sexta-feira, dezembro 30, 2005

Hipocrisias

Em França, os navios com resíduos perigosos são enviados para a Índia para desmantelar. As condições de trabalho dos operários Indianos são tão más, que a morte certa destes infelizes fica marcada para muito breve. Os mesmos governos que se revoltam com a violação dos direitos humanos na china a propósito da importação de texteis baratos enviam barcos e porta-aviões para demantelar noutros países, quando no seu próprio país essa tarefa nunca seria permitida pelas leis Europeias e pela sociedade. No caso dos texteis chineses, dava jeito falar de direitos humanos; no caso dos porta-aviões mortais, esse detalhe é irrelevante...

OUTRO ANO DE PASSAGEM

29 Dez 2005 a 1 de Jan 2006
ÉVORA

A PédeXumbo e a Sociedade Harmonia Eborense, em conjunto com uma série deassociações eborenses, organizam uma passagem de ano com Bailes, Concertos, Dj’s, Curtas de Cinema e Teatro, Oficinas de Dança e muita música. Um novo programa a descobrir, em Évora.

Programação de dia.

A programação vai decorrer por vários espaços em Évora: nos Celeiros(antigos Celeiros da EPAC), SOIR – Joaquim António d’Aguiar, Praça do Giraldo , Oficinas da Comunicação (Largo Dr. Mário Chicó) e duas tendas no Largo 1º de Maio, junto à Capela dos Ossos.

++ informações


segunda-feira, dezembro 26, 2005

terça-feira, dezembro 20, 2005

Eu sim, consigo!

Em 2002 fui dar aulas para Timor. A experiência foi extraordinária e muito positiva, mas isso não me impediu de identificar uma série de falhas no programa de cooperação: claro, entrei numa lista negra de onde nunca mais saí. A minha principal crítica dizia respeito ao modo como o português estava a ser ensinado: os meus alunos estavam no 4º ano duma licenciatura ao longo da qual tiveram aulas diárias de português e, contudo, a maioria não entendia nem sabia exprimir-se nesta língua. Foi-me dito que não podia colocar em causa a qualidade de colegas honestos e empenhados: como é tradição em Portugal, a eficiência mede-se pela honra do agente, e não pelos resultados da sua actuação.

Os ditos resultados só podiam (oficialmente) ter uma explicação: os timorenses não conseguem mesmo aprender. Devido às circunstâncias, poder-se-ia pensar que se tratava de uma atitude paternalista e colonialista. Mas penso que é apenas a vertente “cooperação” da atitude nacional: também nas escolas portuguesas a geração rasca expiou as culpas dos contumazes maus resultados.

Entre os meus alunos, a E. atribuí a nota 9 (de 0 a 20). Com um 9 já passava, mas não lhe dei um 10 porque ela mal conseguia responder a um exame escrito, e uma oral... nem pensar. E. está agora em Cuba, a estudar medicina. Estudou espanhol durante 1 ano em Díli (2004), e agora fala (e escreve emails) em espanhol fluente. Há 600 (!) timorenses a estudar medicina em Cuba.

Fiquei curiosa sobre o método de ensino de línguas cubano. Chama-se então Yo sí puedo, e é um programa expedito de ensino que pretende acabar com o analfabetismo no mundo inteiro (1/3 da população mundial, segundo a UNESCO).

Pela amostra, não duvido! Entretanto o primeiro-ministro timorense, Mari Alkatiri, que esteve recentemente de visita a Cuba, propôs-se a Fidel Castro traduzir os manuais do tal método para português. Esta tradução, aparentemente, irá ser feita por professores brasileiros que se encontram em Timor.
.

Em suma: não nos precisamos preocupar mais com a aberrante taxa de analfabetismo que ainda existe em Portugal! Brevemente teremos acesso a “Eu sim, consigo”, um método de ensino inventado por cubanos e traduzido para português por brasileiros pagos por timorenses! Iremos fazer parte do milhão de pessoas de 20 países diferentes que já aprenderam a ler à conta deste método...

mpf


Image hosted by Photobucket.com

Anti-Americanismo

A política oficial dos EUA define-se como um “'full spectrum dominance'. ( domínio total em todas as frentes). Os termos não são meus, são deles. E 'full spectrum dominance' significa domínio da terra, mar, ar e espaço e de todos os bens neles existentes.Os EU ocupam hoje 702 instalações militares espalhada pelo mundo em 132 paises, com a honrosa excepção da Suécia, claro. Não sabemos como conseguiram chegar lá, mas que lá estão, lá isso estão.

Os EU possuem 8.000 ogivas nucleares activas e operacionais. 2.000 estão em alerta máximo, prontas a serem lançadas em 15 minutos. Estão a desenvolver novos sistemas nucleares chamados “bunker busters” ( destruidores de bunkers). Os britânicos, sempre cooperantes, tencionam substituir o seu próprio missil nuclear, o Trident. Quem, pergunto-me eu, querem eles atingir? Osama bin Laden? Tu? Eu? O Zé da esquina?China? Paris? Quem sabe? O que sabemos é que esta insânia infantil – a posse e a ameaça ao recurso de armas nucleares está no próprio coração da actual filosofia política americana. Temos de nos lembrar que os EU estão em permanente pé de guerra e não se vê sinais de que isso abrande.

Extracto do discurso de Harold Pinter

Discurso do Nobel

Tradução ( 1 versão, provisória) de Jorge Silva Melo

segunda-feira, dezembro 19, 2005

Mais um acidente com lixo radioactivo

Uma explosão num forno da Ekomet-C terá causado apenas feridos. A Ekomet-C é uma companhia privada que processa lixo radioactivo da Central Nuclear de Leningrado, Russia. Há três anos que a companhia opera sem um projecto de impacto ambiental aprovado pelo governo, portanto não estão estimadas as consequências dum acidente deste tipo. Mais aqui.

domingo, dezembro 18, 2005

Tristes curiosidades

Os mesmos que ontem falavam da falta de solidariedade dos países ricos para com os pobres na União Europeia esqueceram-se rapidamente destas lindas palavras nas negociações da OMC, onde os países ricos (como os da União Europeia) demonstram uma enorme falta de solidariedade para com os países mais pobres do planeta.

sexta-feira, dezembro 16, 2005

Problemas que resultam em boas ideias...

Greve nos transportes públicos em Nova Iorque: para evitar o bloqueamento do trânsito, a polícia só permite a entrada em Manhattan de carros com mais de 4 passageiros. Nas famosas 5a avenida e Madison Avenue só estará mesmo permitida a circulação de autocarros e bicicletas e afins. A ver se aquando da próxima greve em Lisboa alguém pega nesta ideia...
mpf

A Música une o que a Política separou

A Antena 1 organizou uma série de entrevistas a alguns dos candidatos à Presidência da República. As ditas são conduzidas por Maria Flor Pedroso, que pede a cada entrevistado que leve um disco com que terminam o diálogo. E não é que, sem o saberem, Manuel Alegre e Mario Soares escolheram exactamente o mesmo disco? Ai que azar...
mpf

quinta-feira, dezembro 15, 2005

Os nossos políticos...

Na generalidade, eles [os nossos políticos: Soares, Sampaio, Santana Lopes, Cavaco Silva, Sócrates ] respondem aos problemas concretos, da sociedade e dos cidadãos, da mesma maneira que Maria Antonieta (a tal que “perdeu a cabeça”) respondia quando o povo famélico dizia que não tinha pão:

“Se não têm pão, comam “croissants”…

Biranta (leia o post completo)

Última hora!

Cavaco Silva e Mário Soares recusaram convite para participar no "Levanta-te e Ri"

Um não consegue rir; o outro não consegue levantar-se.

Humor

Programa: Natal dos Hospitais, desde 1921 (+ ou -).
Canal: RTP 1
Hora: demasiado cedo
Dito hilariante: "Vai haver música para todos os gostos"
Como por exemplo: "Marco Paulo, Emanuel, Anjos e Mónica Sintra."
Conclusão: Musicalmente, também faço parte de uma esmagadora minoria.
Culpa: Fundadora do Natal dos Hospitais - Lutgarda de Caires

Maremoto (Take 2)

Festival Internacional de Cinema de Dubai

DUBAI (Reuters) - Dhruv Dhawan só queria fazer um filme sobre os sobreviventes do maremoto no Sri Lanka, mas acabou por filmar uma história clássica de como os países em desenvolvimento, na sua longa marcha rumo à prosperidade, passam por cima das necessidades dos pobres.


Depois de ondas gigantes atingirem a costa dos países do sudeste asiático em dezembro do ano passado, matando mais de 200 mil pessoas, o Sri Lanka proibiu as construções numa área costeira que se estende por 100 metros na zona afetada pelo maremoto. No entanto, enquanto as comunidades de pescadores pobres foram advertidas sobre novas ondas gigantes e receberam promessas de novas casas mais ao interior, empresas de turismo ocuparam a área costeira e começaram a receber turistas ocidentais. Para o governo, o Sri Lanka apenas aproveitou a oportunidade de transformar o desastre num bem, recuperando boa parte dos 3,5 bilhões de dólares investidos na recuperação pós-maremoto em novas cidades reluzentes.
Image hosted by Photobucket.com

Mas "From Dust", de Dhawan, filmado nas cidades de Galle e Koggala, no sul do país, sugere que os pobres foram simplesmente despejados do local que hoje é considerado uma área imobiliária de elevado valor. "Mentiram-lhes, nomeadamente incutindo o medo sobre um novo maremoto que estava para chegar", afirmou Dhawan após a estreia do documentário no Festival Internacional de Cinema de Dubai, na segunda-feira. "Nunca saberemos, apesar das declarações do governo, da verdade dos factos", acrescentou, estimando o número de sem-abrigo em 350 mil, a maioria vivendo em barracas.


No filme, Dhawan entrevista membros da ajuda humanitária que contam como as autoridades os fizeram derrubar casas parcialmente atingidas em vez de reconstruí-las.
"Não reconstruímos uma única casa. (O governo) está a transformar a crise numa oportunidade para alguns", afirma um oficial da marinha norte-americana.Numa cena, funcionárias da Directoria de Turismo do Sri Lanka, à qual Dhawan teve acesso, mostram o planeamento duma grande expansão turística. (...)

Pedra meteorológica: simples, barata, funciona sempre



quarta-feira, dezembro 14, 2005

Oferta de emprego

São precisos 3 animadores socio-culturais, para entrarem o mais breve possível, numa Escola Secundária em Sacavém e trabalharem com jovens até ao 9ºano. Esta acção faz parte de um projecto da Câmara Municipal de Loures na Quinta do Mocho.

Se estiver interessado ligue para Cristina Santinho, tlm:96 2882971

O Natal dos desempregados no Teixoso

Beira Serra dinamiza grupo de desempregados no Teixoso
A provar que nem sempre a situação de desemprego é impeditiva de se ter uma atitude empreendedora, um grupo de pessoas do Teixoso tem andado nas últimas semanas a trabalhar entusiasticamente na confecção de peças artesanais que pretende vender no próximo fim-de-semana. No Largo da Igreja estarão à venda peças que poderão fazer a diferença nas ofertas de Natal deste ano e que vão desde bijutaria até telhas tradicionais decoradas.
.
Trata-se de uma iniciativa que surge no âmbito da intervenção da Beira Serra que conta com a colaboração da Junta de Freguesia e pretende envolver de forma activa os desempregados do Teixoso combatendo assim o isolamento, a baixa auto-estima, o desânimo que a situação de desemprego provoca.A venda de Natal que decorre no próximo fim-de-semana é apenas uma das vertentes das actividades que têm sido levadas a cabo com este grupo composto por mais de duas dezenas de homens e mulheres. De facto, para além destes ateliês que estimulam a criatividade e aumentam a auto-estima, tem-se apostado no reconhecimento e validação de competências pelo que se criaram duas turmas cujos formandos esperam e breve obter o diploma do 9º ano de escolaridade.
.
Funciona também na Junta de Freguesia um gabinete social onde os desempregados e outras pessoas podem encontrar as informações e o apoio necessário para resolverem os problemas de índole socio-económica que os afectam. Paralelamente, é dinamizada pela equipa técnica da Beira Serra uma bolsa de emprego e formação que tem como propósito facilitar a articulação entre a oferta e a procura de emprego. Decorre ainda nesta freguesia uma acção de formação sobre empreendedorismo frequentada por 12 formandos que tem como objectivo capacitar pessoas com uma ideia de negócio para a sua concretização. O que se pretende afinal com as acções deste projecto é promover o espírito de iniciativa da população através do desenvolvimento de actividades de orientação e formação para a criação do próprio emprego e para uma atitude activa na procura de uma ocupação profissinal.

terça-feira, dezembro 13, 2005

SIDA nos Mais Jovens

Boletim da Latitude zero

No Dia Mundial da Luta Contra o SIDA, 1 de Dezembro, colocamos o foco nos mais jovens: meio milhão de jovens com menos de 15 anos é vítima desta epidemia; dois milhões vivem com o vírus HIV e 15 milhões ficam órfãos pela mesma razão – mas menos de 10% recebem algum tipo de apoio social. A campanha “Juntos Pelas Crianças, Juntos Contra a SIDA”, lançada pela UNICEF, procura sensibilizar-nos para esta face menos conhecida de uma das mais terríveis doenças do nosso tempo

UNICEF

segunda-feira, dezembro 12, 2005

Eles queriam era a França

Através do Blog margens de erro, cheguei a estas interessantes sondagens:

Image hosted by Photobucket.com

Estes são alguns dos resultados de seis sondagens conduzidas na Jordânia, Líbano, Marrocos, Arábia Saudita, Egipto e Emiratos Árabes Unidos, sobre a percepção dos cidadãos acerca das motivações da política externa norte-americana em relação ao Médio Oriente, os planos nucleares do Irão, as perspectivas de democratização na região e outros temas relacionados.

Note-se como é praticamente nulo o capital político de que os Estados Unidos dispõem neste momento para aparecerem, aos olhos dos cidadãos no Médio Oriente, como uma potência benigna capaz de promover a democracia e o bem-estar. Alternativa: a França. Em resumo: um desastre.

Sondagens realizadas pela Universidade de Maryland e a Zogby International, aqui (pdf).

Mesmo com a controversia do véu islâmico, eles preferem é a França...

1.000.000 Kg

Mil toneladas: é a quantidade de lixo produzida diariamente em Lisboa. Não é na Grande Lisboa, é mesmo só na área correspondente aos 500 mil habitantes.

O inventor do CD


Fonte: Every cover tell a story

Aqui vemos um artista muito conhecido na Jugoslávia nos anos 60 e 70. Por azar, o Homem tem como apelido Ferrador. Vai daí, a publicidade da coisa passa pelo dito músico, numa ambiente proletário como convinha na Jugoslávia comunista, a forjar discos de Ouro: Mišo Kovać, o forjador de discos de Ouro. A última curiosidade é que o disco em causa parece-se brutalmente com os CD's de hoje; este Mišo era um visionário, o Julio Verne da industria discográfica.

Contas...

Um Jornalista iluminado falava das grandes superfícies, como elas mudaram as nossas vidas, do decréscimo do comércio tradicional, etc. E depois, avança com números: "A região de Lisboa e Vale do Tejo é líder incontestável, com 1/3 das grandes superfícies". No absoluto, a afirmação é verdadeira, mas é completamente ridículo afirmar a liderança de região de Lisboa, quando esta região tem 1/3 da população do país. Era a mesma coisa que dizer que a Região de Lisboa é líder incontestável do mercado imobiliário ou do número de deputados eleitos. Quando é que os senhores jornalistas aprendem a falar de números relativos (nº de superfícies/nº da população) antes de afirmar frases bombásticas sem conteúdo? fica o desabafo...

domingo, dezembro 11, 2005

Blocos Solidários

Boletim da Latitude zero

Os Moleskine são blocos de notas carismáticos, utilizados há mais de dois séculos por intelectuais, escritores e artistas plásticos. A INDE – Intercooperação e Desenvolvimento decidiu este natal convidar celebridades nacionais para personalizar 23 Moleskine, que serão leiloados no Miau.pt. Bárbara Guimarães, Mariza e Ruy de Carvalho então entre as personalidades que acederam a colocara sua assinatura nesta campanha de angariação de fundos.

INDE – Intercooperação e Desenvolvimento

sexta-feira, dezembro 09, 2005

MP2?

O lançamento do movimento MP3 (Mário Presidente pela 3ª vez) ficou ensombrado por uma terrível dúvida. Reparem bem na foto de família do lançamento do movimento (ver orginal aqui):

Image hosted by Photobucket.com

É que o boneco do movimento tem as suas parecenças mais do que óbvias com uma certa revista célebre pela sua associação ao Oryctolagus cuniculus, que por sinal até tem origem na Península Ibérica. Aliás, se tivessemos a patente deste simpático animal, dada a sua franca implantação em todo o mundo, não estaríamos certamente nas ruas da amargura e seríamos um país de sucesso, ainda mais do que a California. Só com os direitos conexos do Coelho da Páscoa, dava para alcatroar Portugal de uma ponta à outra numa faixa com 500 Km de largura.


Image hosted by Photobucket.com

Descubra as diferenças

Acho que os criativos do movimento jovem de apoio a Soares só não foram mais fieis nas sua cópia porque o coelho teima em ter apenas duas orelhas, o que não calhava nada bem para a ideia que queriam transmitir.

A Albânia da UE

"Abril abriu as portas mas, se não tivéssemos entrado para a União Europeia hoje éramos uma Albânia" disse o dr. Soares. Mas o que é que o dr. Soares tem contra a Albânia???
Tiago Alves

A grande questão é que se a Albânia tivesse tido as mesmas oportunidades que Portugal e tivesse entrado na Europa, hoje se calhar seria uma Irlanda ou uma Espanha; é que estas duas realidades não são comparáveis (Portugal-Albânia). O que eu gostaria de saber era qual o rendimento efectivo de cada país Europeu relativamente ao que recebeu da Europa, tipo aquela parábola dos talentos, onde um homem pôs os talentos a render e o outro os enterrou; nós claramente enterramos os talentos recebidos da Europa em Auto-estradas, muito betão, a alimentar uns quantos chicos-espertos e pouco mais do que isso.
A mim o que me aflige é que se gastaram milhões e milhões em estradas e betão (e é inegável que uma boa infraestrutura viária era necessária, mas em 1985 havia muitas outras coisas prioritátias, para além do betão), esquecendo no essencial os recursos humanos do país, a formação, a inovação, a produção científica, etc.
E pior que tudo isso, continuamos na mesma senda, com TGV's e OTA's que ninguém percebe muito bem para que servem, enquanto que as escolas primárias não têm condições, a formação é o que se sabe, as Universidades são conservadoras e mediocres, as empresas pouco competitivas e estagnadas, a agricultura desajustada da realidade mundial, a máquina do estado hipertofiada e pouco modernizada (e para este estado de coisas tanto contribuiram os governos do PSD como do PS), etc. etc. etc.

Voltando à Califórnia, nós hoje somos mas é a Albânia da União Europeia; essa é que é essa Dr. Soares...

Bhopal: nao devemos esquecer

Faz exactamente 20 anos: em Dezembro de 1984 uma fuga de gás numa fábrica de pesticidas em Bhopal, na Índia, causava 7.000 mortos e 20.000-50.000 feridos graves.

A fábrica da Union Carbide, uma parceria entre o governo indiano e uma empresa americana (sócio maioritário), foi construída a partir duma instalação semelhante em West virgina, EUA. A construção da fábrica indiana, contudo, não obedeceu aos mesmos critérios da fábrica em solo americano; também o pessoal que operava a fábrica tinha menos formação e experiência, e os regulamentos internos nunca passariam numa fiscalização americana. A última auditoria feita à fábrica, alguns anos antes do acidente, revelou mesmo inúmeras falhas (coisas tipo um sistema de arrefecimento desligado... e a sirene de alarme sem funcionar) que nunca foram corrigidas.

Bhopal era uma cidade com 900.000 habitantes, a capital de Madhya Pradesh. O gas cobriu uma área de 40km2; segundo o jornal indiano United News of India, 200.000 pessoas fugiram da cidade. Em Fevereiro seguinte, o Hindustan Times referia a morte de 25% das crianças nascidas de mães grávidas que se encontravam no local do acidente. Estima-se que continuem a morrer entre 10 a 15 pessoas por mês ainda como consequência da inalação do gas. E os restos da fábrica continuam lá, a poluir ar e água...

E depois desta nota negativa às autoridades estatais indianas e irresponsabilidade empresarial ocidental, uma nota positiva à iniciativa popular e solidariedade social: small is beautiful.

Image hosted by Photobucket.com
Em 1994, um indiano, Sathyu Sarangi, resolveu ir até Inglaterra dizer a quem o queria ouvir que era preciso ajudar os sobreviventes de Bhopal. Aí nasceria o Bhopal Medical Appeal, uma campanha de recolha de fundos que mais tarde permitiria a criação da clínica Sambhavna, um hospital especificamente dedicado às vítimas de Bhopal e alternativo às ajudas (financeiras e médicas) existentes, as quais se vinham revelando manifestamente insuficientes: it is possible to evolve simple, safe, effective, ethical and participatory ways of treatment monitoring and research for the survivors of Bhopal.

Na clínica Sambhavna todas as consultas e tratamentos são gratuitos, tendo já sido tratadas 16.000 pessoas. Esta clínica apresenta-se como uma alternatica aos hospitais tradicionais: pratica-se yoga e usam-se plantas medicinais; e os pacientes podem consultar uma biblioteca que vai reunindo tudo o que se sabe sobre o desastre de Bhopal e as doenças que os afligem. Em 2002 a clínica viria a receber o Margaret Mead Award, um prémio concedido a pequenos grupos que fazem a diferença.

mpf

P.S. Já agora, não é só o processo de produção: os pesticidas produzidos em fábricas como as de Bhopal também causam vítimas por todo o lado...

quinta-feira, dezembro 08, 2005

California?

Cavaco quer que Portugal volte a ser "a Califórnia da Europa"


"No passado, Portugal foi um País de sucesso. Dizia-se mesmo que Portugal era a Califórnia da Europa. Porque é que não podemos voltar a esse tempo?", questionou o candidato presidencial, numa referência implícita aos 10 anos em que foi primeiro-ministro, de 1985 a 1995.

Califórnia, só mesmo se for a da Arrábida:


Praia da Califórnia, Arrábida, lá mais para o início do século (Fonte: Sesimbra)

Caro Professor, também eu gostava de voltar a esse tempo, em que a falésia da praia da Califórnia (que é hoje simplesmente a praia da Sesimbra) ainda estava livre de mamarrachos e hóteis de gosto duvidoso. É que o sítio onde hoje estão esses edifícios, no tempo desta fotografia estavam lindas Tabaibas endémicas (Euphorbia pedroi, espécie que em todo o mundo apenas existe nas escarpas do Cabo Espichel, desde o Cabo até á escarpa Califórnia):

Image hosted by Photobucket.com
Tabaiba, notável endemismo do Cabo Espichel

Também eu gostava de voltar ao tempo da Califórnia da Arrábida em estado natural.

Cuidado com o degrau

Nova Iorque. Macy's. O Macy's é uma grande superfície americana, um "department store", como lhe chamam. (...)

Já todos andaram numa escada rolante. (Caramba, basta ir ao metro!) Nas que descem (e também nas que sobem) quando terminam, os degraus enfiam-se terra a dentro por umas ranhuras abertas no patamar onde acabam. Pois nestas do Macy's, de que vos falo, era tal e qual, com a pequenina diferença que, por serem já bastante antigas, existe um pequeníssimo desnível, abaulado, entre o degrau que se vai (e onde nós vimos) e a terra firme que se segue.


É esta minudência que foi promovida à qualidade de degrau e é por causa dela que o Macy's tem mais de 100 empregados (não os contei todos...) que não fazem rigorosamente mais nada do que berrar "watch the step" todo o santo dia. (...)

Para os europeus, os americanos são uns exagerados. Pronto, são. Mas este caso, que parece só mais um exagero, tem a ver com uma cultura de responsabilidade que Portugal exageradamente não tem.


Fonte

Nesta pequena rábula, Manuel Serrão fala da cultura de responsabilidade dos Americanos e tal; a mim, no entanto faz-me uma grande confusão porque é que eles não usam antes um daqueles bonecos giraços que ás vezes metem nas estradas quando andam a fazer obras ou então, a tradicional gravação dos metros ingleses quando abrem as portas "please, mind the gap" ; é que passar todo o dia a dizer "watch the step", "watch the step", "watch the step" (à razão de 20 vezes por minuto, 60 minutos por hora, 8 horas por dia, 22 dias por mês, 12 meses por ano, daria umas 2 milhões, quinhentos e trinta e quatro mil e quatrocentas vezes de "watch the step" por ano de trabalho) não deve ser lá muito saudável. De certeza que um mês naquilo e começam a crescer-lhes penas de papagaio na cabeça; ao fim de um ano, já o cérebro atrofiou completamente por utilização indevida e insistente das mesmas sinapses nervosas 2534400 vezes...

quarta-feira, dezembro 07, 2005

A OMC e você

Image hosted by Photobucket.com

Bandas filarmónicas

Ouvi na Antena 1 que a partir de Janeiro próximo a Antena 2 teria uma nova programação (finalmente vão deixar de ser uma rádio para gente que se quer e crê diferente!): vão passar a olhar com outros olhos para o Jazz, as músicas do mundo, o fado... e as bandas filarmónicas! Esta foi a parte que me atraiu mais, já que sou fã de bandas.

Image hosted by Photobucket.com
Segundo a notícia ouvida, passarão a emitir concertos de bandas em coretos! Ainda mais fantástico... As bandas são um verdadeiro viveiro (popular) de músicos, que ainda por cima tem produzido alguns profissionais da mais elevada sofisticação!

Image hosted by Photobucket.com

Ainda bem que finalmente a Antena 2 lhes vai prestar devida divulgação. Já agora, depois de assentarem, vejam lá se arranjam um site decente na net: é que não consegui confirmar esta notícia (e saber mais pormenores) na fonte, apenas nos jornais. E não há como fugir-lhe: hoje em dia as rádios também têm que ter um pé cibernético...

mpf

Info 1: a primeira imagem é da Sociedade Filarmónica da Mata, fundada em 1870, a segunda é da Banda Filarmónica de Caneças, de 1884

Info 2: as bandas nestas bandas

Pouca terra, pouca estratégia...

Parece que o TGV vai custar o dobro do novo aeroporto. Como é possível falar-se ao mesmo tempo em encerrar linhas da CP por desinteresse do Estado nas ferrovias? Como é possível que se continue a sair de Évora – cidade património da humanidade a 130 km da capital – numa automotora? Como é possível que se viaje entre a Covilhã e a Guarda – dois polos de desenvolvimento importantes no Interior – numa automotora que demora 1h a percorrer 40 km?

Image hosted by Photobucket.com
Como é possível alguém depois se atrever a dizer que as linhas rápidas Lisboa-Porto são muito usadas, mas estas outras têm pouco movimento?

mpf

terça-feira, dezembro 06, 2005

Abraços à Aba

Agradecemos à Aba de Heisemberg a simpática referência; desde o início que a Aba é um daqueles blogs a que volto sempre, para descobrir notícias muito fora do comum, de onde emana um manifesto prazer em satisfazer a curiosidade de quem por lá passa. Continuem o bom trabalho, e não dêm tréguas à curiosidade: o importante é matá-la, nem que seja à paulada.

PS - por aqui o pessoal não é muito de parabéns, afagos nas costas ou elogios gratuitos. Mas com a Aba não dá mesmo para resistir..

Cabras por Diamantes

Boletim da Latitude zero

Roy Sesana y Jumanda Gakelebone estão até 11 de Dezembro na Europa em campanha para salvar o seu povo. Os bosquímanos são uma das tribos mais antigas de África. Após milhares de anos na região do Kalahari, desde 2000 foram sendo expulsos para campos de alojamento onde sucumbem ao alcoolismo, à prostituição e ao SIDA. O governo do Botswana justificou a medida com uma alegada doença das cabras da tribo. Simultaneamente, multiplicou as concessões para a extracção de diamantes. O golpe final nos últimos resistentes que ainda habitavam a reserva foi dado há poucos meses, quando as autoridades cortaram o fornecimento de água à reserva e proibiram qualquer acesso não autorizado à mesma.

Survival

Macro (?) microcrédito

Segundo o Jornal de Negócios online,

O Ministério da Economia vai lançar em Janeiro de 2006 um novo sistema de microcrédito no valor de 64 milhões de euros. Desenvolvido no âmbito do Plano Tecnológico, o Finicia vai financiar projectos até 100 mil euros e divide-se em capital de risco e garantias bancárias. O anúncio foi feito por Manuel Pinho, ministro da Economia, no encerramento da cerimónia de entrega dos prémios BES Inovação que decorreu esta amanhã no Pavilhão de Portugal.
.
À primeira vista, emprestar dinheiro a pessoas pobres para criarem uma empresa ou para se auto-empregarem parece uma fantasia. A experiência mostra, porém, que é mais arriscado emprestar a ricos: eles são menos cumpridores nos pagamentos e os calotes são maiores. A ideia de que a iniciativa económica não é monopólio dos ricos surgiu num dos países mais pobres do mundo, o Bangladesh, onde M. Yunus teve a coragem (brilhante ideia?) de apostar na capacidade de gente pobre mas com iniciativa para, com um pequeno empréstimo, se lançarem numa actividade por conta própria que lhes permitisse saírem da miséria. Os resultados foram espectaculares: o Grameen Bank é agora uma grande instituição que tem lucros emprestando a gente paupérrima. O êxito da iniciativa estendeu-a a muitos outros países, e hoje há no mundo mais de 12 mil instituições que concedem microcrédito a 55 milhões de famílias, metade das quais viviam com menos de um dólar por dia.
.
Em Portugal, mais de 481 empréstimos concedidos no sistema de Microcrédito, num valor global de 2,1 milhões de euros, traduziram-se na criação de mais de 561 empregos. A aparente fantasia tornou-se realidade. Mas estamos a falar de pequenas coisas. Embora pequenas coisas que podem conduzir a grandes mudanças na vida das pessoas. Exemplo? Um/a florista de rua que com algum dinheiro se consegue estabelecer num pequeno negócio de bairro.
.
Ora esta notícia do Jornal de Negócios é muito estranha: é que, mesmo na Europa, créditos atribuídos pelo sistema de Microcrédito raramente chegam aos 25 000 euros! E mesmo estes valores pertencem já ao universo do Microcrédito Empresarial, o qual é uma excepção à ideia inicial que, para demarcação, se passou a designar como Microcrédito Social. Até porque é difícil acreditar que alguém que precisa e obtém 100 mil euros de empréstimo não o consiga obter pelas vias tradicionais... Porque esta é uma das características que sempre diferenciou o Microcrédito: um sistema que servia pessoas que não conseguiam provar a sua mais-valia no sistema bancário tradicional. Segundo os dados disponibilizados pela Associação Nacional de Direito ao Crédito, os microcréditos atribuídos até ao momento em Portugal pouco passavam dos 4 mil euros por projecto. E o limite agora de repente passa para 100 mil?? Qual será a ideia do Ministro?
.
mpf

segunda-feira, dezembro 05, 2005

Mitos climáticos em Portugal

Importado dum blog muito interessante e pertinente, o Mitos Climáticos:

Aplauso a um Prof.
No jornal PÚBLICO de 2 DEZ 2005, na secção das «Cartas ao Director», apareceu uma muito interessante carta do prof. José Filipe dos Santos Oliveira que foi intitulada «Em defesa do ambiente» mas que devia ser «Em defesa da verdade».


O prof. catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Nova de Lisboa, responde ao seu amigo Humberto Rosa, actual secretário de Estado do Ambiente, relativamente a uma entrevista que este deu recentemente ao PÚBLICO.A oportunidade da entrevista estava relacionada com a abertura da COP 11 de Montreal. Embora o Prof. ainda esteja influenciado pela teoria falaciosa do efeito de estufa antropogénico, as suas considerações são muito pertinentes.Se a mitigação da emissão de gases com efeito de estufa, em vez da adaptação a uma nova realidade climática que vem dos anos 70 do século passado, resolvesse algum problema climático, a estratégia perseguida está totalmente errada.O que preocupa o Prof. Santos Oliveira não foi o tema da entrevista em si (a participação dos sectores dos transportes e dos edifícios na emissão antropogénica global de gases com efeito de estufa) mas a imprecisão dos alvos do secretário de Estado.

No fundo, o Prof. apresenta uma muito acertada alternativa a Quioto. O Protocolo, tal como se apresenta também no Programa Nacional para as Alterações Climáticas, tem por alvo quase exclusivo o abate das emissões de dióxido de carbono. Daí se ouvir falar no Mercado de Carbono que faz parte da ecologia do absurdo. Ora, o prof. Santos Oliveira diz, com grande propriedade, que não se devia dar prioridade ao dióxido de carbono. A prioridade devia ser dirigida a outros GEE como o metano e as partículas. Para isso, salienta que as emissões de GEE provenientes dos incêndios e do uso para a agricultura de solos sem aptidão agrícola são superiores aos dos transportes e do aquecimento dos edifícios. Diz ele que estas são mais do dobro das restantes emissões (incluindo as industriais).
Assim sendo, existe uma estratégia alternativa que é a de começar pelo ataque aos GEE que não-CO2.Aliás, embora ele não o diga, a alternativa seria mais económica, de efeitos mais rápidos e não necessitaria de uma estrutura burocrática tão pesada como a existente. Nem necessitaria de tantos intermediários (brockers) no negócio do carbono.
A alternativa do Prof. da FCT é próxima da apresentada há muito pelo pai do aquecimento global no artigo «Global Warming in the 21st Century: An Alternative Scenario», by HANSEN, James E. et al.Este artigo foi publicado no ano 2000 pelo Goddard Institute for Space Studies que pertence à NASA. A tese de James E. Hansen recorre ao seu próprio conceito de forçamento radiativo. De facto, a soma dos valores dos forçamentos radiativos dos GEE não-CO2 é bem superior ao do dióxido de carbono. Além disso, a elasticidade de substituição de tecnologias com e sem CO2 é praticamente nula. Por exemplo, a substituição dos transportes de passageiros tradicionais com tecnologias que emitem dióxido de carbono é possível por meio de bicicletas, triciclos e pernas que não emitem dióxido de carbono.
Outro aspecto da carta do Prof. muito interessante é de considerar que «…o senhor Secretário de Estado do Ambiente não é um fundamentalista ambiental, como disso sou testemunha, mas sim um especialista, entre muitos outros, que luta pela defesa do ambiente» (sic). Esta demarcação entre fundamentalistas ambientais e especialistas do ambiente é crucial. Só faltou afirmar que o “dossier” do “global warming” está a ser conduzido pelos fundamentalistas ambientais a começar por alguns Ministros (fundamentalistas) do Ambiente.
Declaração: O autor do MITOS CLIMÁTICOS, que aplaude esta carta do prof. José Filipe dos Santos Oliveira, declara que não o conhece pessoalmente. O mesmo acontece relativamente ao secretário de Estado do Ambiente.Aproveita também para declarar que o MITOS CLIMÁTICOS se situa estritamente numa zona de total neutralidade política. A colocação do debate científico no plano político está a conduzir a prejuízos gravíssimos para a humanidade.

O mistério da gripe das Aves

PORQUE será que o vírus H5N1 é sempre tido como altamente perigoso para o homem se na Ásia desde 1997 até hoje, 8 anos depois, no meio de uma população de 4 mil milhões de pessoas e de mais de 120 mil milhões de aves domésticas que convivem intimamente e em condições sanitárias deploráveis, causou apenas 60 baixas, enquanto outras doenças que causam números arrepiantes de baixas não são consideradas todos dias como altamente perigosas??? por exemplo:

Causas de Morte por Ano:

Sida 3 Milhões
Malária 1 Milhão (2000 crianças por dia)
Cancro (EU-15) 750.000
Doenças Coração (EU-15) 425.000
Diabetes (EU-15) 50.000
Acidentes Transito (EU-15) 45.000
Infecções (EU-15) 30.000
Gripe Comum (Portugal) 2000 a 3000


Oseltamivir

SERÁ que rendimentos de cerca de 1500 milhões de Euros até ao fim de 2005 com o TAMIFLU, já anunciados pelo seu fabricante e uma subida de 50% na bolsa das acções dessa empresa, justificam que se ande a assustar as pessoas para provocar uma corrida ás farmácias e a compra de um medicamento que até à 6 meses atrás era um fracasso comercial e que o mais provável é que não venha a servir para nada, justifica tudo isto???

Fonte: extracto de um mail que anda por aí...

Medir a Catástrofe

Boletim da Latitude zero

Foi lançado em Outubro o primeiro satélite com capacidade para medir eficazmente a velocidade a que o gelo dos pólos terrestres tem vindo a derreter. O CryoSat vai não só estudar a quantidade de superfície terrestre coberta de gelo mas também a espessura dessas camadas de gelo. O principal objectivo é observar o gelo no Ártico, pois esta camada é essencial para moderar o clima terrestre: se começar a derreter a grande velocidade, todo o nosso clima ficará irreversivelmente alterado.

Mark Peplow - Nature

O Outro Comércio

Boletim da Latitude zero

A 13 de Dezembro começa em Hong Kong mais uma conferência da Organização Mundial do Comércio. Aqui se decidirá se o futuro de milhões de pessoas nos países em desenvolvimento continuará apenas ao sabor das regras do mercado. À margem da conferência decorre a Feira e Simpósio de Comércio Justo, que pretende apresentar um modelo de desenvolvimento mais humano e menos liberalizante. Para além de uma feira com produtores de todo o mundo e de um desfile de moda “justa”, decorrerá um simpósio internacional com os temas Expandir Mercados de Comércio Justo na Ásia; Fortalecer o Comércio Justo Sul-Sul e Diversificar os Produtos Certificados.

www.fairtradeexpo.org

domingo, dezembro 04, 2005

E nós, apenas espectadores?

De 13 a 18 de Dezembro próximo, representantes de 148 Estados – tantos quantos os que integram a Organização Mundial do Comércio (OMC) – vão reunir-se em Hong-Kong para decidir das regras que regularão o futuro das trocas comerciais internacionais.

Esta Conferência ministerial, a 6ª desde que existe a OMC, propõe-se retomar o que não foi conseguido em Cancún: fazer o balanço do caminho percorrido desde Doha (Nov. 2001) onde se iniciou um novo ciclo, o nono, de negociações multilaterais e cujo programa foi apresentado como «a agenda de Doha para o desenvolvimento». Ler mais

Memória

Mais um blog, desta vez sobre a memória (documentada) do Professor-Técnico-Ex-político e agora Candidato Presidencial Cavaco Silva: Amnestesia©Anibal

Cá fica uma amostra (a azul):

Um famoso almoço


(Autobiografia Política, volume 1, pag 50)

PERGUNTA: PORQUE NÃO CONTA CAVACO SILVA O QUE FOI DECIDIDO NESSE ALMOÇO?

Sá Carneiro queria tomar medidas populares. Medidas eleitoralistas. E foram tomadas? O que fez o ministro das Finanças de Sá Carneiro? Demitiu-se? Não. Mas passados vinte anos vem deixar a lama aos pés de Sá Carneiro. Mas ele quer passar incólume. Incólume de quê?

Leia-se o artigo do economista José Silva Lopes sobre essa altura económica:

“A economia portuguesa foi assim atingida por um golpe duplo: por um lado, a subida dos preços do petróleo; por outro lado, a queda da procura das exportações (...). O equilíbrio da balança de pagamentos foi seriamente afectado (...) Face a estas condições a orientação da política económica foi oposta à que se seria de esperar”



(A Economia Portuguesa depois do 25 de Abril: 1974/1990)

E como foi que se ganhou essas eleições? Que medidas foram tomadas?


As medidas eleitoralistas



(A Economia Portuguesa depois do 25 de Abril: 1974/1990)

Silva Lopes ainda: “Os défices da balança de transacções correntes saltaram para níveis catastróficos (...) Por causa dos défices, assistiu-se a uma explosão da dívida externa (...). No fim de 1982, a banca internacional perante a crescente procura de novos empréstimos, estava a mostrar-se muito renitente em relação a Portugal. Foi por isso necessário voltar a efectuar vendas de ouro”.

Ou seja, o professor-técnico que tanto fala de rigor, não teve nenhum problema em criar um desiquilíbrio brutal nas contas públicas por razões eleitoralistas. E ainda andam para aí a falar do défice à boca cheia, quando tudo começou no Governo AD...

sábado, dezembro 03, 2005

MP3 e o crucifixo perdido

Depois de assitirmos à proliferação de blogs de apoio a uma ou outra candidatura, chegam agora uma nova vaga de apoios. Os pioneiros foram os Jovens apoiantes de Mario Soares, que constituiram um movimento, o MP3 (Mário Soares Presidente - 3) e que em breve terão um site, como noticia o JN.

Esperamos a qualquer momento pelo aparecimento dos seguintes movimentos:
(1) JPG (Jovens Por Garcia); (2) - TMP (Todos com Manuel Alegre Presidente); (3) - XLS (Geração X com Louçã Soberano da nação); (4) BMP (em Belém já Mora o nosso camarada Jerónimo, Presidente) e pelo muito aguardado (5) DOC: Deus Orienta Cavaco (sem enganos nem dúvidas), movimento eclético apartidário (mas com ligações à Opus, dizem as más línguas) de agradecimento ao Professor pela sua tomada de posição no afamado caso dos Crucifixos desaparecidos. A esse propósito, os DOC lançaram este filme que já é um sucesso de bilheteira:

Image hosted by Photobucket.com

sexta-feira, dezembro 02, 2005

Clube de Combate

Filme - Tertúlia | 3 Dezembro | Espaço CELEIROS | 21h



O Clube de Combate nasce do desejo de encontrar novas respostas para velhos e também novos problemas, para estabelecer parcerias e redes de actuação entre os movimentos sociais e como forma pragmática de realizar em Évora uma programação cultural que anseia “construir localmente, conectando globalmente”, uma dinâmica em torno de uma série de preocupações comuns.

Numa época em que o poder das imagens parece vingar, decidimos criar um espaço de programação/acção na área do audiovisual, ao qual se poderão juntar outras áreas artísticas (Artes plásticas, teatro, música...) que pretende dar a conhecer actividades de associações, casos positivos de luta cívica e de esperança e divulgar informação alternativa que dificilmente consegue espaço de opinião na maioria dos orgãos de comunicação social.

O filme será sempre um rastilho e nunca um fim, ou seja, não é pedido aos convidados para que se fixem no filme, muito pelo contrário. A trabalho desenvolvido, e o resto fica ao critério de cada um.
Todos os primeiros Sábados de cada mês. Às 21h. No espaço Celeiros [junto ao CC Eborim – em Évora]

Primeiro Combate: “Consumo, Consomes, Consumimo-nos”
Exibição dos Documentários “Gran Superfície” e “Czech Dream

Mais informação no Blog do Clube de Combate.

Fundamentalismos laborais

Depois do Vaticano afirmar que não aceita homossexuais nos seus "quadros" (continuo ainda sem perceber se aceita ou não heterosexuais praticantes), vem agora a OMS com outros fundamentalismos:

«A Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu deixar de contratar fumadores a partir de hoje, ao mesmo tempo que oferece apoio médico e económico aos trabalhadores actuais para que deixem de fumar.»
[Portugal Diário via Jumento]

Se a moda pega, os matadouros nunca mais irão contratar vegetarianos, o Estado deixará de empregar devedores ao fisco, os hospitais expulsarão todo o pessoal que tenha sombra de doença, a Banca não abrirá vagas para gente de escassos recursos económicos, o Instituto de Emprego não aceitará mais inscrições de desempregados e a Adega Cooperativa da Vidigueira despedirá todos os abstémios (e claro, a Philip Morris e a Tabaqueira mandarão para o olho-da-rua todos os não fumadores)...

A música de Cavaco

Parece que a música para as presidenciais da campanha de Cavaco será cantada pela sua mandatária para a Juventude, Kátia Guerreiro. Não surpreende, até é da música que a moça vive parcialmente (para além do fado, faz uns biscates num hospital).
Surpreendente são os autores da dita: Letra - Dias Loureiro; Música - Proença de Carvalho (ainda não tenho a certeza se ouvi bem, mas acho que sim).
Dias Loureiro, mafioso mór da tribo Social democrata, revela agora os seus dotes como escritor de letras de hinos presidenciais. E Proença de Carvalho, deve ter lá no escritório de advogados um daqueles programas catitas como o Encore ou o Sibelius, e nos intervalos para o café empinou o Hinos-presidenciais-mágico, do Eurico Cebolo, dominando assim a arte da composição, harmonização e contraponto. Mais, ao analisar a obra em questão há pequenas pérolas de estilo que se detectam facilmente: a voz principal é claramente inspirada no canto chão, e a harmonização tenta claramente escapar ao espartilho do tonalismo, enveredando na senda do modalismo experimental, ainda que timidamente, já que o Modo Eólio é abrutamente interrompido com uma cadência tonal de V7 - I. Caro Proença, nas próximas eleições tente o Mixolídio, está bem?
Só não percebo é como é que estes rapazes tão prendados para outras coisas continuam a sacrificar-se desinteressadamente pela política e pela coisa pública, quando podiam fazer um dinheirão no mundo do espectáculo.

quinta-feira, dezembro 01, 2005

Esclarecimento

Aquele anuncio da Vodafone onde aparece uma libélula a viver as suas 24 horas de vida furiosamente...


Efémera; em galego, mosca de Maio, em Inglês, Mayfly

Bem, aquilo não é uma libélula, nem sequer libelinha, como dia sim dia não continuo a ouvir na rádio; aquele simpático insecto é uma efémera, e isto a seguir é que é uma libélula:


Libelinha, neste caso Coenagrion sp.

Ou ainda isto:


Libélula, neste caso um Ophiogomphus.

As Libelinhas quando pousadas têm as asas fechadas (sub-ordem Zigoptera) enquanto que as libélulas em repouso têm as asas abertas (sub-ordem Anisoptera). As Efémeras (ordem efemeroptera) não têm nada a ver com os Odonata (ordem Odonata, que compreende as duas sub-ordens mencionadas), como se pode ver nas fotografias, tirando o facto de partilharem como larvas o mesmo ecossistema, que são os rios e lagoas (a larva da efémera é muito apreciada pelos peixes). Bem, na verdade, a ordem das Efémeras é a mais proxima evolutivamente dos Odonatos. As Efémeras vivem realmente 24 horas, mas é só mesmo para se reproduzirem (a cena dos passeios e dos jogos é tudo mentira). As libélulas e libelinhas são carnívoras vorazes, que reinam nos seus pedaços de rio por pouco tempo, mas mais que um dia. Os antepassados das libélulas foram os primeiros seres a conquistar os ares, há cerca de 300 milhões de anos.

Em Nome Delas

No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, o Comité Português para a UNICEF relembra que está em curso a sua campanha "Este Natal, alimente o mundo". A valorização das mulheres e do seu direito às mesmas oportunidades são referências desta iniciativa.
"Alimente o Mundo" teve início no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de Outubro), em parceria com a LatitudeZero / Planeta Sul – uma organização sem fins lucrativos que promove o comércio justo. Consiste na comercialização de um Cabaz de Natal Solidário com artigos alimentares originários de países desfavorecidos, produzidos com respeito pelos direitos humanos e pelo ambiente (comércio justo).
Neste cabaz destacamos os produtores do cacau e do cajú, devido papel desempenhado pelas mulheres:
- Cacau Solúvel > na organização Kuapa Kokoo (Gana), existe um programa de género, que pretende motivar as mulheres para assumir maiores responsabilidades, gerar emprego, encorajar a poupança e financiar os seus projectos (microcrédito).
- Cajú > na cooperativa de mulheres La Sureñita (Honduras), as associadas beneficiam programas educativos e formativos, bem como de um fundo de emergência e pensões de sobrevivência.
A pintora Graça Morais quis apoiar esta nossa iniciativa – podemos contar consigo também?
Para mais informações:
Comité Português Para a UNICEF www.unicef.pt
21 317 75 00
LatitudeZero/Planeta Sul CRL www.latitude0.net
96 657 72 75