domingo, agosto 01, 2010

Resposta popular à Cimeira do G20

Comissão Popular de Preparação da Resposta ao G20

A quinta Cimeira do G20 será realizada em Seul, em 11 e 12 de Novembro próximo. Esta reunião tem graves implicações para o povo da Coreia e do mundo inteiro. O G20 nomeou-se o principal órgão responsável por encontrar uma solução para a crise económica mundial e de gestão da economia mundial. No entanto, exclui das tomada de decisão a maioria dos pobres e as nações em desenvolvimento. Procura também fazer recair sobre as pessoas comuns o fardo da crise e promover políticas neoliberais, o que já criou uma imensa pobreza e o aumento das desigualdades. Além disso, o governo sul-coreano está a utilizar a próxima cimeira como um pretexto para restringir severamente os direitos democráticos e realizar operações contra os migrantes, os vendedores de rua e as pessoas sem abrigo.

Reconhecendo os enormes impactos do G20 sobre os direitos dos povos, na Coreia e no mundo, sindicatos, organizações do movimento social e ONG progressistas na Coreia do Sul formaram uma Comissão Popular de Preparação da Resposta ao G20 (a seguir CPP) em 18 de Junho, a fim para responder à Cimeira do G20. A CPP terá a total responsabilidade pela organização das diversas actividades e acções de protesto contra a cimeira do G20 enquanto representante do povo sul-coreano, dos movimentos sociais e da sociedade civil.

Gostaríamos de partilhar convosco a preparação para a Cimeira do G20.

Os Quatro grandes princípios de acção da CPP

A CPP acordou os seguintes quatro princípios:

  1. Estamos empenhados em organizar diversas actividades e acções para denunciar a Cimeira do G20, para fazer dos povos e dos países em desenvolvimento os pagadores da crise, e criticar os problemas estruturais do neo-liberalismo da globalização financeira.

  2. Estamos empenhados em organizar várias actividades para denunciar o governo sul-coreano pela utilização da Cimeira do G20 como uma desculpa para reprimir a democracia e os direitos humanos e ignorar as normas do trabalho reconhecidas internacionalmente e os direitos humanos.

  3. Queremos manter a independência política, organizativa e financeira do governo sul-coreano e do capital, para que possamos representar verdadeiramente as vozes alternativas do trabalho, dos movimentos populares e da sociedade civil sobre / contra o G20.

  4. Queremos contribuir para o reforço da solidariedade entre trabalhadores, movimentos sociais e da sociedade civil, locais e internacionais, para construirmos uma alternativa económica laboral e ambientalmente amiga, e introduzir mecanismos de controlo do capital e contribuir para o reforço da capacidade dos movimentos internacionais contra a globalização neo-liberal.

Pontos de Acção (provisórios)

Agenda 1. Regulação financeira e impostos sobre o capital especulativo.
Agenda 2. O Trabalho decente.
Agenda 3. Os direitos fundamentais do Trabalho.
Agenda 4. Ambiente e alterações climáticas.
Agenda 5. Acordos comerciais alternativos aos FTAs (Free Trade Agreements - Acordos de Comércio Livre) e TNCs (Transnational Corporations – Corporações Multinacionais).
Agenda 6. Segurança alimentar e agricultura.
Agenda 7. Democracia e direitos humanos.
Agenda 8. Pobreza e desenvolvimento.
Agenda.9. Migrações forçadas.
Agenda 10. Paz e segurança.
Agenda 11. Género e G20.
Agenda 12. A diversidade cultural e os direitos de propriedade intelectual.
Agenda 13. Os Serviços públicos.

O Principal papel da CPP

A CPP terá a total responsabilidade de organizar as seguintes actividades e acções:

  1. Estamos empenhados em organizar uma Semana Popular de Acção Conjunta de 6 a 12 de Novembro, incluindo:
    * Uma manifestação em 11 de Novembro.
    * Uma Cimeira dos Povos.
    * As cerimónias de abertura e de encerramento da Semana de Acção.

  2. Vamos organizar todas as actividades e acções possíveis relativas à actual, futura e problemas emergentes relacionados com a Cimeira do G20 com base no consenso geral entre as organizações participantes, incluindo:
    * O protesto contra a repressão sobre os trabalhadores migrantes, os sem-abrigo e os vendedores ambulantes, em nome de uma Cimeira do G20 sucesso.
    * A resposta às reuniões dos (Vice) Ministros das Finanças e Governadores dos Bancos Centrais do G20.
    * O protesto contra a repressão governamental sobre a democracia e os direitos humanos universais, a pretexto do êxito da Cimeira do G20.

  3. Incentivamos e apoiamos actividades temáticas com base nos pontos de acção propostos, de modo a ampliar e a fortalecer a nossa resposta ao G20.

  4. Estamos empenhados em fazer todos os esforços para encorajar as forças sociais a juntarem-se às acções populares sobre o G20 e a reforçar a sua participação, bem como a criar e a construir posições alternativas sobre a crise económica mundial.

  5. Comprometemos-nos a organizar várias actividades públicas e de consciencialização para expor e divulgar os problemas fundamentais da cimeira do G20.

Cimeira dos Povos (título provisório), Seul

O povo sul-coreano, as organizações sociais e da sociedade civil, convidam os movimentos sociais internacionais a organizar, em conjunto, uma Cimeira dos Povos em protesto contra a Cimeira do G20. A Cimeira será organizada como parte do programa da Semana Popular de Acção Conjunta e será baseada na igualdade de participação de todos para desenvolver soluções alternativas para responder à crise económica e social.

O povo da Coreia, as organizações sociais e da sociedade civil, será o anfitrião da Cimeira dos Povos (título provisório), em solidariedade com os movimentos sociais e a sociedade civil internacionais para desenvolver alternativas populares. O objectivo principal é procurar uma solução para a crise actual e para proteger os pobres que estão a sofrer o impacto da crise.

O formato da Cimeira dos Povos será o de um fórum composto por várias oficinas, realizada imediatamente antes da Cimeira do G20. Durante a Cimeira, pessoas de países do G20 e de não-G20, vão avaliar o impacto das actuais políticas económicas e sociais promovidas pelo G20 e procurar alternativas de reforma económica global e de mudança social necessárias para criar um mundo melhor.

Calendário para a Semana Popular de Acção Conjunta

Data: de 06 a 12 de Novembro.

Visão geral da Semana Popular

* Abertura (6 de Novembro).
* Concentração Nacional de Trabalhadores (7 de Novembro).
* Cimeira dos Povos (7 a 9 Novembro).
* Conferência de Imprensa - Declaração de Seul.
* Comício e desfile (11 de Novembro).
* Encerramento (12 de Novembro)

Organizações participantes

Seguem-se os nomes de várias dezenas de organizações, encabeçadas pela Confederação Sindical Coreana (KCTU).

Contactos:
Correio electrónico oficial: peoplesg20action.Seoul@gmail.com



Tradução BSP.

Sem comentários: