O município de Erechim, Rio Grande do Sul, esta prestes a privatizar a água deste município. A empresa que tende a ganhar, será a ODEBRECHT, através de sua filial águas "Foz do Brasil".
O município possui 100 mil habitantes e o atual prefeito é o Sr. Paulo Polis, do PT e a Vice é a Ana Oliveira do PMDB. Foram eleitos graças ao apoio e envolvimento de todos os setores sociais, deste movimentos populares até sindicatos e pastorais sociais.
NO entanto, agora veio a surpresa desagradável que esta em curso a privatização do saneamento básico e consequentemente da água.
EM 2009 Erechim contratou uma empresa de Florianópolis "AMPLA consultoria e planejamento" ligada a ABCON (Associação Brasileira de Concessionárias Privadas de Água e Esgoto), ligada a ODEBRECHT para fazer o estudo para Erexim e esta empresa sugeriu NOVAS REGRAS que nada mais são que as regras usadas nas tarifas de energia elétrica = transformar a água em mercadoria.
EM 2010, a partir de uma lei aprovada pelos vereadores a prefeitura passou a colocar em prática o Plano da AMPLA, a prefeitura esta abrindo para uma nova LICITAÇÂO e CONCESSÂO com as chamas NOVAS REGRAS.
Existem três caminhos que podem ser seguidos:
- O caminho da Privatização (atual proposta da prefeitura).
- A renovação de contrato com a CORSAN (empresa estatal do Estado do RS).
- A criação de uma empresa pública do municipio, que seria a municipalização.
A situação atual deste processo é que o EDITAL já se encontra em fase de "consulta pública ao edital de licitação".
E nós, todos os sindicatos urbanos, todos os movimentos populares, lideranças, setores da igreja e pastorais, estamos nos articulando num espaço chamado de "Fórum Popular em Defesa da Água de Erechim" e QUEREMOS CONTAR COM VOSSO APOIO E ESTAMOS ENVIANDO EM ANEXO PROPOSTA DE CARTA A SER ENVIADA AO PREFEITO E VEREADORES DE ERECHIM.
SOLICITAMOS TAMBÉM QUE REPASSE ESTE E-MAIL PARA SEUS CONTATOS
......., ..... de agosto de 2010.
CARTA DE APOIO CONTRA A PRIVATIZAÇÂO DA ÁGUA DE ERECHIM
DE: ..........
PARA:
Exmo. Senhor
Prefeito Municipal de Erechim
Sr. Paulo Polis
Erechim-RS
Prezado Senhor,
Recebemos a notícia que no município de Erechim está em andamento um processo de privatização da água, através de licitação e concessão para os próximos 30 anos.
Todos sabemos que as privatizações realizadas pelo Governo de Fernando Henrique Cardoso trouxeram enormes perdas ao povo brasileiro. A água é um direito humano e jamais podemos permitir que este bem seja repassado para o controle de empresas particulares.
Devemos lutar todos os dias para evitar que a água seja privatizada e transformada em mercadoria.
Diante destes fatos, a cidade de Erechim não pode abrir as portas para privatização da água no Rio Grande do Sul, e ser o primeiro município deste estado a seguir este caminho que tanto mal causa ao povo.
Se for privatizada a água, com certeza as tarifas de água desta cidade explodirão em aumentos nos próximos anos e será a população quem terá de pagar a conta por este erro.
Considerando que Vossa Senhoria é o atual prefeito deste município e foi eleito com amplo apoio das forças sociais, vimos prestar solidariedade e apoio às propostas do Fórum Popular em Defesa da Água de Erechim, e exigimos o imediato cancelamento de todo processo de privatização em curso através da licitação e da concessão.
Desde já nos aguardamos com esperança e esperamos que Erechim não entre para história por fatos negativos, mas que seja reconhecido por ter um governo popular de fato.
Endereço do Prefeito Paulo Polis:
EMAIL: gabinete@erechim.rs.gov.br
FAX: 54-35207007
FONE: 54 – 35207000
Endereço Presidente da Câmara de Vereadores: José Rodolfo Mantovani
EMAIL: vereadormantovani@yahoo.com.br
FAX: 54-21077130
1 comentário:
Olá!
Caí por acaso no seu blog e me deparei com essa manifestação sobre a troca de empresa responsável pela água em Erechim.
O que não se pode admitir é a continuação do Péssimo (com P maiúsculo) serviço prestado pela CORSAN no município. Tanto que se o amigo proprietário do blog depender de apoio da população de Erechim, esta dificilmente irá se engajar, pois como disse ali acima, o serviço prestado pela CORSAN é ridículo, e não difere absolutamente em nada o serviço que esta empresa estatal presta em relação à uma empresa privada, pois levam os recursos da cidade embora e em troca deixa um serviço "nas coxas".
Uma breve consulta com a população de Erechim mostrará que a medida de troca desta empresa tem total apoio da população. Aliás, é bem pelo contrário, tem UM FORTE APELO POPULAR.
Abraço e parabéns pelo blog.
Enviar um comentário