sexta-feira, março 14, 2008

Supremo Tribunal de Justiça liquida Associação Cultural


Comunicado


Lisboa, 13 de Março de 2008

Exmo. Sr. ou Sr.ª:

A Associação Cultural Palco Oriental, entidade artística sem fins lucrativos, foi liquidada pelo Supremo Tribunal de Justiça.

O acórdão do STJ, decidiu atribuir o nosso edifício à Igreja de S. Bartolomeu do Beato.

Assim se faz Justiça!

Desde 16 de Abril de 2001, que o processo movido contra nós se encontrava nos tribunais.

O Tribunal de 1ª Instância deu-nos razão ao nos atribuir o edifício, a Relação sentenciou que a “coisa” não estava ganha, e o Supremo, de forma justiceira acabou com um projecto cultural e artístico que resistia desde há mais de duas décadas.

A Igreja recebe de bandeja um edifício onde nunca esteve nem aplicou um cêntimo. Nós custeamos obras, de largas dezenas de milhares de euros.

O edifício é doado à Igreja em 1999. O seu doador foi a fantasma Associação de Serviço Social, que abandonou as instalações, logo após o 25 de Abril de 1974.

A este fantasma, não se lhe conhece qualquer actividade realizada após a revolução, nem nunca nos contactou a reivindicar a devolução do imóvel.

Assim se faz justiça!

Dezenas de pessoas são assim privadas de dar continuidade aos seus projectos artísticos e à livre expressão das suas vontades e ideais.

Dezenas de pessoas que militantemente se dedicaram e investiram humana e materialmente durante tantos anos neste espaço para dotar culturalmente as populações da Zona Oriental de Lisboa, são assim despejadas.

Desde sempre que este foi um espaço de acolhimento para centenas de artistas, das mais variadas formas de expressão: do teatro, da música, da dança, das artes plásticas, do áudio visual, e da simples partilha de experiências de vida.

Assim está bem a justiça em Portugal!

E tudo está bem, quando acaba…!

Bem hajam os doutos fiéis da balança.

Você que acabou de ler este comunicado se acha que pode ou quer fazer alguma coisa … então comece por reencaminhar esta mensagem. Os nossos agradecimentos e apareça no Palco Oriental, para bebermos um café e soltarmos a língua.

O Presidente da Associação Cultural Palco Oriental
João Jorge Duarte Loureiro (Meirim)


Palco Oriental
Calçada do Duque de Lafões, 78
1950-102 Lisboa
Tel: + 210 191 957/ 91 944 38 01
palcooriental@clix.pt
http://poriental.planetaclix.pt/cenas.html

Sem comentários: