sexta-feira, dezembro 09, 2005

A Albânia da UE

"Abril abriu as portas mas, se não tivéssemos entrado para a União Europeia hoje éramos uma Albânia" disse o dr. Soares. Mas o que é que o dr. Soares tem contra a Albânia???
Tiago Alves

A grande questão é que se a Albânia tivesse tido as mesmas oportunidades que Portugal e tivesse entrado na Europa, hoje se calhar seria uma Irlanda ou uma Espanha; é que estas duas realidades não são comparáveis (Portugal-Albânia). O que eu gostaria de saber era qual o rendimento efectivo de cada país Europeu relativamente ao que recebeu da Europa, tipo aquela parábola dos talentos, onde um homem pôs os talentos a render e o outro os enterrou; nós claramente enterramos os talentos recebidos da Europa em Auto-estradas, muito betão, a alimentar uns quantos chicos-espertos e pouco mais do que isso.
A mim o que me aflige é que se gastaram milhões e milhões em estradas e betão (e é inegável que uma boa infraestrutura viária era necessária, mas em 1985 havia muitas outras coisas prioritátias, para além do betão), esquecendo no essencial os recursos humanos do país, a formação, a inovação, a produção científica, etc.
E pior que tudo isso, continuamos na mesma senda, com TGV's e OTA's que ninguém percebe muito bem para que servem, enquanto que as escolas primárias não têm condições, a formação é o que se sabe, as Universidades são conservadoras e mediocres, as empresas pouco competitivas e estagnadas, a agricultura desajustada da realidade mundial, a máquina do estado hipertofiada e pouco modernizada (e para este estado de coisas tanto contribuiram os governos do PSD como do PS), etc. etc. etc.

Voltando à Califórnia, nós hoje somos mas é a Albânia da União Europeia; essa é que é essa Dr. Soares...

Sem comentários: