quinta-feira, outubro 14, 2004

O Fórum como espaço incubador de movimentos

O Fórum como espaço incubador de movimentos
Chico Whitaker 14/03/2003

A Carta de Princípios do Fórum vai bem longe na contraposição ao estabelecimento de qualquer tipo de direção ou liderança dentro dele: ninguém pode falar em nome do Fórum – não caberia falar em nome de um espaço - nem de seus participantes. Todos – pessoas e organizações - conservam seu direito de se exprimir e de atuar durante e posteriormente ao Fórum segundo suas convicções, assumindo ou não posições e propostas que tenham ou que sejam apresentadas por outros participantes, mas nunca em nome do Fórum e do conjunto de seus participantes.

Como as praças, o Fórum é um espaço aberto, como também especifica sua Carta de Princípios. Mas não é um espaço neutro, como as praças públicas. Ele se abre de tempos em tempos e em diferentes lugares do mundo - nos eventos que o concretizam - com um objetivo específico: permitir que o máximo possível de pessoas, organizações e movimentos que se opõem ao neoliberalismo possam se encontrar livremente, escutar uns aos outros, aprender com as experiências e lutas de outros, discutir propostas de ação, articular-se em novas redes e organizações que visem superar o atual processo de globalização dominado pelas grandes corporações internacionais e pelos interesses financeiros. Ele é portanto um espaço criado para servir a um objetivo comum a todos que a ele afluem, que funciona horizontalmente como uma praça pública, sem líderes nem pirâmides de poder em seu interior. Todos os que vêm para o Fórum se dispõem a aceitar essa perspectiva – por isso mesmo se estabelece que para entrar nessa “praça” é preciso estar de acordo com sua Carta de Princípios.

De fato o Fórum funciona como uma “fábrica de idéias”, ou uma incubadora, da qual se espera que surja o máximo possível de novas iniciativas visando a construção do outro mundo que todos consideram possível, necessário e urgente. Ou seja, espera-se que nele nasçam muitos e muitos movimentos, maiores e menores, mais e menos combativos, cada um com seus objetivos específicos, para cumprirem seus papeis na mesma luta para cujo desenvolvimento a praça foi aberta.

Na verdade, a maior potencialidade do Fórum-espaço é exatamente esta: a de fazer surgir movimentos que ampliam a luta. Quando de um movimento nascem novos movimentos, eles surgem a contragosto, como resultado de divisões internas a ele. E isto é o que ocorreria se o Fórum se transformasse em movimento.

Os objetivos dessas novas iniciativas, por sua vez, não precisam ser todos claros e precisos, diferentemente também do que ocorre nos movimentos. Alguns podem até estar sendo ainda intuídos - aquecidos na incubadora – exigindo tempo para amadurecerem.

Por outro lado, aceita-se no Fórum que cada um se empenhe com maior ou menor fervor na luta comum, segundo a etapa em que se encontre na sua própria caminhada de engajamento na luta da humanidade por outro mundo. Enquanto que, num movimento, há uma natural cobrança mútua entre seus participantes.

Sem comentários: