
Ver mais informação em Earth Policy Institute
Que la pluma sea también una espada y que su filo corte el oscuro muro por el que habrá de colarse el mañana [Subcomandante Marcos]



Este post é dedicado ao Pedro, que foi célere em apontar o dedo aos subsídios europeus para explicar o interesse da Espanha pelo açafrão. Aparentemente, a moda terá sido introduzida em Espanha pelos sírios, durante as invasões árabes. A expansão árabe começou do outro lado do Mediterrâneo, exactamente onde (já então) se concentravam as maiores plantações de Crocus sativa: na Pérsia (actual Irão). Com a invasão árabe muitos persas abandonaram o país, disseminando a produção de açafrão onde se iam instalando. Ora o Crocus sativa precisa de Verões muito quentes e Invernos frescos e húmidos, condições que não existem na Península Arábica, a primeira no caminho dos tais emigrantes arrastados pela leva das invasões: o pessoal veio então andando, até finalmente encontrar essas condições em Marrocos e, por fim, Espanha. Até aqui, cheguei; não consegui foi perceber porque não se instalaram também pelo sul de Portugal... Talvez agora as migas à alentejana fosse amarelas e não vermelhas!







Dez anos depois de se terem alcançado em Pequim importantes compromissos para a eliminação da discriminação contra as mulheres, as Nações Unidas reúnem de novo em Nova Iorque sobre este tema. Até 11 de Março, a igualdade entre os sexos foi objecto de discussão e análise. Um relatório já apresentado revela dados surpreendentes: o Ruanda é neste momento o primeiro país do ranking em termos de paridade parlamentar entre os géneros, com 48,8% de mulheres deputadas, relegando para segundo lugar a Suécia. Mais sete países em vias de desenvolvimento estão entre os 17 melhor classificados.
Katherine Stapp - Inter Press ServiceONU - Boletim da Latitude Zero

Esta é uma planta da espécie Crocus sativa, a planta que produz o Açafrão, a especiaria mais cara do mundo: 1kg custa cerca de 10 mil euros. Vende-se em pó ou em filamentos. Esses filamentos avermelhados são de facto os estigmas da flor desta espécie, cultivada específicamente para produção de Açafrão há milhares de anos. De facto a Crocus sativa é estéril, pelo que se não fosse o uso humano já se teria extinguido há muito tempo! Acredita-se que esta espécie tenha derivado duma prima que ocorre naturalmente em Creta, a Crocus cartwrightianus. O Açafrão é sobretudo usado como condimento, mas também medicinalmente e como corante natural.


Um ano após o atentado terrorista de Madrid, vale a pena reflectir sobre as ligações entre o terrorismo e a economia globais. Graças à liberalização das transacções comerciais e financeiras desde os anos 90, os grupos terroristas forjaram novas ligações entre si e com o crime organizado, realizando investimentos por todo o mundo. A Nova Economia do Terror vale actualmente 500 biliões de dólares, ligados aos 500 biliões gerados por negócios do crime organizado e aos 500 biliões de movimentações financeiras ilegais. Bin Laden, o empresário terrorista, é o exemplo acabado deste fenómeno.


GIULIANA SGRENA:
El chófer había por dos veces comunicado con la embajada de Italia que ibamos hacia el aeropuerto que sabía supercontrolado por las tropas norteamericanas, faltaba menos de un kilómetro me han dicho... cuando.... sólo recuerdo fuego. En aquel momento una lluvia de fuego y proyectiles se ha abatido sobre nosotros callando para siempre las voces divertidas de pocos minutos antes.
El chófer ha empezado a gritar que eramos italianos, "somos italianos, somos italianos...", Nicola Calipari se ha tirado sobre mí para protegerme, y enseguida, repito enseguida, he sentido su última respiración que murió encima. Tenía dolor físico, no sabía por qué. Pero he tenido una fulguración, mi mente ha recordado a las palabras que los secuestradores me dijeron. Ellos declararon de estar hasta el final encargados de liberarme, pero debía estar atenta "porque los americanos que no quieren que tú vuelvas". Entonces, cuando me lo dijeron, juzgué aquellas palabras como superfluas e ideológicas. En aquel entonces para mí estaban lejos de adquirir el sabor de la más amarga de las verdades.
Leia o artigo completo em Sodepaz







