quinta-feira, novembro 13, 2003

Fórum Social Europeu de T a Z

Transnacionais (Sociedades)

As multinacionais simbolizam a diminuição do papel do estado e da política, perdendo-se a redistribuição da riqueza e aumentando a concentração da mesma nas mãos de poucos. Elas pilham os recursos naturais dos países do Sul, deslocando-se de país em país ao sabor do trabalho barato e precário. Dominam ou influenciam muito todas as organizações internacionais. 6ª feira às 15h. [Leia ainda a Distribuição da riqueza].



Utopias (concretas)

A anulação da dívida dos países de terceiro-mundo? Uma utopia. A existência de um imposto mundial? Uma utopia. A possibilidade de fabricar medicamentos genéricos para Países do terceiro-mundo? Uma utopia. Mas existem outras ainda mais realistas...6ª feira às 9h. [Ver ainda Anulação da dívida, um Imposto mundial, Medicamentos Genéricos para todos, e outras utopias...]

Via (participativa)

Do colectivo de bairro que põe em prática uma a democracia participativa (à escala comunal e local), com os partidos políticos a tentar apanhar uma boleia. 5ª às 9h. [Veja a Enciclopédia de invenções sociais].

Wiki

É a forma mais aberta de sítio de Internet e a mais democrática: um wiki é um espaço onde todos os visitantes podem modificar as informações, publicar o que querem, quando querem, de onde se quiser. Objectivo: acabar com a lógica hierárquica emissor-receptor dos média clássicos. Sábado às 20h.

Xenofobia (combate à)

Desde o início que faz parte do tronco comum do movimento, inclusivo e horizontal, agregando todos os defensores das minorais. 5ª às 9h.

Ya basta (zapatismo)

Ou seja, já chega. No início era um colectivo de apoio ao movimento zapatista do sub-comandante Marcos. Depois, passou a incluir pequenos movimentos que, da Itália à Espanha passando pela França, reivindicam uma libertação através da resistência activa. [Ver ainda este post, do Sub-comandante Marcos].

Zona (de autonomia temporária)

Ou TAZ. Forma de insurreição libertária e festiva com objectivo de circunscrever temporariamente um espaço público, Teorizado por Hakim Bey, experimentado pelos neo-radicais britâncos como os Reclaim the Street, posto em prática no bloqueio das ruas de Seattle...

[Várias letras: 10 demandas à OMC]

Traduzido e adaptado daqui

Sem comentários: