sexta-feira, outubro 21, 2005

Casiquiare

A bacia do Amazonas e do Orinoco não estão isoladas; o rio Casiquiare, de mais de 350 Km, liga as duas bacias hidrográficas; foi cartografado por Humboldt em 1801, deitando por terra a teoria de que os grandes rios nunca podiam ter ligações entre eles.



A direcção do fluxo neste rio depende do nível das águas no Orinoco e no rio Negro (Amazonas). É o maior rio conhecido a ligar duas bacias hidrográficas.



Antes de Humboldt, em 1639, o padre Jesuíta Acuna tinha relatado a existência deste "canal", mas até à descrição detalhada e documentada (com lindas cartas geográficas) de Humboldt, 162 anos mais tarde, a teoria vigente da independência das grandes bacias continuou a imperar. Humboldt não descobriu nada de novo, mas seguiu o método científico para descrever o "acidente" geográfico do Casiquiare, e ficou assim para a história como o "descobridor" oficial deste interessante fenómeno natural.

1 comentário:

AurorA disse...

olá!
Me chamo Aurora, sou estudante de geografia e estou estudando sobre o rio orinoco e sua bifurcação, o casiquiare. Achei interessante o que você escreveu sobre eles, gostaria de conversar mais sobre esse assunto com você e saber qual foi a sua fonte de pesquisa.
Aguardo ansiosa uma resposta sua,
obrigada desde já
aurora1907@hotmail.com