quarta-feira, outubro 08, 2014

Não ao TTIP! Concentração em Lisboa, 11 de Outubro de 2014



Vamos exigir a democracia
e sacudir o poder das corporações!
Os povos e o planeta têm de vir antes dos lucros.
11 de Outubro de 2014,
dia europeu de acção (descentralizada)
para rejeitar os tratados TTIP, CETA e TISA.
Juntem-se a nós
no Rossio às 17 horas


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A sociedade civil, os sindicatos, os grupos e associações de agricultores e activistas em toda a Europa, preparam um dia de acção contra os tratados TTIP, CETA, TISA e outros ditos de livre comércio, exigindo políticas alternativas que coloquem as pessoas, os direitos, a democracia e o ambiente em primeiro lugar. O TTIP (Transatlantc Trade and Investement Partnership) e o CETA (Comprehensive Economic and Trade Agreement entre o Canadá e a EU) são os mais proeminentes exemplos de como são negociadas as políticas de comércio e investimento. As negociações totalmente anti-democráticas são conduzidas apenas com vista ao lucro das grandes corporações.
Tudo é feito em segredo e é muito escassa a informação que chega ao público, enquanto as corporações e os seus lobbies aumentam a sua influências sobre as mesmas.
Se estes acordos forem avante, as corporações multinacionais terão direitos exclusivos sobre os governos, podendo processá-los em tribunais especiais, independentes dos sistemas legais nacionais e europeus. Serão reduzidos os padrões de saúde e segurança humana, a caminho da “harmonização” transatlântica, ao mesmo tempo que minam a autoridade dos governos locais e nacionais que pretendam prevenir práticas lesivas como o fracking ou o uso de alimentos geneticamente modificados (OGM). Estes tratados irão  também forçar a venda ao desbarato dos serviços públicos essenciais e obrigar os trabalhadores e os seus direitos sociais a uma corrida para o abismo. Estas políticas estão estreitamente ligadas ao desmantelamento em curso do estado social e à pressão para privatizar os serviços públicos em nome da austeridade, das políticas da crise e da “competitividade”.
O dia da acção tornará visível o nosso descontentamento público nas ruas de toda a Europa. Levaremos o debate destas questões à arena pública, de onde a UE, a Comissão e os governos querem manter afastado. Iremos promover as nossas alternativas. Defendemos a solidariedade entre os cidadãos e grupos do mundo que partilham a nossa preocupação sobre o ambiente, a democracia, os direitos humanos e os direitos sociais. O TTIP, o CETA e o TISA serão impedidos pela energia dos cidadãos europeus, do Canadá e dos EUA que começam a fazer ouvir a sua voz.
Apelamos às organizações, aos grupos e aos indivíduos para participarem e organizarem acções autónomas descentralizadas por toda a Europa. Apoiamos acções e tácticas diversas pelo mundo fora que ajudem a informar organizar e mobilizar os cidadãos e as comunidades locais.
Vamos ganhar esta batalha. Juntos podemos reverter o poder das corporações. Os grupos poderão escolher outro dia se o considerarem mais apropriado. O dia 11 de Outubro é também o dia global contra o fracking.

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .


Não ao Tratado Transatlântico
www.nao-ao-ttip.pt














Sem comentários: