terça-feira, março 22, 2005

Água: que não falte

Fórum Alternativo Mundial da Água propõe acções globais para fazer da água um bem comum e um direito humano, e sobretudo, impedir que seja negociada em acordos como o GATS

Sergio Ferrari

Genebra - Mais de 1.200 representantes de 150 organizações e movimentos dos cinco
continentes participaram do II Fórum Social Mundial Alternativo da Água (na sigla em francês, Fame), ocorrido entre os dias 17 e 20 de março último.

O exigido por todos foi que a água seja considerada património comum para a humanidade, excluída, portanto, da esfera comercial e das regras de mercado.

Como presidentes de honra do encontro, o ex-presidente português, Mário Soares, e Danielle Mitterrand. Entre os convidados especiais, Jean Ziegler, sociólogo e escritor suíço representante das Nações Unidas para o Direito à Alimentação.

Na sua declaração final, divulgada domingo, dia 20, o Fame destacou os quatro pilares sobre os quais se organizaram os eixos temáticos dos debates:
(1) o acesso à agua como direito humano inalienável;
(2) o líquido vital como bem comum;
(3) o financiamento colectivo para o acesso à água e
(4) a gestão democrática da água a todos os seus níveis.

A declaração salienta que a água não pode ser negociada em acordos comerciais -- multi ou bilaterais -- ou junto a instituições financeiras internacionais.

O Fame 2005 exige, ao nível mundial, um estatuto para a água que permita: cuidar globalmente do ciclo da água; o impedimento da sua apropriação; a garantia de uma responsabilidade colectiva sobre o líquido vital; e, finalmente, que seja assegurada a “sua gestão e controlo por uma autoridade pública fundada sobre um poder político legítimo”.

Leia o artigo completo

Leia também as outras matérias da cobertura especial de Planeta Porto Alegre sobre o tema:

Nos esgotos da Vivendi
O direito e o poder
Os donos da água

Afinal, só na Ásia, mais de 700 milhões de pessoas ainda não têm acesso a água potável...

Sem comentários: