quinta-feira, dezembro 01, 2005

Em Nome Delas

No Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, o Comité Português para a UNICEF relembra que está em curso a sua campanha "Este Natal, alimente o mundo". A valorização das mulheres e do seu direito às mesmas oportunidades são referências desta iniciativa.
"Alimente o Mundo" teve início no Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de Outubro), em parceria com a LatitudeZero / Planeta Sul – uma organização sem fins lucrativos que promove o comércio justo. Consiste na comercialização de um Cabaz de Natal Solidário com artigos alimentares originários de países desfavorecidos, produzidos com respeito pelos direitos humanos e pelo ambiente (comércio justo).
Neste cabaz destacamos os produtores do cacau e do cajú, devido papel desempenhado pelas mulheres:
- Cacau Solúvel > na organização Kuapa Kokoo (Gana), existe um programa de género, que pretende motivar as mulheres para assumir maiores responsabilidades, gerar emprego, encorajar a poupança e financiar os seus projectos (microcrédito).
- Cajú > na cooperativa de mulheres La Sureñita (Honduras), as associadas beneficiam programas educativos e formativos, bem como de um fundo de emergência e pensões de sobrevivência.
A pintora Graça Morais quis apoiar esta nossa iniciativa – podemos contar consigo também?
Para mais informações:
Comité Português Para a UNICEF www.unicef.pt
21 317 75 00
LatitudeZero/Planeta Sul CRL www.latitude0.net
96 657 72 75

Sem comentários: