quinta-feira, outubro 06, 2005

Não sabemos nada...

Os monstros marinhos povoam todo o mito que visite o mar e se preze. Na 3ª classe aprendi que foram os portugueses que finalmente se deixaram de tretas e se fizeram ao mar. Mas helas! eles existem!

Image hosted by Photobucket.com

Esta fantástica fotografia mostra uma lula gigante (género Architeuthis), observada e filmada na sua vidinha do dia-a-dia pela primeiríssima vez no Japão. Estas criaturas vivem a grandes profundidades, e só se sabia que existiam porque de vez em quando há restos que vêm dar à terra ou são encontrados em estômagos de baleias. É fabuloso pensarmos na enorme quantidade de criaturas tão maiores que nós que partilham esta Terra sem que nunca nos tivessemos cruzado...

Bom, alguns provavelmente até se cruzaram, a acreditar em alguma coisa dos inúmeros relatos sobre lulas do tamanho de autocarros. O Júlio Verne celebrizou uma destas meninas nas Mil Léguas Submarinas: “uma lula de dimensões colossais, tentáculos com 8m...”. Pois este exemplar agora filmado nas ilhas Bonin, Japão, media justamente 8m de comprimento.

Image hosted by Photobucket.com

Mas há-os muito maiores: no Atlántico e Cantábrico, aqui bem mais perto de nós, já foram encontrados (mortos...) exemplares da espécie Architeuthis dux com mais de 20 m de comprimento. Este A. Dux, que também vive pelos Açores, pode pesar até uma tonelada...

Image hosted by Photobucket.com

Já foram vistas lulas gigantes a atacar baleias, e nos anos 30 uma lula terá mesmo confundido um torpedeiro da marinha norueguesa com uma baleia, atacando-o por três vezes... As lulas são Cefalópodes (cerca de mil espécies), grupo de animais desprovido de coluna vertebral, com cérebros bem desenvolvidos e um sistema circulatório com três corações, artérias e veias. A ficção científica e a animação são uma brincadeira ao pé disto.

Image hosted by Photobucket.com

Sem comentários: