na Nova Ordem Mundial", feita no encontro internacional CIVILIZAÇÃO OU BARBÁRIE.

Do ponto de vista económico, a Nova Ordem Mundial assenta na globalização do “livre mercado” e, como afirma Michel Chossudovsky (in A Globalização da Pobreza e a Nova Ordem Mundial) “é sustentada pela pobreza humana e a destruição do ambiente”, o que segundo o autor origina o “apartheid social, promove o racismo e os conflitos étnicos, mina os direitos das mulheres e, frequentemente, precipita os países para confrontos destrutivos entre nacionalidades”.

Os dados apontados por Chossudovsky são elucidativos:
(...) “Uma minoria social privilegiada tem vindo a acumular vastas fortunas à custa da grande maioria da população. O número de multimilionários nos EUA subiu de 13 em 1982 para 149 em 1996 e ultrapassou os 300 em 2000. O «Clube Global de Multimilionários» (com cerca de 450 sócios) é detentor de uma riqueza total que excede em muito a soma dos produtos internos brutos do grupo de países de baixo rendimento, com 59% da população mundial (...)”.

Se esta realidade, paradoxal numa sociedade que dispõe dos meios materiais, técnicos e humanos para que todos possam viver com dignidade, é alarmante, mais alarmante é ainda que o processo de acumulação da riqueza se desenvolva cada vez mais no âmbito das actividades especulativas e que tais riquezas sejam sistematicamente desviadas para contas confidenciais em paraísos fiscais. De acordo com o próprio Fundo Monetário Internacional (FMI), estima-se que “os bens offshore de empresas e de indivíduos atinjam os 5,5 mil biliões de dólares, um valor equivalente a 25% do rendimento total mundial”.

Leia a intervenção completa.

sexta-feira, outubro 08, 2004

Fórum Social Europeu

A terceira edição do Fórum Social Europeu será realizada entre os dias 15 e 17 de outubro deste ano, em Londres, Reino Unido. As inscrições para organizações e indivíduos continuam abertas no site do FSE. Veja aqui informações sobre inscrições de organizações, indivíduos, voluntários e imprensa. Confira também os locais do evento, a programação e opções de hospedagem. (mais)

Desemprego

A Sobreiro 19 e a LOC/MTC de Setúbal vêm convidar-vos a participar no Seminário sobre 'Desemprego de longa duração', que terá lugar no próximo dia 16 de Outubro (sábado), com início pelas 9h30, no Salão Paroquial da Igreja de Vale de Milhaços (Corroios/Seixal).

Este Seminário visa uma oportunidade para a interacção de sociólogos, economistas, psiquiatras, sindicalistas e público em geral em torno de um problema que afecta a vida de todos - o DESEMPREGO- e pretende ser uma discussão alargada e de divulgação sobre este tema.

Como convidados, estão já confimados:
- Dr. Elísio Estanque (sociólogo)
- Dr. Eugénio Rosa (economista)
- D. Fátima Carvalho (sindicalista)
- Dr. João Cabral Fernandes (psiquiatra)
- Drª Paula Ferreira (socióloga)


Liberdade paradoxal

Pelas declarações de Rui Gomes da Silva, percebe-se que a bem da liberdade de opinião, do pluralismo e de mais meia dúzia de atributos democráticos, cortaram o pio ao Marcelo. A ver se percebo: a bem da liberdade, acaba-se com a liberdade de pensamento. Lá está, somos todos liberais, mas eles há uns certamente mais liberais que outros; e ele há outros que não gostam de que uns tomem liberdades a que a máquina partidária nunca deu o aval... Se estivessemos nos estates, o Marcelo seria rapidamente rotulado como "perigoso esquerdista".

Atão, dizer que este governo faz pior que o pior do Guterres? onde já se viu, tamanhas liberdades? chamar populista ao Lopes ainda era como o outro; agora dizer que é pior que o Guterres? e não que qualquer Guterres, pior que o pior dos Guterres; realmente, o homem esticou-se...

Espero que Gomes da Silva não continue a lutar pela liberdade e pelo pluralismo, porque aí não é só o Marcelo: aí estamos todos quilhados.

quinta-feira, outubro 07, 2004

Liberais esquerdistas?

Ann Coulter, comentadora televisiva de direita, publicou a colecção de ensaios "How to Talk to Liberals (If You Must)" ("como falar com esquerdistas [se for mesmo necessário]"). Gosto bastante da tradução: nos Estates, os Liberais são perigosos esquerdistas... Se calhar o Lopes é um perigoso esquerdista, e eu sem saber. À luz desta interpretação, os liberais cá do burgo deveriam rever as suas posições, e retirar imediatamente o seu apoio a Mister Bush...

Buzinão

Buzinão contra as portagens no IP5 . A25
ViseuDia 8 de Outubro (sexta-feira)
Partida - Avª Europa - 17.00 horas
Não se cale ! Proteste !

Abaixo assinado contra as portagens

A Comissão de Utentes Contra as Portagens no IP5-A25 quer mobilizar o maior número de assinaturas até Outubro, altura em que irá entregar o abaixo-assinado na Assembleia da República.

Neste momento já assinaram:
16 885 assinaturas de cidadãos
99 apoios de Juntas de Freguesia
17 apoios de Câmaras Municipais
282 apoios de Associações e Organizações

Assina tu também!

Buzinão contra as portagens no IP5 . A25
ViseuDia 8 de Outubro (sexta-feira)
Partida - Avª Europa - 17.00 horas
Não se cale ! Proteste
!

Texto do abaixo assinado:

(...)
Hoje, não existem alternativas a esta via rodoviária estruturante uma vez que a EN16 e EN17 se encontram num permanente estado lastimável e são manifestamente desadequadas como vias inter-regionais. O actual Itinerário Principal 5 (futura A25) é uma das principais vias de escoamento terrestre de produtos e mercadorias produzidas no país, particularmente no distrito de Aveiro e em diversas áreas dos distritos de Viseu e Guarda; Por outro lado, o pagamento de portagens no IP5 (futura A25) seria uma medida que em nada contribuiria para combater a interioridade e a desertificação que afectam os distritos de Viseu e Guarda; A adopção de tal medida significaria que estes distritos continuariam a ser sacrificados e o seu desenvolvimento adiado. A duplicação do IP5 (há muito reivindicada por responsáveis autárquicos e populações) é absolutamente indispensável para corrigir erros do seu traçado e resolver o congestionamento de tráfego que já provocou inúmeras vitimas, mas nada justifica a introdução de portagens já que as populações têm direito a uma via estruturante, segura e adequada aos tempos modernos.

quarta-feira, outubro 06, 2004

Berlusconização II

O ex-presidente do PSD Marcelo Rebelo de Sousa anunciou hoje que vai deixar de fazer comentários na TVI, na sequência de uma reunião a pedido de Miguel Paes do Amaral, presidente da Media Capital.

"Na sequência de uma conversa da iniciativa do presidente da Media Capital, Miguel Paes do Amaral, decidi cessar, de imediato, a colaboração na TVI, a qual sempre pude livremente conceber e executar durante quatro anos e meio", declarou Marcelo Rebelo de Sousa à agência Lusa.

Sacado daqui, via Blasfémias.

As palavras de Eduardo Dâmaso confirmam-se com uma espantosa rapidez. Se os gajos fazem isto aos do mesmo partido, então imaginem o que farão ao restante espectro partidário. Nos tempos que correm, pensar pela própria cabeça é o primeiro passo para a decapitação governamental. E com Migueis Paes de Amarais e Luíses Delgados a dominar os Media, o futuro não se afigura nada agradável. Conselho a Rebelo de Sousa: agora que tem mais uns minutinhos livres, dedique-se à Blogosfera. Até ver, os Paes de Amarais e Delgados deste fim de mundo ainda não botaram por aqui as suas unhas...

Pelo andar da carruagem, a Blogosfera rapidamente se transformará na principal resistência a esta frente Populista de direita que nos calhou em sorte como governo. Vem daí, Marcelo, e traz um amigo!

Organohalogénicos

O que são?

São substâncias de duração quase eterna, cuja composição química é interpretada pelos organismos como hormonas; por isso, mesmo numa concentração ínfima, os seus efeitos são terríveis, provocando mutações e adegeneração do sistema nervoso.

Quem são?

DDT, PCB, nitrofuranos, dioxinas, murex, agente laranja, compostos com fluor e cloro.

Como é que a coisa se processa?

Mesma em pequenas quantidades, estas substâncias vão concentrando-se ao longo da cadeia alimentar, localizando-se na gordura; por isso, os animais mais afectados são os do topo da cadeia, como os Salmões, os Corvos marinhos e o Homem.

Que consequências tem?

Na fase do desenvolvimento fetal, as consequências são desvastadoras: no caso dos Corvos marinhos dos grandes lagos (EUA), 10 % dos embriões sofrem mutações letais. No caso do homem, as populações em redor dos grandes lagos já têm uma quantidade superior ao tolerado pelo organismo nos seus corpos. A curto prazo, os efeitos traduzem-se na falta de memória e outros problemas neurológicos. A longo prazo, basta constatar os efeitos do agente laranja no Vietnam, onde as crianças começaram a nascer com mutações terríveis.

Existe forma de evitar o problema?

Neste momento, estes venenos podem ser tratados, havendo tecnologia que permite transformá-los em compostos orgânicos inócuos. Mas a maior parte da industria continua sem resolver o problema. Portugal sofreu agora uma repreensão por parte da Comissão Europeia por ter tratado apenas 1% dos restos de electrodomésticos e frigoríficos, fontes de dioxinas e outros venenos.

Berlusconização estatal

Há já algum tempo que o Governo desencadeou uma operação de controlo de uma parte do espaço mediático, território decisivo para as batalhas eleitorais que se avizinham, procurando concretizar uma velha estratégia de alguns dos "jovens turcos" que mandam no partido e que vem dos tempos da ascensão de Durão Barroso. Essa estratégia passa por controlar editorialmente um diário nacional de grande expansão, a televisão pública e os restantes órgãos de comunicação estatizados ou que se encontram debaixo do chapéu de chuva da PT Multimédia, para gerir em vantagem o ciclo político que vai até 2006 e em que o PSD quer ter condições para chegar sozinho à maioria absoluta. Como as medidas de Governo podem não chegar, venha a propaganda.

Eduardo Dâmaso (Editorial do Público)

O segredo da Abelha

(...)

No meio de tudo isto, quase passou despercebida a visita a Beja do nóvel ministro da Agricultura, Costa Neves. No entanto, ela poderá ter grandes implicações para o futuro da componente agrícola de Alqueva e para o desenvolvimento desta vasta região deprimida e em processo de desertificação. A julgar pelos títulos da imprensa, as notícias são boas: o sistema de regadio poderá atingir a sua plenitude, abrangendo 110 mil hectares, dez anos antes da data prevista - isto é, já em 2015 – e poupando 250 milhões de euros ao investimento previsto.

Um autêntico milagre da multiplicação de canais de rega! Tanta fartura que o pobre desconfia… E não é caso para menos, se esmiuçarmos a proposta do governo que cria, à partida, duas alternativas: a "chave na mão" ou o “modelo personalizado”. No primeiro caso, será o Estado a construir e gerir, como estava previsto, os sistemas de regadio públicos no perímetro de Alqueva; o “modelo personalizado” deixa às médias e grandes explorações – e apenas a estas - a tarefa de instalar o sistema de rega e os seus vasos capilares dentro de cada propriedade.

O “segredo da abelha” veio a seguir: quem aderir ao “sistema personalizado” – e só nas médias e grandes explorações, o que exclui à partida os pequenos agricultores - terá uma redução do preço da água superior a 50%: menos de três cêntimos por metro cúbico, ou seja abaixo dos 6$00; em 2002, o governo PS fixara um preço já subsidiado de 11$00 por metro cúbico. Não admira pois o contentamento dos representantes da CAP perante este autêntico bodo ao latifúndio!

Mas, em vez de estimular a produtividade da terra regada, esta medida vem fomentar o parasitismo e a especulação. Desde logo porque, mesmo com água ao preço irrisório de 3 cêntimos por metro cúbico, muitos latifundiários não vão investir um cêntimo na famosa rede capilar, nem sequer plantar um pé de alface… Num ápice, sem fazerem nada, com a água quase ao preço da chuva, as suas propriedades valorizam-se 400% ou 500%; grande parte delas serão vendidas a investidores e grandes companhias agrícolas espanholas ou de outra proveniência.

E assim se “poupam dez anos e 250 milhões de euros”, abdicando de instalar a rede terciária, os tais capilares que garantiriam a implantação efectiva do regadio em toda a área e dariam autoridade ao Estado para exigir o uso produtivo da terra regada, sob pena de expropriação de quem não utilizar devidamente a água. É uma poupança de efeitos perversos que vai manter muita terra improdutiva, à espera da venda pelo melhor oferta, deixando à espontaneidade do mercado, isto é, à especulação fundiária, a eventual instalação da rede capilar e do regadio.

Parece assim afastado o fantasma do ‘socialismo hidráulico’, agitado pelo agrário salazarista Pequito Rebelo para combater o plano de rega do Alentejo. Afinal o latifúndio soube adaptar-se a Alqueva e aprendeu a nadar ou, pelo menos, a boiar enquanto tiver no poder amigos como o ministro que agora lhes oferece água a 3 cêntimos o metro cúbico – salvo o pequeno pormenor de esta ser paga por todos nós, contribuintes sem terras nem contas bancárias nos off-shores e que, ainda por cima, não podemos fugir ao pagamento de impostos!

Alberto Matos (Rádio pax)

Ao encontro da semente




Dia 9 e 10 de Outubro

Jardim Botânico de Coimbra (entrada livre mas de inscrição obrigatória)


Nos dias 9 e 10 de Outubro de 2004 vai realizar-se um encontro sobre a importância da preservação de variedades antigas e locais de plantas cultivares. O objectivo deste encontro é divulgar a importância das sementes locais como pilar da segurança alimentar. Não faltem!

Sábado à noite, Bailarico.

Para mais informação, contactar ambra@ci.uc.pt ou ir a esta página (onde está o programa completo)

segunda-feira, outubro 04, 2004

IP5

Dia 8, 6ª feira, buzinão contra as portagens na A25 (agora a IP5), em Viseu (Avenida Europa). Dizer que a N 16 é alternativa, só pode ser piada: 250 Km que passam por mais de 50 povoações (entre elas, Viseu, Guarda, Celorico da Beira, Esgueira, Oliveira de Frades, S. Pedro do Sul), mais de 40 semáforos, umas 80 rotundas, curvas qb, e um tempo médio de 40 Km hora, são tudo menos uma alternativa.

Para além de transformarem a única estrada funcional (a IP 5) numa estrada a pagantes, vão invadir todas estas vilas e cidades de pesados. A N 16 como está já é um calvário, agora, com camiões a coisa transforma-se num inferno. Antes de tomarem decisões, os senhores ministros deveriam fazer a N16 na sua totatildade: 6 horas para fazer o percurso entre Vilar formoso e Aveiro poderá ser um bom motivo de reflexão....

sexta-feira, outubro 01, 2004

Bravo de Esmolfe



A maçã Bravo de Esmolfe passou a ter denominação de origem protegida.
A maçã apresenta aroma intenso agradável, "sui generis" e polpa branca macia, sucosa, doce, com boas qualidades gustativas. É cultivada em toda a Beira alta, com o seu limite Oeste situado em S. Pedro do Sul.

No feriado municipal de Viseu, a 21 de Setembro, a realização da 1.ª Festa da Maçã da Beira Alta (IGP) e Maçã Bravo de Esmolfe (DOP), no Mercado 2 de Maio, assinalou a estreia da comercialização das primeiras maçãs certificadas. Maçã da Beira Alta com designação de Indicação Geográfica Protegida (IGP) e Maçã Bravo de Esmolfe com Denominação de Origem Protegida (DOP). No sector frutícola, são os primeiros produtos certificados da região. Jornal do centro

A produção e a comercialização dos dois tipos de maçãs obedecem a um conjunto de regras que tendem a assegurar que o consumidor adquire um produto de qualidade, mais "amigo" do ambiente e com menos resíduos de insecticidas; A Maçã Bravo de Esmolfe tem origem na freguesia com o mesmo nome do concelho de Penalva do Castelo.

Kerry - Bush

Pelos vistos Kerry ganhou o primeiro embate contra Bush. O que é ridículo é que a imagem projectada pelos candidatos seja mais importante que o conteúdo das suas propostas. Ou seja, a maior potência económica e militar do mundo, escolhe o seu novo líder pela empatia que inspiram os candidatos, não pelos seus discursos. Ou seja, nos dias que correm, é mais importante o papel de embrulho do que o caramelo que está no interior. Isto até poderia ter piada, se não implicasse à escala global mais ou menos dezenas de milhar de mortos, mais ou menos dezenas de milhões de injustiçados...

Emergência no Paquistão

As organizações a trabalhar na zona fronteiriça do Paquistão e Afeganistão alertam para o risco de crise humanitária nesta região, consequência das ofensivas do governo paquistanês contra o terrorismo islâmico, que está a afectar as populações civis. As investidas contra tribos locais, supostamente apoiantes da Al Qaeda, obrigou já cerca de dez mil pessoas abandonassem as suas casas, ainda que as autoridades neguem a existência de qualquer situação de deslocados em grande escala.

Canal Solidario - Boletim da Latitude Zero

Histórias para Lembrar

A ONU apresentou o relatório “As 10 Histórias que o Mundo Deveria Saber”, com o objectivo de destacar os assuntos internacionais que são esquecidos pelos media, e por isso ignorados pelo público. Esta lista inclui emergências humanitárias, situações de conflito mas também histórias de sucesso em que as vítimas são os principais motores da reconstrução.
Organização das Nações Unidas - Boletim da Latitude Zero