quinta-feira, outubro 28, 2004

Microcrédito em Portugal



Desde há cinco anos que um conjunto de vontades tem tornado o microcrédito uma realidade em Portugal.

Mais de 350 pessoas, que de outro modo continuariam desempregadas, já puderam, por recurso ao microcrédito, iniciar a sua actividade económica própria.
O desejo de empreender continua, porém, em Portugal a enfrentar obstáculos e desincentivos de vária ordem, sobretudo quando protagonizado por cidadãos e cidadãs marcados pela exclusão. Obstáculos agravados, nos últimos tempos, por uma conjuntura de crise económica que faz crescer os receios de insucesso dos pequenos negócios.

O próximo ano foi declarado pela ONU como o Ano Internacional do Microcrédito. Tal iniciativa é uma oportunidade única para criar na opinião pública um movimento que permita fixar um novo quadro de apoio [social, fiscal, político] à vontade de empreender, com especial atenção aos mais pobres.

É neste sentido que a sua participação na conferência MICROCRÉDITO: UMA EXPERIÊNCIA COM FUTURO é decisiva. O interesse e a importância que a sociedade acorda a estes temas serão, entre outras formas, aferidos pela amplitude e diversidade de pessoas que respondam a este convite para conhecer, debater e reflectir sobre o microcrédito.

Mais informação na página do Microcrédito

O programa da conferência está aqui

Sem comentários: