quarta-feira, agosto 19, 2009

Existe solidariedade internacional entre os gays?

As nossas ONG praticam pouco a solidariedade internacional, sobretudo de casos humanitários individuais, por falta de tradição, umbiguismo, e por força da nossa periferia.
Isto vem ao caso devido a uma petição lançada pela Opus Gay e a Amnistia Internacional Portuguesa, para tentar salvar um jovem palestiniano, homo, de Gaza, zona liderada por fundamentalistas, porque durante um bombardeamento israelita ficou ferido e cegou, para o qual foi de propósito empurrado para a rua pelos pais, devido à sua sexualidade.
Fomos avisados por Luís Seródio, do Porto, pedindo apoio às organizações.

A Opus Gay esperava que outras ONG e lgbt se pronunciassem, de molde a fazer uma frente comum que sensibilizasse a opinião pública para este caso humanitário. Depois, acabou por avançar sozinha com a Amnistia, lançando uma petição no site www.vidasalternativas.eu para arranjar 3 mil €.

Esta a quantia necessária para pagar viagens do país onde está escondido, até Lisboa, com regresso, vistos, traduções de relatórios médicos e despesas de estadia. Por contraste, mal pusemos a noticia na net respondeu-nos de imediato um grupo canadiano, Gays against zionism, entre outros dos USA, que se prontificaram a divulgar o caso e a fazer uma recolha de fundos que, aliás, resultou em mais de mil dol., que já chegaram.

Aqui, um candidato a deputado com fortes ligações à àrea gay, contactado, mostrou desinteresse, enquanto as diversas ONG lgbt mostraram também insensibilidade em apoiar casos individuais a nivel internacional.

Temos de fugir do politicamente correcto e enveredar também por estes caminhos. Entretanto, recebemos, um apelo do líder das Panteras Rosas para subscrever uma posição do Comité de Solidariedade com a Palestina sobre os ataques mortais a um bar gay em Tel Aviv. Assinamos.

A Sábado e o Carlos Castro no C.M fizeram-nos noticias sensibilizadoras. Vejam a saga do jovem no portal Vidas Alternativas e respondam ao nosso apelo!

nib Opus Gay, Obra Gay assoc,
00 33 000 000 229 638 286 05

António Serzedelo

Sem comentários: