quinta-feira, outubro 27, 2005

Uma história evolutiva recente



Quando os Europeus chegaram à Australia, começaram por desmatar o continente e levaram com eles animais domésticos, plantas exóticas e gado, muito gado. O problema é que os marsupiais fazem uns excrementos muito secos e fibrosos, ao passo que as vacas fazem bostas de mais de 2 quilos, pouco secas (é o mínimo que se pode dizer). Por isso, rápidamente as vacas introduzidos começaram a produzir enormes quantidades de bosta que não tinham um" inimigo" natural, já que os simpáticos escaravelhos da bosta Australianos recusavam-se terminantemente a lidar com esta nova bosta introduzida. Os verdejantes campos começaram assim a ficar acastanhados, e a salutar integração dos nutrientes no ciclo ecológico tardava, com consequências desastrosas para a saúde dos pastos e para a rentabilidade da produção de carne na Austrália.

Por isso, entre 1966 e 1986 o CSIRO lançou um projecto de introdução de escaravelhos da bosta, do qual dependia o sucesso ou o colapso desta industria alimentar. Em 1966, sete espécies foram recolhidas a partir do Hawai, que previamente já tinha sido alvo do mesmo procedimento. Destas, 5 foram introduzidas em Queensland, e 3 estabeleceram-se rapidamente: Onthophagus gazella (que se tornou muito abundante e provocou um impacto impressionante nas bostas acumuladas), Liatongus militaris e Onthophagus sagittariu.

Depois do sucesso desta primeira introdução, os criadores de gado financiaram um novo projecto que previa a introdução de escaravelhos vindos da África do Sul, adaptados aos diferentes climas existentes na Austrália. E assim, hoje em dia, Onthophagus gazella e Euoniticellus intermedius estão presentes em 99% do território de Queensland, os prados são verdejantes outra vez, e os Australianos comem e exportam montanhas de carne de vaca...

Quem me contou esta pequena história foi o Joaquin Hortal, a quem agradeço muito....

Sem comentários: