segunda-feira, agosto 09, 2010

PAGAN: EXPRESSÃO E REPRESSÃO

A PAGAN – Plataforma Anti-Guerra Anti-NATO – é um movimento de cidadãos que, unidos pelos princípios da não-violência, pretendem exercer o seu direito de expressão e opinião, demonstrando desacordo e desagrado quanto às políticas belicistas da NATO e, mais especificamente, quanto à participação Portuguesa na absurda guerra levada a cabo no Afeganistão.

No artigo publicado no Diário de Notícias com o título «Polícia compra blindados de guerra para a Cimeira da Nato» (edição de 08/08/2010) afirma-se que «Em Portugal existe a Plataforma Anti-Nato (PAGAN) que faz parte de uma rede internacional de organizações. A cimeira de Lisboa está na agenda e nos sites estrangeiros já estão apelos aos "protestos" e à "desobediência civil"». A PAGAN recusa liminarmente a associação do seu nome a actos violentos ou ameaçadores da ordem pública. A diversidade das organizações integradas na rede na qual a PAGAN se insere tem como base comum os conceitos de Pacifismo e Não-Violência.

É moralmente inaceitável que o nome de uma plataforma de cidadãos seja instrumentalizado por um meio de comunicação de massas no sentido de legitimar o investimento do Estado português em meios de repressão social como os blindados que veremos nas ruas de Lisboa. Finalmente, o facto de o Diário de Notícias subverter o nome da PAGAN, cujo acrónimo se traduz em Plataforma Anti-Guerra Anti-NATO, omitindo a expressão anti-Guerra e sublinhando a expressão anti-NATO, configura-se como uma tentativa de distorção do carácter pacifista desta plataforma de cidadãos.

Lisboa, 8 de Agosto de 2010

PLATAFORMA ANTI-GUERRA ANTI-NATO

http://antinatoportugal.wordpress.com/

Sem comentários: