domingo, setembro 06, 2009

OUSADIA OU PERFÍDIA

Na edição de 2 de Setembro do semanário Privado, António Serzedelo escreveu:

Desde que o Presidente da República bloqueou a nova versão da lei das "Uniões de Facto", as forças politicas posicionaram-se, umas em favor dele, outras contra.

Gostaria aqui de recordar que as "uniões de facto" foram criadas primeiro exclusivamente, para os heteros, e só em 2001,por iniciativa do lider da J.S de então, Sergio Sousa Pinto, é que foram depois alargadas aos homos.

Os sectores mais conservadores aproveitaram-se depois (perversamente) deste avanço para o bloquear, apelidando-o de um "segundo casamento" e de uma "restrição à liberdade individual", bem como de uma restrição aos que não optam pelo dito casamento tradicional .

Com isso tentam inviabilizar relaçoes mais harmónicas, justas e estáveis como as proporcionadas pelas unioes. Tudo seria aceitável se nao houvesse a discriminação aviltante do impedimento do casamento dos homossexuais - que ficam, assim, excluídos de uma liberdade fundamental nas democracias modernas. Neste aspecto, o silêncio presidencial torna-se ensurdecedor.

Na próxima legislatura os portugueses escolherão entre pertencer a um país civilizacionalmente ousado (como quando aboliu a escravatura e a pena de morte) ou uma sociedade retrógrada, pérfida e envergonhante.

Antonio Serzedelo

Sem comentários: