sexta-feira, junho 07, 2013

8-9 de Junho, acções globais de solidariedade com #OccupyGezi

Este é um apelo a todas as cidades do mundo! Este fim de semana reúnam-se e ocupem os espaços públicos da vossa cidade em solidariedade com o movimento #OccupyGezi e as várias ondas de protesto que estão a acontecer na Turquia!

O que começou como uma pequena ocupação para proteger o Gezi Park, em Istambul, explodiu em questão de dias em manifestações massivas que se espalharam como fogo pela Turquia. O gatilho que disparou os protestos foi o uso desproporcionado da força pela polícia. Assim como Gezi Park simbolizou a luta pelos espaços públicos que encolhem cada vez mais, sequestrados pelo autoritarismo neoliberal, o gás-pimenta lançado pelos agentes de segurança tornou-se uma metáfora para a necessidade geral de espaço para respirar - centenas de milhares de pessoas saíram às ruas em apoio à ocupação do Gezi Park, apesar do silêncio total dos media, desafiando a brutalidade da polícia. Agora, ocupamos não só o Gezi Park, mas também a Praça Taksim, o coração da vida pública na Turquia, onde expressões populares de protesto têm sido continuamente reprimidas, ao longo da história da república. Enquanto Taksim e Gezi ganham força a cada dia que passa, com milhares de pessoas que se reúnem para celebrar sua solidariedade, vitória e força, a nossa resistência em Istambul e em outras cidades por toda a Turquia continua. De uma coisa estamos certos: nada mais será como antes.

Mostre o seu apoio e a sua solidariedade este fim de semana, 8 e 9 de Junho. Reaproprie-se de Tahrir, Syntagma, Sol, Zuccotti, e das ruas, praças e parques da sua cidade. Acredite em nós, eles pertencem-lhe.

* Criar ou participar de um evento. Compartilhar as fotos e histórias de solidariedade - geziglobal.tk *


https://www.facebook.com/events/113758915501912/?fref=ts
 

Sem comentários: