segunda-feira, outubro 31, 2005

Somos Uma Pobreza

Boletim da Latitude zero

A 17 de Outubro assinalou-se uma vez mais a causa da Erradicação da Pobreza. Portugal apresenta sinais preocupantes nesta matéria. O fosso entre ricos e pobres é hoje o maior na UE, com os 20% mais abastados a absorverem 46% do rendimento nacional. Um quinto da população, por outro lado, vive na pobreza e o número de pessoas sem abrigo cresceu perto de 25% nos últimos cinco anos. À escala global os indicadores também são preocupantes: a pobreza extrema causa a morte de uma criança a cada três segundos, sublinhado a urgência do primeiro dos Objectivos do Milénio – reduzir a metade a pobreza mundial até 2015.

Mário de Queiroz – IPS
Campanha Pobreza Zero

Presidenciais virtuais

Sites oficiais:

Cavaco Silva
Francisco Louçã
Jerónimo de Sousa
Manuel Alegre
Mário Soares
José Maria Martins
Manuela Magno
Luís Botelho Ribeiro
Luís Filipe Guerra
Nuno Figueiredo (desaparecido)

Sites da Blogosfera:

O Quadrado
Portugal Maior
Super Cavaco
Super Mário
Blog de Manuela Magno
Blog de Luís Botelho Ribeiro
Blog de José Maria Martins
Mega Cavaco
Guterres 2006 (eu nem sabia que tinha havido esta possibilidade!)
Movimento Pró Coiso
Hiper Cavaco
Cavaco fora de Belém

Assim de repente, até parece que temos muita escolha...

sexta-feira, outubro 28, 2005

Mário Soares

A idade em Mário Soares tornou-o, afinal, mais distante do Mário Soares que participou duas vezes no Fórum Social Mundial e do que se bateu contra a guerra de Bush no Iraque. O candidato Soares 2006 revela-se mais próximo do Mário Soares primeiro-ministro ou do Mário Soares que, certo dia, resolveu pôr o socialismo na gaveta!

João Freire

Para mim esta é sem dúvida a grande decepção em Mário Soares: ao ouvi-lo (acho que na Antena 1) há 2, 3 anos, parecia que o homem comum em que se tornara Mário Soares tinha sido influenciado positivamente pelo Fórum Social Mundial e pelas suas ideias. A partir do momento em que se tornou candidato, tornou-se cinzento e igual ao que é hoje o PS. Devo ser eu que sou muito crédulo, e achava que o homem tinha mudado...

Jogar ao Ambiente

Boletim da Latitude zero

Jogadores de palmo e meio em todo o mundo podem desde Agosto brincar no computador ao mesmo tempo que aprendem factos sobre o ambiente. A Agência Europeia para o Ambiente lançou Honoloko, disponível em 26 idiomas gratuitamente na internet. O jogador vai andando através de uma ilha, enquanto enfrenta várias perguntas sobre o seu comportamento ambiental; consoante as respostas escolhidas recebe pontos. O jogo é destinado a crianças entre os 8 e os 12 anos e tem como objectivo principal informar e fomentar um comportamento ambiental mais correcto. Honoloko também demonstra como acções individuais aparentemente pequenas têm um grande impacto.

EEA - Honoloko

quinta-feira, outubro 27, 2005

Uma história evolutiva recente



Quando os Europeus chegaram à Australia, começaram por desmatar o continente e levaram com eles animais domésticos, plantas exóticas e gado, muito gado. O problema é que os marsupiais fazem uns excrementos muito secos e fibrosos, ao passo que as vacas fazem bostas de mais de 2 quilos, pouco secas (é o mínimo que se pode dizer). Por isso, rápidamente as vacas introduzidos começaram a produzir enormes quantidades de bosta que não tinham um" inimigo" natural, já que os simpáticos escaravelhos da bosta Australianos recusavam-se terminantemente a lidar com esta nova bosta introduzida. Os verdejantes campos começaram assim a ficar acastanhados, e a salutar integração dos nutrientes no ciclo ecológico tardava, com consequências desastrosas para a saúde dos pastos e para a rentabilidade da produção de carne na Austrália.

Por isso, entre 1966 e 1986 o CSIRO lançou um projecto de introdução de escaravelhos da bosta, do qual dependia o sucesso ou o colapso desta industria alimentar. Em 1966, sete espécies foram recolhidas a partir do Hawai, que previamente já tinha sido alvo do mesmo procedimento. Destas, 5 foram introduzidas em Queensland, e 3 estabeleceram-se rapidamente: Onthophagus gazella (que se tornou muito abundante e provocou um impacto impressionante nas bostas acumuladas), Liatongus militaris e Onthophagus sagittariu.

Depois do sucesso desta primeira introdução, os criadores de gado financiaram um novo projecto que previa a introdução de escaravelhos vindos da África do Sul, adaptados aos diferentes climas existentes na Austrália. E assim, hoje em dia, Onthophagus gazella e Euoniticellus intermedius estão presentes em 99% do território de Queensland, os prados são verdejantes outra vez, e os Australianos comem e exportam montanhas de carne de vaca...

Quem me contou esta pequena história foi o Joaquin Hortal, a quem agradeço muito....

Muita Terra, muita Terra... piii piii

LANÇAMENTO DOS PERCURSOS "COMBOIO E NATUREZA"

Reserva Natural do Estuário do Sado
29 de Outubro de 2005 (Sábado)

A Liga de Protecção à Natureza (LPN) irá participar no "CP Natura Trophy", a decorrer no último sábado do mês de Outubro, na Reserva Natural do Estuário do Sado. O evento marca o lançamento dos percursos "Comboio e Natureza", elaborados no âmbito de um protocolo entre a CP - Comboios de Portugal e a LPN.

Os objectivos deste projecto são:
*Incentivar a descoberta das áreas naturais de Portugal como espaços privilegiados para o turismo de natureza, utilizando o comboio como meio de transporte;
*Sensibilizar o público para os impactes da prática do turismo, fomentando a adopção de comportamentos ambientalmente sustentáveis, através do uso da bicicleta e dos percursos pedestres como meios de descoberta das áreas naturais.

Foram concebidos três percursos, intitulados "Da Linha do Douro ao Parque Natural do Douro Internacional", "Entre o Mar e a Terra: de Comboio a Caminho do Sado" e "Da Linha do Sul às Planícies de Castro Verde", divulgados sob a forma de folhetos desdobráveis, em formato A5. Estes folhetos, já incluídos na última edição da Liberne, serão distribuídos de forma mais alargada no jornal Público, nos três próximos Sábados (dias 29 de Outubro, 5 de Novembro e 12 de Novembro). O "CP Natura Trophy" consiste numa prova com actividades desportivas e de orientação, com percursos pedestres, em BTT e canoa. No final, terá lugar uma actividade de responsabilidade ambiental.

Para obter mais informação sobre o "CP Natura Trophy" ou os percursos "Comboio e Natureza", consulte o portal da LPN (secção "Programa Ecoturismo") ou a CP (secção "Notícias").

quarta-feira, outubro 26, 2005

2ª feira_Lunes

Quem andou por outros países sabe que os nossos dias da semana têm nomes muito fora do comum, já que na maioria das línguas os dias da semana vêm dos nomes dos deuses pagões Romanos, como Marte, Mercúrio, Jupiter, etc, enquanto que nós temos a semana eclesiástica em todo o seu explendor: 2ª feira, 3ª feira, 4ª feira, 5ª feira, 6ª feira, Sábado e Domingo. Se derem um saltinho à Wikipedia ficarão a saber porquê. A culpa é de São Martinho de Dume, Bispo de Dume e de Braga, nascido na Panónia (Hungria) no Século VI, tendo-se revelado um dos principais instigadores do movimento monacal e da cristianização nesta região da Península (converteu à fé cristã o Reino dos Suevos).

(...) de facto, [São Martinho] considerando indigno de bons cristãos que se continuasse a chamar os dias da semana pelos nomes latinos pagãos de Lunae dies, Martis dies, Mercurii dies, Jovis dies, Veneris dies, Saturni dies e Solis dies, foi o primeiro a usar a terminologia eclesiástica para os designar (Feria secunda, Feria tertia, Feria quarta, Feria quinta, Feria sexta, Sabbatum, Dominica Dies), donde os modernos dias em língua portuguesa (Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado e Domingo), caso único entre as línguas novilatinas, dado ter sido a única a substituir inteiramente a terminologia pagã pela terminologia cristã; com efeito, mesmo o idioma mais aparentado com o português, o galego, manteve formas relacionadas com as latinas (Luns, Martes, Mércores, Xoves, Venres, Sábado e Domingo), ainda que fortemente influenciadas pelo castelhano.

Martinho tentou também substituir os nomes dos planetas, e a data de começo do ano (que para ele seria lá para a Primavera, nunca em Janeiro) mas aí já não foi tão bem sucedido, pelo que ainda hoje chamamos os ditos pelos seus nomes clássicos pagãos [vá lá, não chamamos a Marte 3ª Feira e à Lua 2ª feira; estamos cheios de sorte: imaginem o que era dizer que hoje está 2ª feira cheia e que o Domingo já vai alto] e festejamos o fim de ano em Dezembro [Martinho defendia que o começo de ano não fosse festejado com grandes comezainas, como era prática pagã, para que todos os dias do ano fossem tão fartos como o primeiro].




São Martinho de Dume e o Rei Suevo Miro

Debate - Desenvolvimento sustentável

Década das Nações Unidas da Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Casa de Serralves - 27 de Outubro de 2005, 17h00-19h00

O desenvolvimento sustentável visa um compromisso com as gerações vindouras, para a melhoria da qualidade de vida e o pleno desenvolvimento das pessoas. No horizonte de 2015, o papel das políticas e estratégias de educação, num quadro de qualidade ambiental e de coesão e responsabilidade social, deverá ser o principal vector de trabalho no seio da sociedade, enquanto área transversal do conhecimento.

Oradores:
Rui Leal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Manuel Gomes
Doutorando em Desenvolvimento Sustentável

Arnaud de La Tour
INDE - Intercooperação e Desenvolvimento

Moderador:
José Alho
Liga para a Protecção da Natureza (LPN)

ENTRADA GRATUITA
(mediante inscrição prévia por Tel: 22 615 65 87 ou Correio electrónico
Casa de Serralves: Rua de Serralves, 977, Porto

Georgie

Anti-stress na ponta do rato.

terça-feira, outubro 25, 2005

Rosa Parks 1913-2005

Ainda não há 50 anos, a segregação racial no sul dos EUA promovia requintes de malvadez: os pretos tinham que entrar pela porta da frente do autocarro para comprar o bilhete ao condutor, mas depois tinham que sair e voltar a entrar pela porta detrás; amiude o condutor arrancava e eles ficam em terra, com o bilhete já pago.

Image hosted by Photobucket.com

Um dia a costureira Rosa Parks disse não. Mais tarde comentou, a propósito do movimento de direitos civis que conduziria, em 1964, ao Civil Rights Act, lei que finalmente proibia a discriminação racial em espaços públicos norte-americanos: Foi um dia como outro qualquer; a única coisa que o tornou significativo foi as massas aderirem. A única coisa que o tornou significativo foi as massas aderirem.

mpf

A gripe da informação

Hoje de manhã a rádio noticiava que algumas aves tinham aparecido mortas na costa de Sines. Isto só é notícia em Portugal porque um pato foi notícia na Suécia, um papagaio na Inglaterra, um cisne na Croácia. E nós não queremos ficar fora da Europa: também temos a nossa avezinha morta, vai de sacar um ganso-patola! Os gansos-patolas, Morus bassanus, foram objecto de outra notícia aqui há tempos: o derrame de petróleo do Prestige. Umas avezinhas tão fixes, e só olham para elas quando Santa Bárbara manda trovões...

Image hosted by Photobucket.com

Porque se o pessoal prestasse mais atenção ao que o rodeia saberia que é natural aves darem mortas à costa, sobretudo no Inverno, quando a agitação no mar é maior. Portanto, falar de aves mortas em Sines depois de falar de cisnes croatas ou papagaios pedindo asilo em Inglaterra é: desinformar. É o típico alarmismo que confunde o previlégio de se poder aceder a informação em tempo real com a utlização perversa dessa informação para fazer vender jornais, rádios e tvs. É a ignorância que confunde risco com factos, estar alerta e prevenir, com ficar aterrado e não dormir. É a atitude que leva detentores de informação a escondê-la com receio de deturpação e manipulação por terceiros... Um caminho perigoso, portanto.

mpf

segunda-feira, outubro 24, 2005

ID

ID são as iniciais de Intelligent Design, Criação Inteligente aqui pros Amigos. O monstro do esparguete, FSM, vem a propósito disto: a última inventiva religiosa da América.

Nos EUA a guerra entre a religião e a ciência tem cabelos brancos. Se bem que em 1987 uma decisão do Supremo Tribunal de certo modo esfriasse a coisa, ao banir das escolas o ensino da Teoria da Criação Bíblica do Mundo, a conhecida história de Adão e Eva. Em vez disso ficava assente que no curriculum escolar geral as criancinhas deveriam aprender teorias científicas sobre a Origem do Universo e das espécies. Nomeadamente a Teoria da Evolução de Darwin.

Mas aparentemente logo em 1990 foi criado um tal Instituto da Descoberta (Discovery Institute), o qual se manteve na sombra até há uns meses atrás, quando subitamente surgiram exigências em praticamente todos os Estados norte-americanos de que o Creacionismo fosse ensinado nas escolas em pé de igualdade com a Teoria da Evolução...

Como se pior não pudesse ser, o presidente Bush veio dar a sua bênção, dizendo que sim, que era importante que o Criador também fosse à escola. Aliás, o obscuro Instituto da Descoberta tem muitas ligações perigosas à Casa Branca...

Este Instituto gastou até agora quase 4 milhões de dólares em “bolsas de estudo” oferecidas a investigadores para fundamentar a tal teoria da Criação. Um dos financiadores, surprise, surprise, é a fundação do Bill Gates, que contribui com 1 milhão de dólares por ano... Com mais do que isso contribuem os Ahmansons, casal do grupo de católicos conservadores que ajudou a eleger Bush. A maior parte das restantes fundações que apoiam o Instituto são de carácter abertamente religioso, no sentido fanático do termo...

E é neste pé que está o caso que se tornou conhecido na imprensa como os Kansas Trials. Um assunto bem menos hilariante que o monstro do esparguete...
mpf

Os rumores confirmam-se

Do lado obscuro da Laranja, surgiu um novo Blogue, onde um comum professor se converteu num novo Super Herói. Não é o Cava Croft (como eu tinha proposto), nem é um avião, é mesmo o Super Cavaco, vindo das profundezas laranjas para esmagar o já conhecido Super Mário. Esperemos que os outros candidatos não se fiquem, e que tenhamos rapidamente um Super Louçã, um Super Alegre e outros seres cheios de super poderes e com uma obecessão por Belém. Como dizia e bem Tarik numa caixa de comentários (relativamente ao Super Mário, mas que se ajusta como uma luva ao Super Cavaco):

Estes blogues têm a espontaneidade de uma manifestação de apoio ao Kim Il Sung.

FSM



Não, não é FSM de Fórum social mundial, é um outro FSM mais profundo e místico: A igreja dos crentes no Flying Spagheti Monster, criador do céu e da terra e de todo o Universo em redor. Os crentes na teoria do FSM lutam desesperadamente por um lugar junto das outras 2 teorias hoje ensinadas nos EUA para explicar a origem do Universo (o criacionismo e o evolucionismo), das espécies e da inteligência. Entre outras coisas interessantes, os FSM crentes demonstram que o aquecimento global resulta do decréscimo de piratas, como prova o seguinte gráfico:




Muito provavelmente, se aumentarmos o número de piratas a temperatura volta a estabilizar. Para quê protocolos de cidades japonesas refundidas e acordos bilaterais para poluir menos, quando a reintrodução de piratas é muito mais simples e barata (a reintrodução de marmotas, castores, lobos, águias pesqueiras e outros animais tem tido bastante sucesso)? Mr. Bush, Mr. Blair, Mr. Koizumi, Mr. Chirac, Miss Merkel e restantes G8, abram mas é os olhinhos e deixem-se de utopias dispendiosas!

PS - curiosamente, pesquisando no Google com a palavra FSM, em 1º lugar aparece o Fórum Social Mundial, em segundo os Flying Spagheti Monsters e lá para o 7º lugar os Federate States of Micronesia.

domingo, outubro 23, 2005

À sombra da directiva europeia

De uma forma extremamente discreta - como, aliás, lhe interessava - o PS fez aprovar na AR a Lei da Água e a Lei da Titularidade dos Recursos Hídricos.

À sombra do argumento de que se tratava da transposição de uma directiva comunitária (a Directiva-Quadro da Água, n.º 2000/60/CE) - que já deveria ter sido feita até Dezembro de 2003 - o governo fez subir a discussão no parlamento duas leis que vão ter pesadas implicações sobre a utilização de "um recurso escasso e vital" pelos cidadãos deste país.

Pondo de lado o carácter intimidatório que estas transposições têm na boca dos políticos nacionais - uma imposição que nos vem de "lá de fora" - a importância da definição deste quadro legal deveria ter levado os gestores do aparelho de Estado à procura do mais largo consenso social e à consequente acção política de explicar o que estava em causa e as possíveis consequências das opções a fazer (que as havia, que as há sempre, ao contrário do que os account managers do discurso único nos procuram convencer).

As organizações da sociedade civil - entre as quais nos incluímos - pelo seu lado, não foram capazes de chegar à opinião pública e de a motivar à exigência de um amplo debate público sobre um bem essencial à vida humana, apesar do esforço e empenhamento de um número restrito delas. Bem sabemos que o Poder escolheu bem a altura, num momento em que as atenções eram empurradas para as eleições autárquicas.

Apesar do desequilíbrio de forças da actual situação, que só terá possibilidades de alteração quando começarem a ser visíveis as implicações da legislação agora aprovada, há que semear para a chegada desses tempos e por isso vos convidamos a ler o texto de Paula Tavares sobre A Importância de defender a qualidade e a equidade de um recurso escasso e vital como a água.

Boa leitura e que os deuses da acção cívica vos provoquem.

O Eleito

O BSP participa no blogue comunitário "O Eleito", que tem por tema a República e como subtema as eleições presidenciais. Agradecemos desde já ao Pedro Santos Cardoso (Dolo Eventual) a oportunidade que nos dá em partilhar as nossas opiniões. Um caloroso abração aos restantes companheiros desta promissora aventura: João Oliveira (Notas Entre Aveiro E Lisboa), José Raposo (Suburbano), Karloos (Tau Tau), Luís Bonifácio (Nova Floresta), Mário Almeida (A Fonte), Jorge Ferreira (Tomar Partido), Tiago Alves (O Telescópio), Isabela (O Mundo Perfeito), Paulo Salvador (Biblioteca De Babel).

Orgulho em ser lula

"Na Internet como na pesca, nem tudo o que vem à rede é peixe"

Manuel Pinto, JN, a propósito dos Blogues.

sábado, outubro 22, 2005

As Árvores Têm Limites

Boletim da Latitude zero

Cientistas suíços descobriram que as árvores não crescem mais depressa se lhes derem uma dose extra de dióxido de carbono: durante anos, uma zona da floresta perto de Basel foi sujeita a quantidades superiores desse gás sem que tal tivesse qualquer impacto no seu crescimento. É mais um argumento contra certos cientistas e políticos que defendem um futuro com uma atmosfera rica em dióxido de carbono. Tal seria favorável à Natureza do planeta e ao crescimento da sua flora, pois o aumento da quantidade de dióxido de carbono no ar levaria a que as plantas e árvores, que o usam na sua fotossíntese, fossem impelidas a crescer mais depressa – o que ajudaria à absorção natural do excesso daquele gás na atmosfera.

Quirin Schiermeier - Nature

sexta-feira, outubro 21, 2005

Produtos presidenciáveis

Publicitário interrogado na Antena 1 sobre como tinha corrido o discurso - repetido até à exaustão - do anúncio da candidatura de Cavaco Silva à presidência da República:

Foi perfeito!, seguiu todas as regras da comunicação, repetiu "ajudar" não sei quantas vezes, fez isto e aquilo... Só escorregou um bocadinho quando depois respondeu aos jornalistas.

Então Cavaco Silva é um bom publicitário, deduz o locutor.

Bom publicitário não sei, mas é um bom produto! retorquiu o Publicitário, invejoso.

Ah, e os políticos são bons produtos publicitários? Volta o locutor.

Os políticos são bons produtos publicitários... mas têm um problema: é que eles falam... Elucida o Publicitário (com um sorriso amarelo que a rádio escondeu).

Casiquiare

A bacia do Amazonas e do Orinoco não estão isoladas; o rio Casiquiare, de mais de 350 Km, liga as duas bacias hidrográficas; foi cartografado por Humboldt em 1801, deitando por terra a teoria de que os grandes rios nunca podiam ter ligações entre eles.



A direcção do fluxo neste rio depende do nível das águas no Orinoco e no rio Negro (Amazonas). É o maior rio conhecido a ligar duas bacias hidrográficas.



Antes de Humboldt, em 1639, o padre Jesuíta Acuna tinha relatado a existência deste "canal", mas até à descrição detalhada e documentada (com lindas cartas geográficas) de Humboldt, 162 anos mais tarde, a teoria vigente da independência das grandes bacias continuou a imperar. Humboldt não descobriu nada de novo, mas seguiu o método científico para descrever o "acidente" geográfico do Casiquiare, e ficou assim para a história como o "descobridor" oficial deste interessante fenómeno natural.

quinta-feira, outubro 20, 2005

Super-Mário?

Super Mário - Novo blog de apoio a Marios Soares.



Conseguiram lembrar-se de um slogan ainda pior que "Soares é fixe". Estou surpreendido. Espero que ao menos lancem uma consola com jogos, para vermos o super-mário desancar Cavaco virtualmente, de preferência com requintes de malvadez. A resposta das hostes laranjas será fulminante: Cava croft, o profanador de sepulturas!

Image hosted by Photobucket.com

Cava croft em acção.

Eles são mesmo bués bacanos e tal.

E Agora, Shell?

Boletim da Latitude zero

Na última reunião geral anual de accionistas da petrolífera Shell, representantes de várias ONG mundiais exigiram respostas e medidas que parem a poluição global que esta empresa tem infligido às comunidades vizinhas das suas fábricas. Foi apresentado um relatório anual alternativo onde se revêem as actividades da Shell nos anos anteriores e onde se relatam nove casos de destruição do ambiente e da vida das pessoas em todo o mundo. O próprio presidente da companhia reconheceu, após visita à parte sul de Durban (África do Sul), que a refinaria ali existente estava envelhecida.

Groundwork

quarta-feira, outubro 19, 2005

Outono

A terra molhada, os cogumelos a despontar, as cores das folhas moribundas, o odor do milho a secar no alpendre, as abóboras desalinhadas junto às casas, o cheiro agri-doce da fermentação do mosto, a fruto a amadurecer perigosamente nas caves. Foi preciso esperar muito tempo para perceber porque gostava tanto desta estação.

Sinais dos tempos

...quando raras são as vezes que uma árvore tem o previlégio de morrer de velha.

terça-feira, outubro 18, 2005

Obsceno

Se calhar sou eu que vejo mal em tudo, mas no dia pela erradicação da pobreza (com as nobres intenções declaradas do governo de ir pensar nisso da pobreza e da desigualdade e tal), achei obsceno ter metade dos telejornais a falar da hipotética pandemia da gripe das aves, que a maléfica da estirpe ainda pode mutar e atingir os humanos, mas que na Europa estamos bem, no resto do mundo é que nem por isso.

Ó amigos, deixem-se de hipóteses, e dediquem-se à macro-causa de acabar com a pobreza, verdadeira pandemia que arrasa as populações do sul do planeta, e não são uns milharzinhos, são muitos mais. E ainda por cima não é preciso vacina nem nada, basta um pouco de solidariedade, alguns alimentos, uma ajuda séria para desenvolver as regiões mais pobres, o perdão da dívida, etc. No mundo (como por cá) o que é preciso é acções e políticas conducentes a um decréscimo da desigualdade gritante. Essa sim, é a grande pandemia do século, a desigualdade, que traz, consigo a pobreza, a fome, a morte, as guerras, os fundamentalismos, a injustiça, etc. Deixem lá as aves mais à gripe e mais a hipotética estirpe do vírus H5N1 da gripe das aves resistente ao "Oseltamivir" que ainda pode matar e atacar os humanos, que mesmo se atacar em força, não terá 1% do impacto mortal da pobreza...

segunda-feira, outubro 17, 2005

Meta-bloguismo

(1) O Francisco José Viegas (a Origem das espécies) e o Pedro Mexia (Estado Civil) voltaram, cada um com o seu blog. Não atinjo o porquê de acabarem (Aviz e Diccionário do Diabo) para voltar a começar logo a seguir, mas deve ter alguma coisa a ver com os ciclos naturais (os equinócios e solstícios, as marés, etc.), humanos (o começo da época de futebol, a nova grelha da TV, as eleições, etc.) ou agrícolas (a vindima, a apanha da fruta, o varejo da azeitona, o lavrar da terra, etc.).

(2) O Crítico anda à batatada com o Miniscente por causa das micro-causas. E nós para aqui a abarrotar de trabalho, sem saber se o mundo à nossa volta se desmorona ou se se renova num ápice...

Objectivos do Milénio

Na "Cimeira do Milénio" da ONU, que teve lugar em Setembro de 2000, os países membros assinaram, em conjunto, uma declaração, a Declaração do Milénio, que fixou 8 objectivos de desenvolvimento específicos, a serem atingidos até 2015. Estes objectivos, chamados os "Objectivos de Desenvolvimento do Milénio" (ODM), podem ser resumidos da seguinte forma:

1 Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome
2 Alcançar o ensino primário universal
3 Promover a igualdade entre os sexos
4 Reduzir em dois terços a mortalidade infantil
5 Reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna
6 Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças graves
7 Garantir a sustentabilidade ambiental
8 Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento

++ informação

Erradicação da Pobreza em Portugal

Portugal é o país da União Europeia onde há mais desigualdade entre ricos e pobres. Os dados foram hoje revelados à agência Lusa pela associação Oikos.

Para assinalar o Dia Mundial para a Erradicação da Pobreza, segunda-feira, várias organizações portuguesas vão lançar um apelo para que o País coloque a pobreza e a desigualdade no debate público, deixando de se concentrar apenas na discussão sobre o crescimento económico e redução do défice do Estado.

Portugal é de longe o país da União Europeia (EU) onde os ricos são os mais ricos e os mais pobres são os mais pobres, declarou à Lusa João José Fernandes, responsável do conselho directivo da Oikos - Cooperação e Desenvolvimento. As 100 maiores fortunas portuguesas representam 17 por cento do Produto Interno Bruto e 20 por cento dos mais ricos controlam 45,9 por cento do rendimento nacional


Agir Contra a Pobreza Mundial

Reduzir para metade a pobreza até 2015: este Objectivo do Milénio estará em foco segunda-feira, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Podemos reflectir, mas também agir. A LatitudeZero e a UNICEF lançam neste dia uma campanha apoiada num cabaz de artigos alimentares originários de países desfavorecidos, produzidos com respeito pelos direitos humanos e pelo ambiente.

A campanha “Alimente o Mundo – Cabaz de Natal Solidário” é desenvolvida pelo Comité Português para a UNICEF em parceria com a LatitudeZero/Planeta Sul, uma organização sem fins lucrativos que promove o comércio justo. Esta rede solidária internacional permite aos consumidores dos países desenvolvidos adquirir artigos de países em desenvolvimento, produzidos respeitando os direitos humanos e o ambiente. Rejeita o trabalho infantil, valoriza as mulheres e paga um preço justo.

O cabaz é composto por nove produtos, entre os quais café, chás, cacau e cajú. Para conhecer os produtores, visite www.latitude0.net . Pode ser adquirido nas lojas UNICEF ou em www.unicef.pt. Imagens em www.latitude0.net/media.htm.


LatitudeZero/Planeta Sul CRL

mail@latitude0.net
Vitor Simões

917 960 114


Comité Português para a UNICEF

info@unicef.pt

213 177 500

domingo, outubro 16, 2005

AQUI HÁ BAILE



21,22 e 23 de Outubro - Miranda do Douro

Encontro à volta das danças do nordeste transmontano

No Planalto Mirandês, durante três dias,um encontro com as danças de terras de Miranda, seus bailadores, suas histórias.

Um encontro entre várias gerações de gente que gosta de dançar, ao som das gaitas ou paus: com saias, lenços, meias de lã, calças de ganga ou t-shirt. Porque o prazer através da música e a dança é idêntico, para ser vivido por cada um.

Entre as giestas e ao som dos paus, venha ao baile, passear de burro, percorrer o Douro, ouvir as histórias das irmãs Catrinas e a história do Mestre Aureliano.

Venha de carro, comboio ou barco passar um fim de semana em versão transmontana. Ou, mais interessante ainda, de camioneta (que colocamos à sua disposição), se vier de Lisboa,Coimbra ou Porto.

Dê ainda um pulo ao TERIBE (organizado pela Associação Sons da Terra), no dia 23, para uma aula de gaita, percurssão ou debate.

++informações

sexta-feira, outubro 14, 2005

Harold Pinter

O dramaturgo inglês Harold Pinter acaba de receber o Prémio Nobel da Literatura. Como se sabe, as escolhas Nobel têm também um carácter inerentemente político: para além de premiarem o génio de cada premiado dentro da área respectiva, aproveitam para apontar os holofotes para determinadas partes do mundo ou causas.

Image hosted by Photobucket.com

E esta escolha é fantástica, dado ser Harold Pinter um escritor politicamente muito activo e inconveniente, sobretudo em assuntos de guerra e terrorismo:

God Bless America

Here they go again
The Yanks in their armoured parade
Chanting their ballads of joy
As they gallop across the big world
Praising America's God
The gutters are clogged with the dead

Esta é poesia inspirada na História Mundial mais recente, que leva muitos a catalogar Harold Pinter como anti-americano primário. Mas o ódio de Pinter não se dirige a nenhuma nação em particular, antes a todas as que infringem os direitos humanos; o odio dele é contra... a Guerra:

There are no more words to be said
All we have left are the bombs
Which burst out of our head
All that is left are the bombs
Which suck out the last of our blood
All we have left are the bombs
Which polish the skulls of the dead

The Bombs

Harold Pinter não se tem coibido de falar contra a tortura, pelos direitos dos curdos, pelas injustiças da América do Sul, pelas atrocidades dos Balcãs, etc. Parabéns, Harold.

A sua peça mais recente, «Conferência de Imprensa e Outras Aldrabices», foi editada em 2005 pelos Artistas Unidos, que a apresentaram em Maio deste ano no Teatro D. Maria II, Lisboa. A editoria Relógio D'Água publicou em 2003 uma antologia com as peças mais importantes de Harold Pinter, a Quasi Editores publicou a «Guerra», também em 2003.
(Os portugueses sobre Pinter)

mpf

quinta-feira, outubro 13, 2005

Bicicletas

Cada vez que olho para esta foto, tirada aquando da inauguração da eco-pista de Évora (uma magnífica conversão de ramais ferroviários abandonados, numa via verde), me pergunto se estas coisas não fazem meditar os responsáveis... Refiro-me ao registo fotográfico em si, com a enchente de ciclistas ladeados pelo polícia do lado esquerdo, e o sinal de proibição de bicicletas do lado direito.

Image hosted by Photobucket.com

Já sei que as coisas às vezes não saem como pensámos, mas não é possível ir ajustando os nossos pre-conceitos? A foto não prova que existe muito cidadão que pelos vistos estava desejoso duma pistinha destas? Porque não retirar o sinal (até para manter a importância e dignidade dum sinal de proibição, o qual neste caso nunca será respeitado)? Ou abrir vias só para ciclistas noutros lados? Évora continua a fechar os olhos à possibilidade duma circulação sem motor. E no entanto eles movem-se, diria o Galileu...

mpf

Futuro Sustentável ganha prémio

Futuro Sustentável ganha prémio internacional do ICLEI
Este prémio foi atribuído no âmbito das Jornadas de Ambiente Urbano, uma iniciativa da Comissão Europeia coordenada pelo ICLEI que tem por objectivo reunir os eventos locais organizados pelos municípios que, por toda a Europa, contribuem para a promoção da qualidade e protecção do ambiente urbano . Os eventos associados a estas jornadas inspiram os cidadãos, as empresas, as autoridades locais e outros actores locais para melhorar a qualidade ambiental e disseminar informação sobre o trabalho ambiental dos municípios.
Parabéns ao Porto!

Seminário "Bem público, bem privado"

O Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa apresenta o seminário de Investigação "Bem Comum: público e/ou privado", a realizar mensalmente de Outubro de 2005 a Julho de 2006 e composto por 10 sessões.

Entrada livre.
Coordenação científica: Luísa Schmidt, Maria Eduarda Gonçalves, João Pato.
Sessão de abertura:
"O conceito filosófico de Bem Público", pelo Prof. Carmo Ferreira, comentado pelo Prof Manuel Vilaverde Cabral - 20 de Outubro de 2005, 18h00, Auditório principal do ICS.
(Alguém que vá lá assistir e escreva qualquer coisa aqui para o BSP... a gente da Província agradece)

Uxu na RIbeira

Uxu Kalhus, grupo de baile Etno/folk/rock/jazz de costela visigótico-mourisca, foram atraídos para o lado negro da força musical (que toda a gente sabe que é o Jazz) pelo terrível Dart Eddy (baixista irrepreensível). Em breve (amanhã, Sexta, às 23h 15) poderão assistir a essa lenta mas irrevogável transformação num Mercado perto de si (o da Ribeira, ao Cais Sodré), lá para o meio de Outubro (por exemplo a 14).

A Oeste, nada de novo…

Boletim da Latitude zero

Já saiu a última edição de Censurado, uma publicação anual do projecto com o mesmo nome que revela os 25 mais relevantes acontecimentos que não foram notícia nos meios de comunicação social norte-americanos. Cidadãos de todo o mundo, profissionais de comunicação social ou não, enviam todos os anos para o Projecto Censurado centenas de informações provenientes de imprensa local, independente ou de páginas na Internet. Devidamente revistas e seleccionadas, estas informações vêem então a luz do dia pela mão deste projecto referência nascido em 1976 na universidade californiana de Sonoma.

Projecto Censurado

terça-feira, outubro 11, 2005

Debate

"Desenvolvimento social e ambiental em risco: qual o papel dos dinheiros públicos"
14 de Outubro às 17h
Parque Biológico de Gaia
Gaia

Muitas vezes procuramos apoios financeiros junto de instituições públicas, nacionais ou estrangeiras, sem os quais muitos projectos não seriam viáveis. Mas será que esses apoios têm sempre impactes positivos em termos sociais e ambientais? Esta é a questão de partida para reflexão neste debate.
Organização: Euronatura, LPN, Amnistia Internacional, Quercus, Fapas, Parque Biológico de Gaia, Campo Aberto

ENTRADA GRATUITA
Mediante inscrição prévia para:
Parque Biológico de Gaia - Drª. Cristina Neves
Tel. 227 878 127 (directo) 227 878 120 (geral)

Vince

Da minha infância sempre me lembro de Outubro (às vezes finais de Setembro) ser um mês de trovoadas. Grande trovoadas. E nós tremiamos (a minha avó mais que os netos) por nos sentirmos pequeninos perante o súbito dilúvio; ainda por cima lá se ia a luz, e as velas tornavam a coisa ainda mais fantasmagórica. E para nos distrair o meu pai punha-nos a contar os segundos que medeavam entre o relâmpago e o ribombar do trovão: explicava que aquele era um fenómeno físico e que assim podiamos perceber se se aproximava ou se afastava. Hoje aposto que os miudos não aprendem estas coisas: veem logo pela tv se ele vem ou vai. A cores. E dão-lhes nomes: Rita, Vince... Parece-me uma coisa meio infantil, isto de atribuir nomes próprios aos furacões e tempestades; pelo menos para nós a electricidade não tinha nome.

mpf

segunda-feira, outubro 10, 2005

Notícias: boas, más...

1 - Estive fora uns dias, lá para o norte dos Pirineus. Entretanto reparei que há boas notícias em Portugal desde a minha partida: no Alentejo está a chover...

2 - E agora algo completamente diferente: vou-me dedicar mais ao Linux e reconverter-me ao Mac (acho que é uma boa notícia).

3 - O Vince vai chegar ao mesmo tempo que eu a Portugal; eu chegarei a 700 Km por hora num engenho de 50 metros e uns apendices laterais; o Vince vem mais devagar mas em compensação tem um diâmetro de 20 000 metros! (má notícia relativa, espero eu)

4 - Os candidatos patricionados pelas televisões ganharam as eleições (muito má notícia); o Eng. Sócrates perdeu (notícia mais do que esperada sem valor atribuido).

IgNobel da Paz

Este ano o IgNobel da Paz foi atribuido a Claire Rind e Peter Simmons, da Universidade de Newcastle, no Reino Unido, por terem conseguido monitorizar electricamente a actvidade duma célula cerebral dum gafanhoto enquanto este assistia a um episódio da Guerra das Estrelas...

Image hosted by Photobucket.com

(nota: este artigo científico é muito sério e destina-se a investigar processos biológicos que permitem que um indivíduo - neste caso um gafanhoto, mas podia ser um fofo gatinho - escape a uma colisão. A ideia será depois construir mecanismos semelhantes para serem integrados em robots)

mpf

sábado, outubro 08, 2005

Eleições



No parque natural dos Everglades, Flórida, uma cobra pitão de burmade 4 metros engoliu um aligator de 1,8. Ambos animais disputam o lugar de predador máximo nos pântanos da Flórida. Neste caso deu-se um empate técnico, apesar da aparente vantagem inicial da Pitão; pouco tempo depois de abocanhar o aligator, a cobra explodiu literalmente. Os dois predadores morreram em resultado do confronto.

Isto daria uma boa metáfora para o confronto eleitoral que se avizinha, mas estamos em periodo de meditação. Meditemos então.

As Cruzadas



Excelente documentário em 4 episódios sobre as cruzadas, com o humor acutilante de Terry Jones (Monty Python - escrita e comentários). Toda a origem da "guerra santa" decretada pelo papa em resposta ao apelo feito pelo imperador de Constantinopla, com todos os massacres (por causa de uma disputa 4000 pessoas foram massacradas antes de chegarem a Constantinopla; massacres anti-semitas, antes e depois de irem "libertar" a terra santa; as dezenas de milhar de civis mortos em nome do papa, logo nas primeiras cidades "libertadas"), todas as politiquices (o papa era um sobretudo um chefe político, com ambições de dominar o mundo conhecido na altura através da revolução das cruzadas), todos os desvios à doutrina católica consentidas e estimuladas pelo papa (não matarás, diz a bíblia; bem, poderás mandar os infieis para o inferno, e ainda tens direito a um lugarzinho no céu e a um perdão de todos os teus pecados, diz o papa) em 2 horas excelentes, com factos, depoimentos e muito humor. Não percam!

Trabalho Infantil em Xeque

Boletim da Latitude zero

O Parlamento Europeu (PE) aprovou uma extensa resolução sobre trabalho infantil. Destacamos a necessidade apontada de combater o preconceito de que o trabalho infantil é uma consequência inevitável da pobreza. A experiência de diversos países, como a Índia, mostra que as crianças frequentam o ensino se para tanto lhes forem dadas oportunidades. Para que essas oportunidades surjam, o PE defende a implementação de sanções a importadores europeus que comercializem produtos fabricados com recurso ao trabalho infantil, assim como a criação de uma lista de empresas que recorram a essa forma de trabalho. Por outro lado, pede à Comissão Europeia apoio para os importadores que permitam um controlo independente aos produtos transaccionados.

Campanha Stop Child Labour

sexta-feira, outubro 07, 2005

Tertúlia hoje na Academia Sénior da Covilhã

Image hosted by Photobucket.com

Penas Maiores para Menores

Boletim da Latitude zero

Em Espanha, a proposta de lei do ministro da justiça para uma nova Lei de Responsabilidade do Menor veio dividir a sociedade civil e as ONG. A lei agora proposta prevê a possibilidade do alargamento das penas de internamento até 11 anos e o cumprimento da sentença em prisões para adultos nas idades entre os 18 e os 21 anos. O Movimento Contra a Intolerância, por exemplo, defende que o endurecimento das penas é uma reacção justa às necessidades das vítimas. Outras organizações, como a Plataforma da Infância ou a Associação para os Direitos Humanos da Andaluzia, apontam a necessidade de mais medidas educativas, num contexto de reinserção e não punição.

Canal Solidario

quinta-feira, outubro 06, 2005

Não sabemos nada...

Os monstros marinhos povoam todo o mito que visite o mar e se preze. Na 3ª classe aprendi que foram os portugueses que finalmente se deixaram de tretas e se fizeram ao mar. Mas helas! eles existem!

Image hosted by Photobucket.com

Esta fantástica fotografia mostra uma lula gigante (género Architeuthis), observada e filmada na sua vidinha do dia-a-dia pela primeiríssima vez no Japão. Estas criaturas vivem a grandes profundidades, e só se sabia que existiam porque de vez em quando há restos que vêm dar à terra ou são encontrados em estômagos de baleias. É fabuloso pensarmos na enorme quantidade de criaturas tão maiores que nós que partilham esta Terra sem que nunca nos tivessemos cruzado...

Bom, alguns provavelmente até se cruzaram, a acreditar em alguma coisa dos inúmeros relatos sobre lulas do tamanho de autocarros. O Júlio Verne celebrizou uma destas meninas nas Mil Léguas Submarinas: “uma lula de dimensões colossais, tentáculos com 8m...”. Pois este exemplar agora filmado nas ilhas Bonin, Japão, media justamente 8m de comprimento.

Image hosted by Photobucket.com

Mas há-os muito maiores: no Atlántico e Cantábrico, aqui bem mais perto de nós, já foram encontrados (mortos...) exemplares da espécie Architeuthis dux com mais de 20 m de comprimento. Este A. Dux, que também vive pelos Açores, pode pesar até uma tonelada...

Image hosted by Photobucket.com

Já foram vistas lulas gigantes a atacar baleias, e nos anos 30 uma lula terá mesmo confundido um torpedeiro da marinha norueguesa com uma baleia, atacando-o por três vezes... As lulas são Cefalópodes (cerca de mil espécies), grupo de animais desprovido de coluna vertebral, com cérebros bem desenvolvidos e um sistema circulatório com três corações, artérias e veias. A ficção científica e a animação são uma brincadeira ao pé disto.

Image hosted by Photobucket.com

quarta-feira, outubro 05, 2005

Uma opinião do Banco Mundial

Num relatório tornado público em Díli, Timor Leste, em 14 de Setembro passado, intitulado «Doing Business in 2006: East Asian Economies Lag in Encouraging Bisinesses with Regulatory Reforms», elaborado por especialistas do Banco Mundial, os países Nórdicos aparecem entre os 30 onde é mais fácil desenvolver a actividade empresarial. Isso deve-se, segundo o BM, ao facto de terem regulamentos simples que permitem aos empresários serem produtivos e centrarem-se no que interessa para a sua actividade.
Ainda de acordo com este relatório, o chamado sector informal representa apenas 8% da actividade económica naqueles países. E a razão está em que os regulamentos são fáceis de cumprir e os empresários recebem excelentes serviços públicos por aquilo que pagam em impostos.
Nos países Nórdicos, os reformadores não têm de escolher entre facilitar os negócios ou assegurar a protecção social. Podem fazer ambas as coisas” disse Simeon Djankov, um dos autores do relatório.

Wallace & Gromit

Wallace & Gromit chegam brevemente ao cinema com o "The Curse of the WereRabbit". Podem dar uma vista de olhos ao Trailer ou então espreitar o "making of" do filminho neste site. Provavelmente a melhor animação dos últimos tempos, com um humor refinado e umas personagens muito bem desenhadas (e moldadas, em plasticina).


FSM 2006

Conselho Hemisférico define eixos temáticos para o FSM 2006 - Américas
Na reunião do Conselho Hemisférico Américas (CH), realizada entre os dias 14 e 17 de agosto, em Caracas (Venezuela), foram definidos seis eixos temáticos para o FSM 2006 policêntrico capítulo Américas:

1. Poder, política e lutas pela emancipação social
2. Estratégias imperiais e resistência dos povos
3. Recursos e direitos pela vida: alternativas ao modelo civilizatório depredador
4. Diversidades, identidades e cosmovisões
5. Trabalho, exploração e reprodução da vida
6. Comunicação, cultura e educação

A conclusão sobre os eixos temáticos foi resultado de uma consulta temática realizada entre o início de junho e final de julho deste ano.

No debate participaram as seguintes organizações e redes sociais: Flacso, Amarc, Campaña por Justicia Social en la Amazonía/ FSP, Jubileo Sur/América, CUT, Instituto Paulo Freire, Ibase, Femuc, Fcoc Cono sur, Repem, Euralat, Foro Mesoamericano, Encuentros Hemisféricos contra el ALCA, Fdim, Federación Mundial Juventud Democrática, ALAI, CONAIE, Black workers for justice, Compa, Grassroots Global Justice, Global Exchange, Apc, Articulación Feminista Marcosur, Red por la Democratización Global, Oxfam internacional, IPS, Icae, Silos/Orit, MST, Encuentro Popular, Cadim, Fuerza Bolivariana de Trabajdores, Alianza Social Continental, EFIP, Plataforma Interamericana Derechos Humanos Democracia y Desarrollo, ORIT.

Paralelamente à reunião do CH, houve reuniões da Secretaria Operativa do FSA e dos GTs de Metodologia e Conteúdo, Expansão e Comunicação entre os dias 14 e 17 de agosto. Em breve, será divulgado o relato das reuniões.

O VI FSM policêntrico capítulo Américas será realizado em Caracas, na Venezuela, em janeiro de 2006. Também haverá eventos policêntricos na Ásia, em Karachi (Paquistão) e na África, em Bamako (Mali).

Para mais informações sobre o FSM 2006 em Caracas, escreva para
fsmcaracas@forosocialamericas.org

terça-feira, outubro 04, 2005

O brinquedo dos brinquedos

Fantástico, toda a Biblia em LEGO!

Deus criando o homem-lego...
Image hosted by Photobucket.com

A mulher-lego preparando-se para pecar!

Image hosted by Photobucket.com


A ira de deus-lego e a inundação do mundo-lego...

Image hosted by Photobucket.com

A construção da Arca-lego que salvou o pessoal...

Image hosted by Photobucket.com

Alguém anda a meter água...

No dia 29 de Setembro, às 11 horas, foram entregues na Assembleia da República o segundo lote de assinaturas do abaixo-assinado "uma lei da água justa para todos", prefazendo no total mais de catorze mil assinaturas recolhidas em menos de um mês contra as propostas de Lei da Água apresentadas pelo Governo.

Na tarde do mesmo dia, essas propostas - “Lei sobre a Titularidade dos Recursos Hídricos” e “Lei Quadro da Água” - que permitem ao Governo vender a água, os rios, as albufeiras, as praias e os portos de Portugal, foram aprovadas em plenário da Assembleia da República.

Pela nossa memória colectiva

Adital - O Grupo Tortura Nunca Mais está organizando uma campanha em defesa da abertura dos arquivos de documentos do período da ditadura militar no Brasil (1964-1985) e também pela anulação do Decreto 4.553, de 27/10/02, que amplia os prazos de segredo de todas as categorias de documentos, permitindo que aqueles considerados ultra-secretos tenham sigilo eterno.

"É inadmissível e inaceitável que, passados 40 anos do golpe militar, continue sendo negado aos cidadãos de nosso país o direito de conhecer a sua história e apurar todos os crimes praticados em nome da `segurança nacional` ", afirmou a entidade em comunicado divulgado recentemente.

Entretanto, em Portugal, a nossa memória colectiva é votada ao abandono.


Durante anos a sede da PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) funcionou nos nº30 a 36 da Rua António Maria Cardoso, em Lisboa.
Após o 25 de Abril de 1974 este edifício foi votado ao abandono, sem que houvesse qualquer interesse em fazer ali nascer um local onde a memória dos dias e noites de torturas de milhares de portugueses e portuguesas pudesse ser preservada.
Hoje, um grupo privado pretende fazer da antiga sede da PIDE um condomínio privado de luxo... (fonte: mailing list da ATTAC)

A Invasão Silenciosa

Boletim da Latitude zero

O cultivo e comercialização de organismos geneticamente modificados - OGM ou transgénicos – ganha terreno na União Europeia, passando pelas malhas da legislação com a colaboração de agricultores, dos governos e da própria Comissão. O melhor exemplo é o da principal potência agrícola da UE, a França. O cultivo de OGM só é autorizado para exportação – pragamatismo económico – e as autoridades mantiveram secreta informação sobre as áreas cultivadas – falta de transparência. Dos mesmos males sofre a Comissão, que autorizou a importação de uma couve transgénica - o GT 73 – contra o parecer de 19 dos ministros do ambiente da União.

Véronique Smée - Novethic

segunda-feira, outubro 03, 2005

Timor

Peixe-palhaço na praia de Kristu-Rei, Timor. É mesmo assim, lindo de morrer... sem filtros...

Image hosted by Photobucket.com

As torres do nosso descontentamento

Está ali...

Image hosted by Photobucket.com

Já não está!

Image hosted by Photobucket.com

Antenas de telemóveis disfarçadas de ciprestes… Desenvolvidas no Reino Unido porque o pessoal começou a bater o pé e a não querer mais torres e antenas a conspurcar a vista.

Autopia

Uma das consequências do aumento do preço do petróleo nos Estados Unidos tem sido o aumento das vendas de bicicletas: de acordo com a Câmara de Comércio dos EUA, nos últimos 12 meses venderam-se nos EUA mais bicicletas que carros...