domingo, dezembro 02, 2012

A caminho da Cimeira Alternativa Europeia


Comunicado de imprensa

A nossa democracia contra a austeridade deles

Unir as nossas forças por uma Europa de paz, social, ecológica e democrática
No quadro de «Florença 10+10», encontro organizado dez anos depois do primeiro Fórum Social Europeu em Florença (2002), foi lançado o projecto de uma «Cimeira Alternativa» («Alter Summit») perante uma assembleia de 850 pessoas vindas de 20 países da Europa, representando mais de 100 organizações, nas quais se incluíam numerosos sindicatos (nacionais e europeus), movimentos sociais, centros de investigação e organizações ecologistas, feministas e altermundialistas. O projecto da Cimeira Alternativa conta também com o apoio de numerosas personalidades dos meios culturais e políticos.

A vontade de organizar esta Cimeira dos povos da Europa e das alternativas baseia-se num apelo (www.altersummit.eu) que identifica a dimensão essencialmente política da crise na UE: as respostas austeritárias são escolhidas com conhecimento de causa, apesar de agravarem a crise, para impor uma mudança na ordem social para um modelo ultra-liberal – à custa de milhões de empregos, de recuos sociais brutais e de consideráveis ameaças à própria democracia.

Aquando do lançamento da Cimeira Alternativa, os sindicatos gregos, assim como o comité dos movimentos sociais presentes em Florença, expressaram o seu desejo de acolher em Atenas esta Cimeira das Alternativas que terá lugar no início de Junho de 2013. «A Grécia foi o laboratório europeu da destruição dos direitos sociais – declararam – mas pode ser também o laboratório da resistência popular e da reconquista da democracia. Precisamos do apoio de todos os povos da Europa, pois todo o povo que defende os seus direitos contribui para a defesa dos direitos sociais em toda a Europa.»

Existem alternativas! Os povos da Europa podem libertar-se do fardo da dívida; a austeridade deve ser substituída pela justiça fiscal e a criação de milhões de empregos marcada pela transição ecológica; os direitos sociais devem ser restabelecidos, a pobreza e a precariedade – que atingem sobretudo as mulheres e as crianças – devem ser combatidas, a liberdade de negociação colectiva plenamente respeitada; uma sociedade mais justa e verdadeiramente democrática é possível hoje.

A convicção que partilhamos é a de que a centralização do poder económico e político (pela Comissão, o Banco Central e o Conselho Europeu) priva de poder real as mobilizações nacionais – no entanto muito importantes: trata-se pois de construir, sem demora, as bases de um verdadeiro movimento social europeu. O projecto assenta no desenvolvimento de coligações nacionais ou regionais por toda a Europa e mobilizando por etapas.

A jornada de greves e de acções iniciadas neste 14 de Novembro pelos sindicatos portugueses, espanhóis, italianos, gregos, etc., e apoiada pelo CES (Confederação Europeia de Sindicatos – ver lista de acções em http://www.etuc.org/a/10446) e pelos sindicatos e os movimentos sociais em mais de 20 países é evidentemente o primeiro passo nesta mobilização progressiva a que apelam as organizações membros da Cimeira Alternativa. Trata-se de um acontecimento histórico, a primeira greve transnacional da história europeia! Uma coligação determinada a criar uma nova relação de forças na Europa anuncia 6 meses de mobilização contra as opções austeritárias da UE. Acções à escala europeia culminarão numa «Cimeira Alternativa» nos princípios de Junho. A «Cimeira da Primavera» em Março de 2013, na qual a UE definirá as suas prioridades políticas para o ano – presumivelmente um reforço da austeridade – será a ocasião de importantes protestos, seja em Bruxelas seja por toda a Europa. Numerosas outras acções estão previstas (ver nomeadamente a declaração final de «Florença 10+10»: www.firenze1010.eu).

As numerosas organizações envolvidas neste projecto fixaram meados de Dezembro para confirmar e ultimar o seu programa de mobilizações, convergindo para a Cimeira Alternativa de início de Junho (provavelmente a 8 e 9).

11 de Novembro de 2012

Contactos:


Europa: info@altersummit.eu

Bélgica: Felipe Van Keirsbilck (CSC) 0032478295950; Andrea Della Vecchia (CG FGTB) 00 32 474 49 74 38 ; Franco Carminati (Attac) 00 32 475 72 34 48 ; Myriam Bourgy (CADTM) 00 32 498 35 36 66

Tradução: BSP

Sem comentários: