segunda-feira, julho 05, 2010

Sinopse do VA 219

A entrevista com que abrimos é com um economista inglês, Ian Burrell, que vive agora em Espanha a dirigir um hotel de charme em Xativa, Valência, Casa AldoMar, mas já foi funcionário da ONU em Portugal. Pedimos -lhe que fizesse uma comparação entre a situação espanhola e a portuguesa. Aqui ficam as suas impressões.

Depois fomos falar com o sociólogo António Dores da ACED para nos falar de novo da crise do sistema prisional português e da superlotação das prisões que é um retrato em grande da crise que atravessa o país.

Daqui subimos ao Norte para falar com o fundador da nova Rede Social Positivo Pt, dirigida à CPLP, Luís Gomes. Está a ser um sucesso e ele tenta explicar porquê.

Descemos depois para o profundo Alentejo. Fomos acompanhando uma equipa de TV servo croata entrevistar as duas lésbicas mais mediáticas de Portugal. Teresa e Helena. Felizes, e muito modestamente, vivem numa aldeia das cercanias de Avis. Contam-nos pelo que passaram e como foram perseguidas durante estes 4 anos pela associação Ilga - Portugal.

A Opus Gay que o diga também, pois desde a sua fundação em 1998-99 que é objecto de um cerco feroz para que desapareça e assim triunfe o "discurso único" que pretendem impor à sociedade portuguesa, seja ele qual for, para seu beneficio exclusivo.

Estivemos entretanto no Porto, no Love Pride de a "Casa", um sucesso!, uma nova associação a merecer referência pela sua nova postura. Claro que se ponha "a pau", porque vai ser vítima de ataques do stablishment glbt.

Terminamos com uma entrevista a Armando Martins, webmaster do VA e do sítio da Opus Gay há mais de ano e meio, que nos diz como faz os dois sites e do que pretende fazer no futuro.

Aguardamos as vossas criticas e comentários.

António Serzedelo - editor

Sem comentários: