terça-feira, março 15, 2011

Jornal O Sul censurado!

O SUL - jornal cultural e de debates, mensário gratuito e dedicado ao combate da iliteracia na região de Setúbal, promovido por uma ONG sem fins lucrativos, órgão de comunicação independente, lamenta ter de informar publicamente que o jornal foi retirado dos espaços públicos municipais, por ordem do executivo camarário setubalense, a 2 de Março de 2011.

Este tipo de acção política, que ofende os princípios constitucionais da Liberdade de Imprensa, a legislação da Imprensa Regional e as recomendações da ONU e UNESCO sobre acesso à informação, não encontra outra justificação que não a da prática activa de censura. Atendendo à clara restrição da opinião livre, O SUL apresentará queixa às autoridades competentes, naquele que é um dos mais duros golpes locais às liberdades da Revolução de Abril.

Trata-se de uma medida arbitrária, ilegal e fascista, que procura erradicar de forma ditatorial o debate do espaço público. Em tal, evidentemente, não pactuaremos! Continuaremos a fazer o jornal, em nome da Liberdade e da Cidadania. Não deixamos, porém, de sentir profunda vergonha e revolta que este tipo de atitudes ainda existam num país livre e democrático, integrado na União Europeia, em pleno Século XXI.

Sem comentários: