quarta-feira, maio 15, 2013

Troika Ano II

Convite
É com o maior prazer que os venho convidar para mais uma sessão de reflexão e análise da actualidade, organizada pelo IDEFF e pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a ter lugar no próximo dia 20, pelas 9 e 30, no Salão Nobre da Reitoria.
Dois anos depois da assinatura do Memorando de Entendimento, a troika, uma equipa de funcionários do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia, conjunto de Estados livres e independentes em que Portugal se integra, continua a não prestar contas a ninguém. No decurso das sucessivas visita dos técnicos, o Governo, que responde perante a Assembleia da República e os portugueses, explica-se, presta contas da forma como executa o programa que os técnicos redigiram em três semanas e recebe uma avaliação.
Contra essa anomalia democrática, um conjunto de personalidade de várias gerações, sensibilidades políticas e formações profissionais avaliam a troika e olham para o futuro de Portugal, na sequência da publicação do livro Troika Ano II, Uma Avaliação de 66 Cidadãos, que será apresentado na ocasião.
Entre os que colaboraram no livro figuram nomes como os de Adalberto Campos Fernandes, Alberto Regueira, Ana  Drago, Ana Gomes, António Carlos dos Santos, André Freire, António Garcia Pereira, António Monteiro Fernandes, António Vasconcelos Tavares, Carlos Monjardino, Clotilde Celorico Palma, Emanuel dos Santos, Eduardo Marçal Grilo,  Emílio Rui Vilar, Guilherme D’Oliveira Martins, Ilda Figueiredo, Jacinto Lucas Pires, João Barroso, João Bosco Mota Amaral, João Pinto e Castro, João Ricardo Catarino, Jorge Miranda, José Amado da Silva, José Reis, José Silva Lopes, Luis Moita, Luis Morais, Luís Nazaré, Manuel Jacinto Nunes, Manuela Silva, Nazaré da Costa Cabral, Nuno Costa Santos, Octavio Teixeira,  Paulo Pitta e Cunha, Pedro Santana Lopes, Ricardo Cabral, Rui Machete, Viriato Soromenho-Marques e Vítor Conceição Gonçalves.
Muitos deles e ainda outras personalidades da vida económica, política e jurídica portuguesa irão participar na conferência, para a qual tenho o prazer de convidar V. Ex.as a estarem presentes.
Com os meus melhores cumprimentos,
Eduardo Paz Ferreira

IDEFF - Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal
Alameda da Universidade - Faculdade de Direito
1649-014 Lisboa
+ 351 217 962 198 / + 351 961 497 070

Sem comentários: