quinta-feira, dezembro 08, 2005

Cuidado com o degrau

Nova Iorque. Macy's. O Macy's é uma grande superfície americana, um "department store", como lhe chamam. (...)

Já todos andaram numa escada rolante. (Caramba, basta ir ao metro!) Nas que descem (e também nas que sobem) quando terminam, os degraus enfiam-se terra a dentro por umas ranhuras abertas no patamar onde acabam. Pois nestas do Macy's, de que vos falo, era tal e qual, com a pequenina diferença que, por serem já bastante antigas, existe um pequeníssimo desnível, abaulado, entre o degrau que se vai (e onde nós vimos) e a terra firme que se segue.


É esta minudência que foi promovida à qualidade de degrau e é por causa dela que o Macy's tem mais de 100 empregados (não os contei todos...) que não fazem rigorosamente mais nada do que berrar "watch the step" todo o santo dia. (...)

Para os europeus, os americanos são uns exagerados. Pronto, são. Mas este caso, que parece só mais um exagero, tem a ver com uma cultura de responsabilidade que Portugal exageradamente não tem.


Fonte

Nesta pequena rábula, Manuel Serrão fala da cultura de responsabilidade dos Americanos e tal; a mim, no entanto faz-me uma grande confusão porque é que eles não usam antes um daqueles bonecos giraços que ás vezes metem nas estradas quando andam a fazer obras ou então, a tradicional gravação dos metros ingleses quando abrem as portas "please, mind the gap" ; é que passar todo o dia a dizer "watch the step", "watch the step", "watch the step" (à razão de 20 vezes por minuto, 60 minutos por hora, 8 horas por dia, 22 dias por mês, 12 meses por ano, daria umas 2 milhões, quinhentos e trinta e quatro mil e quatrocentas vezes de "watch the step" por ano de trabalho) não deve ser lá muito saudável. De certeza que um mês naquilo e começam a crescer-lhes penas de papagaio na cabeça; ao fim de um ano, já o cérebro atrofiou completamente por utilização indevida e insistente das mesmas sinapses nervosas 2534400 vezes...

Sem comentários: