quarta-feira, março 09, 2011

Conferência Europeia contra a austeridade, os despedimentos, as privatizações e pela defesa do Estado social

Escrevo-vos a solicitar o vosso apoio à realização de uma conferência europeia contra a austeridade, os despedimentos, as privatizações e pela defesa do Estado social. Coalition of Resistance propõe que esta conferência se realize no sábado, 1 de Outubro, em Londres.

Em todos os países da Europa as conquistas sociais do pós-guerra encontram-se ameaçadas sob o pretexto de ter-se que reembolsar a dívida contraída pela banca em 2008. A resistência existe já em muitos países da Europa. Mas precisamos de aprender com as experiências uns dos outros e a trabalhar juntos para uma resistência coordenada em toda a Europa e para além dela.

Na Grã-Bretanha o governo de coligação conservadores - democratas liberais lançou um ataque sem precedentes contra os serviços públicos com cortes no orçamento de cerca de 25% e a privatização de sectores, como o Serviço Nacional de Saúde. Este ataque é talvez mais pronunciado e avançado comparativamente ao que acontece noutros países europeus, mas todos nós enfrentamos a necessidade de organizar uma mobilização conjunta.

A Coalition of Resistance é um colectivo nacional criado aquando de uma conferência realizada em Londres em 27 de Novembro de 2010 com a participação de cerca de 1.300 pessoas, em que muitas delas eram delegados sindicais ou representavam colectivos locais pela defesa dos serviços públicos.

O objectivo da Coalition of Resistance é o de ter um âmbito nacional, reunindo todas as forças sindicais, associativas e políticas que queiram defender o serviço público e o Estado social e opor-se de modo activo a todos os encerramentos ou reduções dos serviços públicos.

A Coalition of Resistance tem hoje o apoio oficial dos sindicatos britânicos, como UNITE e UCU, bem como de outros colectivos nacionais contra a austeridade como o Right to Work Campaign e do People's Charter. CoR também é apoiado por personalidades como Ken Loach e Tony Benn e os deputados Jeremy Corbyn, Caroline Lucas e John McDonnell.

Na Grã-Bretanha, o apelo para a conferência europeia é apoiado por Tony Benn, Len McCluskey (Secretário-geral de UNITE), Bob Crow (Secretário-geral de RMT), Jeremy Dear (Secretário-geral de NUJ), Ken Loach, Kate Hudson, Imran Khan (People's Charter), Chris Bambery (Secretário de Right to Work), Clare Solomon (Presidente da União de Estudantes ULU) e Lee Jasper.

A Coalition of Resistance está presentemente a contactar sindicatos, organizações e movimentos sociais de outros países para se juntarem a nós na preparação desta conferência e planear uma resposta conjunta. O apelo será de novo distribuído com os signatários adicionais de outros países europeus.

Esperamos que esta Conferência seja um passo na coordenação da resistência ao consensualizar as acções a nível europeu contra a austeridade e pela defesa dos serviços públicos.

Para preparar a organização da conferência e discutir iniciativas conjuntas, a Coalition of Resistance propõe a realização de uma reunião preparatória de todos aqueles que assinaram o apelo. Esta reunião terá lugar no final de Junho ou início de Julho (sábado, 2 de Julho, por exemplo).

Leplat Fred e Andrew Burgin
Coalition of Resistance
Fred Leplat (00 44 79 4189 3212)



Nota - Tradução BSP

Sem comentários: