domingo, agosto 01, 2010

FSM: Convite para participar do debate de estratégias

A Comissão de Estratégias do Conselho Internacional do FSM [Fórum Social Mundial] está organizando um debate estratégico. Ele se propõe a envolver nesse debate revistas, sites e instituições trabalhando com os movimentos sociais e de cidadãos que constituem o processo FSM.

A área de debate é um espaço livre. Ela levará em consideração todas as contribuições. Sínteses parciais serão regularmente publicadas. O debate é editado em uma página no site do Fórum Social Mundial: http://fsm2011.org/br/debate-de-estrategias. Essa página é organizada por um grupo de trabalho da Comissão de Estratégias.

Todas as revistas, sites e instituições associadas ao debate de estratégias estão convidadas a criar seu próprio espaço de debate e a se engajarem livremente. Um link para o debate será postado no site do FSM e um link para o espaço de debates do FSM será postado no site da instituição parceira. Todas as revistas, sites e instituições identificam e propõe ao site do FSM contribuições correspondentes às entradas do debate de estratégias (estratégias de movimentos, eventos associados ao processo, temas escolhidos por um comité). Resumos e sínteses parciais serão regularmente publicadas no site do FSM.

Primeiros Contatos

Confirmados:

Rinoceros (www.rinoceros.org/)
Contato: Erika Campelo (rinoceros-infos@rinoceros.org)
Global Social Justice (http://www.globalsocialjustice.com/)
Contato: Francine Mestrum (mestrum@skynet.be)
E-Joussour (www.e-joussour.net)
Contato: Hamouda Subhi (hsoubhi@alternatives.ca)
Mouvements (www.mouvements.info)
Contato: Nicolas Haeringer (nicolas.haeringer@gmail.com)
NIGD (Network Institute for Global Democratization)
Contato: Matti.Kohonen@gmail.com

Contatos a caminho:

Le Monde Diplo Brazil.- Contato: Silvio Caccia Bava (scbava@diplomatique.org.br)
Instituto Paulo Freire. - Contato: Luana Vilutis (luana@paulofreire.org)
Weed. - Contato: Peter Wahl (peter.wahl@weed-online.org)
CACIM. - Contato: Jai Sen (jai.sen@cacim.net)
IBASE. - Contato: Candido Grzybowski (candido@ibase.br)

Apresentação do Debate de Estratégias
 
O espaço do Debate de Estratégias será conduzido por movimentos sociais e cidadãos que participam do Processo Fórum Social Mundial. Um processo de acumulação será criado a partir da sucessão dos fóruns em 2010.

Ele será organizado ao redor de três tópicos:

  1. O tópico do Debates de Estratégias dos Movimentos: será apresentado pelos movimentos sociais, que, através de sua participação, constroem o espaço do FSM. Esses debates serão organizados ao redor de quatro questões:
    a) análise dos movimentos, da situação e das dimensões da crise global;
    b) a avaliação da evolução e do desenvolvimento dos movimentos e do movimento altermundialista;
    c) as alternativas consideradas e propostas;
    d) as expectativas em relação ao processo Fórum e particularmente ao FSM 2011 em Dakar.

  2. O tópico dos Debates de Estratégias dos Eventos: será apresentado em relação ao debate conduzido nos eventos que constituem o ano de ações globais em 2010 e em outros eventos que contem com a participação dos movimentos ativamente envolvidos no processo FSM. Consistirá de textos e das discussões das questões de estratégias apresentados pelos participantes desses eventos.
    No FSM 2011 em Dakar haverá um momento de apresentação desses eventos.

  3. O tópico do Debate das Estratégias Temáticas: Questões de estratégia identificadas, propostas para discussão e advindas de uma entrada por tema. A Comissão de Estratégia já propôs três temas (pobreza, mudança climática, guerra sem fim).Essas entradas por tema serão conectadas aos eixos estratégicas que serão identificados para o FSM 2011 em Dakar.

O espaço do debate de estratégias é um espaço aberto. Ele levará em conta todas as contribuições. Sínteses parciais serão regularmente publicadas.
 
Organização do Espaço do Debate de Estratégias
 
Os textos recebidos serão apresentados neste espaço. A decisão de publicá-los será feita por um Grupo de Trabalho da Comissão de Estratégia do Conselho Internacional.

Cada texto será apresentado no site por: sua identificação; as primeiras quatro linhas do texto; um link para ele; palavras-chave ou tags. A identificação inclui o título, o nome do autor (coletivo ou individual), referência a movimentos e associações, data de referência, editores no caso de material previamente publicado.

Os textos podem ser produzidos ou publicados por revistas associadas ao processo e aos movimentos que serão associados ao debate de estratégias. A lista dessas publicações estará disponível no site. O debate de estratégias irá se beneficiar da organização das publicações de seus próprios debates.

Os textos serão publicados em suas línguas originais, Não há tradução garantida prevista. Eventuais traduções de um resumo ou uma apresentação escritos pelos autores serão apreciadas. Os textos serão livres de copyright e de direitos de tradução. Os resumos serão traduzidos preferencialmente em cinco línguas (Inglês, Árabe, Espanhol, Francês e Português).

Uma listagem das referências será feita por meio de palavras-chave ou tags. Elas incluem referências ao movimentos e eventos, temas, áreas geográficas. A lista de tags (glossário) em diversas línguas será estabelecida gradualmente.

Sem comentários: