sexta-feira, julho 20, 2007

Colocar África no centro da Europa

A anunciada Cimeira União Europeia – União Africana, marcada para Dezembro deste ano, constitui uma ocasião privilegiada para colocar a natureza das relações euro-africanas na Ordem do Dia e impulsionar um debate que confronte as sociedades civis dos dois continentes com a urgência de fundar o relacionamento entre a Europa e a África num novo paradigma. Aliás, as questões suscitadas pelas relações Europa – Africa não lhes são específicas e a sua vocação universal não pode deixar indiferentes todos os que procuram viver num mundo mais justo, mais democrático e mais igualitário.

Querendo tirar partido desta oportunidade, decidimos criar na sociofonia.org um repositório documental que disponibilize informação aos que querem abordar o tema destas relações e particularmente o processo negocial sobre os Acordos de Parceria Económica.

Isto, apesar do que escreveu Sven Lindqvist em Exterminem todas as bestas, publicado pela editorial Caminho: «Você já sabe quanto baste. Eu também. Não é de informação que carecemos. O que nos falta é a coragem para compreender o que sabemos e tirarmos conclusões.»

Vá, coragem ...

1 comentário:

SILÊNCIO CULPADO disse...

É muito importante alertar e consolidar a informação relativamente a estas matérias. Num mundo cada vez mais globalizado e em que se acentuam as desigualdades entre cidadãos e entre países, é necessário que nos unamos num combate universal.