segunda-feira, outubro 11, 2004

Poluição na Europa

EPER (registo Europeu de Emissões Poluentes) é uma base de dados feito pela comissão Europeia com mais de 10 000 registos das empresas poluentes na Europa. A base de dados se peca é por defeito, já que as descargas de suinicultura inventariadas têm que ter mais de 2000 suínos. Em Portugal, existem numerosas empresas com menos efectivos, mas que no conjunto têm um efeito devastador nos rios que recebem as suas descargas. Mas a base de dados está muito bem feita, com a cartografia detalhada de cada empresa, com imagem de satélite e informação quantitativa da sua poluição.

A ideia é que esta base de dados seja utilizada para promover a cidadania, permitindo a cada um de nós perceber o que está errado na região onde vivemos.

Deixo-vos com as principais fontes de Poluição da Grande Lisboa:



Não deixem de visitar esta base de dados!

A cidadania activa é imprescindível para que outra Europa, menos poluída, seja possível. É que apesar dos 4 000 milhões de Euros gastos para diminuir as emissões poluentes em Portugal desde que entrámos para a Europa, continuamos a piorar o nosso ambiente todos os anos, chegando a situações extremas como o Rio Lis em Leiria ou o Rio Ave, no Minho, com níveis de poluição que nos colocam no topo dos países mais poluidores da Europa. Claro que temos rios que ainda estão em bom estado de conservação; infelizmente são precisamente estes que têm barragens planificadas: foi o Coa, é agora o Sabor, e será muito provavelmente o Vouga e o Paiva. A confirmar-se a barragem de Alvega, que fará chegar o regolfo até Nodar, no Paiva, um dos rios que temos em Portugal mais interessantes e em melhor estado de conservação, estará irremediavelmente condenado. Entre a Poluição e as Barragens, a excepcional diversidade ecológica e biológica dos rios Portugueses está definitivamente ameaçada...

Sem comentários: