quarta-feira, dezembro 14, 2005

O Natal dos desempregados no Teixoso

Beira Serra dinamiza grupo de desempregados no Teixoso
A provar que nem sempre a situação de desemprego é impeditiva de se ter uma atitude empreendedora, um grupo de pessoas do Teixoso tem andado nas últimas semanas a trabalhar entusiasticamente na confecção de peças artesanais que pretende vender no próximo fim-de-semana. No Largo da Igreja estarão à venda peças que poderão fazer a diferença nas ofertas de Natal deste ano e que vão desde bijutaria até telhas tradicionais decoradas.
.
Trata-se de uma iniciativa que surge no âmbito da intervenção da Beira Serra que conta com a colaboração da Junta de Freguesia e pretende envolver de forma activa os desempregados do Teixoso combatendo assim o isolamento, a baixa auto-estima, o desânimo que a situação de desemprego provoca.A venda de Natal que decorre no próximo fim-de-semana é apenas uma das vertentes das actividades que têm sido levadas a cabo com este grupo composto por mais de duas dezenas de homens e mulheres. De facto, para além destes ateliês que estimulam a criatividade e aumentam a auto-estima, tem-se apostado no reconhecimento e validação de competências pelo que se criaram duas turmas cujos formandos esperam e breve obter o diploma do 9º ano de escolaridade.
.
Funciona também na Junta de Freguesia um gabinete social onde os desempregados e outras pessoas podem encontrar as informações e o apoio necessário para resolverem os problemas de índole socio-económica que os afectam. Paralelamente, é dinamizada pela equipa técnica da Beira Serra uma bolsa de emprego e formação que tem como propósito facilitar a articulação entre a oferta e a procura de emprego. Decorre ainda nesta freguesia uma acção de formação sobre empreendedorismo frequentada por 12 formandos que tem como objectivo capacitar pessoas com uma ideia de negócio para a sua concretização. O que se pretende afinal com as acções deste projecto é promover o espírito de iniciativa da população através do desenvolvimento de actividades de orientação e formação para a criação do próprio emprego e para uma atitude activa na procura de uma ocupação profissinal.

Sem comentários: