quarta-feira, outubro 06, 2004

Organohalogénicos

O que são?

São substâncias de duração quase eterna, cuja composição química é interpretada pelos organismos como hormonas; por isso, mesmo numa concentração ínfima, os seus efeitos são terríveis, provocando mutações e adegeneração do sistema nervoso.

Quem são?

DDT, PCB, nitrofuranos, dioxinas, murex, agente laranja, compostos com fluor e cloro.

Como é que a coisa se processa?

Mesma em pequenas quantidades, estas substâncias vão concentrando-se ao longo da cadeia alimentar, localizando-se na gordura; por isso, os animais mais afectados são os do topo da cadeia, como os Salmões, os Corvos marinhos e o Homem.

Que consequências tem?

Na fase do desenvolvimento fetal, as consequências são desvastadoras: no caso dos Corvos marinhos dos grandes lagos (EUA), 10 % dos embriões sofrem mutações letais. No caso do homem, as populações em redor dos grandes lagos já têm uma quantidade superior ao tolerado pelo organismo nos seus corpos. A curto prazo, os efeitos traduzem-se na falta de memória e outros problemas neurológicos. A longo prazo, basta constatar os efeitos do agente laranja no Vietnam, onde as crianças começaram a nascer com mutações terríveis.

Existe forma de evitar o problema?

Neste momento, estes venenos podem ser tratados, havendo tecnologia que permite transformá-los em compostos orgânicos inócuos. Mas a maior parte da industria continua sem resolver o problema. Portugal sofreu agora uma repreensão por parte da Comissão Europeia por ter tratado apenas 1% dos restos de electrodomésticos e frigoríficos, fontes de dioxinas e outros venenos.

Sem comentários: