quinta-feira, dezembro 15, 2005

Maremoto (Take 2)

Festival Internacional de Cinema de Dubai

DUBAI (Reuters) - Dhruv Dhawan só queria fazer um filme sobre os sobreviventes do maremoto no Sri Lanka, mas acabou por filmar uma história clássica de como os países em desenvolvimento, na sua longa marcha rumo à prosperidade, passam por cima das necessidades dos pobres.


Depois de ondas gigantes atingirem a costa dos países do sudeste asiático em dezembro do ano passado, matando mais de 200 mil pessoas, o Sri Lanka proibiu as construções numa área costeira que se estende por 100 metros na zona afetada pelo maremoto. No entanto, enquanto as comunidades de pescadores pobres foram advertidas sobre novas ondas gigantes e receberam promessas de novas casas mais ao interior, empresas de turismo ocuparam a área costeira e começaram a receber turistas ocidentais. Para o governo, o Sri Lanka apenas aproveitou a oportunidade de transformar o desastre num bem, recuperando boa parte dos 3,5 bilhões de dólares investidos na recuperação pós-maremoto em novas cidades reluzentes.
Image hosted by Photobucket.com

Mas "From Dust", de Dhawan, filmado nas cidades de Galle e Koggala, no sul do país, sugere que os pobres foram simplesmente despejados do local que hoje é considerado uma área imobiliária de elevado valor. "Mentiram-lhes, nomeadamente incutindo o medo sobre um novo maremoto que estava para chegar", afirmou Dhawan após a estreia do documentário no Festival Internacional de Cinema de Dubai, na segunda-feira. "Nunca saberemos, apesar das declarações do governo, da verdade dos factos", acrescentou, estimando o número de sem-abrigo em 350 mil, a maioria vivendo em barracas.


No filme, Dhawan entrevista membros da ajuda humanitária que contam como as autoridades os fizeram derrubar casas parcialmente atingidas em vez de reconstruí-las.
"Não reconstruímos uma única casa. (O governo) está a transformar a crise numa oportunidade para alguns", afirma um oficial da marinha norte-americana.Numa cena, funcionárias da Directoria de Turismo do Sri Lanka, à qual Dhawan teve acesso, mostram o planeamento duma grande expansão turística. (...)

Sem comentários: