O que são?
São substâncias de duração quase eterna, cuja composição química é interpretada pelos organismos como hormonas; por isso, mesmo numa concentração ínfima, os seus efeitos são terríveis, provocando mutações e adegeneração do sistema nervoso.
Quem são?
DDT, PCB, nitrofuranos, dioxinas, murex, agente laranja, compostos com fluor e cloro.
Como é que a coisa se processa?
Mesma em pequenas quantidades, estas substâncias vão concentrando-se ao longo da cadeia alimentar, localizando-se na gordura; por isso, os animais mais afectados são os do topo da cadeia, como os Salmões, os Corvos marinhos e o Homem.
Que consequências tem?
Na fase do desenvolvimento fetal, as consequências são desvastadoras: no caso dos Corvos marinhos dos grandes lagos (EUA), 10 % dos embriões sofrem mutações letais. No caso do homem, as populações em redor dos grandes lagos já têm uma quantidade superior ao tolerado pelo organismo nos seus corpos. A curto prazo, os efeitos traduzem-se na falta de memória e outros problemas neurológicos. A longo prazo, basta constatar os efeitos do agente laranja no Vietnam, onde as crianças começaram a nascer com mutações terríveis.
Existe forma de evitar o problema?
Neste momento, estes venenos podem ser tratados, havendo tecnologia que permite transformá-los em compostos orgânicos inócuos. Mas a maior parte da industria continua sem resolver o problema. Portugal sofreu agora uma repreensão por parte da Comissão Europeia por ter tratado apenas 1% dos restos de electrodomésticos e frigoríficos, fontes de dioxinas e outros venenos.
Sem comentários:
Enviar um comentário