sexta-feira, abril 30, 2010

O sistema capitalista está sempre em crise: somos todos gregos!

Comunicado da União Sindical Solidários, de França.

Há várias semanas que a população grega se mobiliza contra as medidas de austeridade tomadas pelo seu governo sob a dupla pressão da Comissão Europeia e do FMI. Tratam-se de lamentáveis planos de rigor e de verdadeiros programas de ajustamento estrutural: não substituição de 4 em 5 reformados na função pública, subida do IVA de 19 para 21%, redução de 10% nas despesas da segurança social, congelamento das pensões de reforma, redução de 15% nos salários, idade da reforma passada para os 67 anos, etc.

Razões para estes ataques: o nível de endividamento do país - 12,7% em 2009 - é elevado. Não é muito mais do que o de outros países, como a Grã-Bretanha com 12% e a Espanha com 10%. As taxas do Japão e dos EUA também foram de dois dígitos em 2009. Por todo o lado, as prendas financeiras aos bancos, os programas conjunturais e as reduções de impostos criaram enormes buracos nos orçamentos. Os mesmos bancos e os mesmos especuladores que ontem foram salvos de uma falência certa graças aos Estados, fazem agora pressão sobre estes e são autorizados a especular nas suas costas. Os nossos governos salvaram os bancos sem contrapartidas. Hoje, esses mesmos bancos vêem cobrar a conta às populações. A Grécia está a ser atacada, Portugal está na linha de mira, a Espanha e a Irlanda estão a ser ameaçadas.

Longe de se resignar, o povo grego defende-se e luta. Têm ocorrido greves e manifestações. Em 24 de Fevereiro uma greve geral paralisou o país. A UE, longe de ser solidária, tergiversa sobre o seu apoio e cada dia mostra um pouco mais que está ao serviço dos mercados financeiros e não ao serviço dos povos. O efeito dominó arrisca-se a ser terrível.

A União Sindical Solidários declara o seu apoio ao povo grego e estará presente em todas as iniciativas unitárias de solidariedade com esta justa luta do povo grego, nomeadamente a greve geral de 5 de Maio.

Na Grécia como em todo o lado, não compete aos povos pagar a crise dos outros!

Paris, 28 de Abril de 2010



Tradução do Blogo Social Português

Sem comentários: