domingo, outubro 25, 2009

Contra a NATO: continuando a luta


Contra a NATO: continuando a luta - até ao pico em Portugal (e depois)

23 Out. 2009 — warresisters

De 15 a 18 de Outubro, uma série de reuniões tiveram lugar em Berlim, para discutir a continuação do trabalho contra a NATO e contra a guerra no Afeganistão, depois de Estrasburgo. Um enfoque especial foi posto na cooperação entre grupos a nível europeu e internacional.

Em 15 de Outubro, os grupos que participaram no bloqueio não violento de FORA NATO / OTAN-ZU, em Estrasburgo, foram: a Werkstatt für gewaltfreie Aktion Baden, Komitee für Grundrechte und Demokratie, DFG-VK da Alemanha, War Resisters' International, Vredesactie (Bélgica), AA-MOC (Espanha), Ofog (Suécia), Trident Ploughshares (Inglaterra), AKL (Finlândia), Plataforma Anti-Guerra, Anti-Nato (PAGAN - Portugal), Ne zakladnam (República Tcheca), Mirovna Akcija (Macedónia) e alguns mais.

O objectivo da reunião foi explorar a cooperação europeia passada e melhorar a coordenação do nosso trabalho no próximo ano além de discutir atividades possíveis de realizar durante a cimeira da NATO em Portugal. Os grupos presentes decidiram as seguintes actividades:

  • participação conjunta no bloqueio da fábrica de armamento nuclear britânico AWE Aldermaston, em 15 de Fevereiro de 2010. Ligada a esta acção está prevista a organização de um seminário de articulação e formação;

  • um dia de acções descentralizadas na Páscoa de 2010, com acções em todas as bases europeias com armas nucleares. Este dia de acção está relacionado com a conferência de revisão do Tratado de Não Proliferação, que terá lugar de 3 a 28 de Maio de 2010 em Nova York. As acções devem sobretudo realçar o papel das armas nucleares na estratégia da NATO;

  • um dia de acções descentralizadas contra a NATO e infra-estruturas para as intervenções militares. O grupo espanhol propôs manter este dia regularmente mas não houve decisão sobre uma data concreta;

  • acções de desobediência civil durante a cimeira da NATO em Portugal. Os grupos estão agora a discutir o que é possível fazer em Portugal.

Além disso, houve muita discussão sobre a questão da violência, em Estrasburgo, e como esta pode ser evitada ou minimizada no futuro.

Numa reunião da Rede Internacional Afeganistão em dia 17 de Outubro no salão municipal de Berlim,outras actividades contra a guerra no Afeganistão foram acordadas, em especial uma alternativa à conferência internacional no Afeganistão, na Alemanha ou na França, proposta pelo presidente francês Sarkozy e a chanceler alemã Angela Merkel, para a Primavera de 2010. Além disso os dias 8 / 9 de Outubro foram as datas escolhidas para um dia de acção internacional contra a guerra e a ocupação do Afeganistão.

No fim de semana 17/18 de Outubro realizou-se uma conferência internacional de trabalho NÃO À NATO, com mais de 100 participantes.

Esta conferência debateu a continuação do trabalho da Coligação Internacional Não-à-NATO depois de Estrasburgo. Aqui também a discussão sobre a violência em Estrasburgo, teve bastante relevo.

Como resultado dessa discussão foi decidido fazer uma análise de ameaça real para as atividades futuras e organizar equipas de observadores para documentar a violência policial e outros assaltos.

Foi também decidido formar um grupo de trabalho sobre formação em não-violência, que será especialmente o trabalho de treino da diminuição da agressividade.

Além das actividades mencionadas acima, a conferência decidiu a realização de uma conferência internacional na Geórgia, em Junho de 2010. Quanto à cimeira da NATO em Portugal, decidiu-se apontar para acções que – do mesmo modo que em Estrasburgo - incluirão uma manifestação, um campo de acção, um contra-conferência e acções de desobediência civil. Também está prevista a organização de uma Conferência activista em Portugal, em Setembro de 2010.

A conferência também nomeou um novo Comitê de Coordenação Internacional, que irá coordenar o trabalho da coligação internacional anti-NATO no futuro, incluíndo representantes da Bélgica, Alemanha, França, Grécia, Grã-Bretanha, Portugal, Suécia, Espanha, República Checa e dos E.U.A..

Andreas Speck


Informações:
Coligação internacional anti-NATO: http://no-to-nato.org (será renovado em breve)
Páginas sobre NATO, WRI: http://wri-irg.org/campaigns/shutdown-nato
PAGAN, Portugal: http://antinatoportugal.wordpress.com/

Contactos:
Aldermaston: Angie Zelter, Trident Ploughshares. Reforest@gn.apc.org ou info@wri-irg.org para participação internacional

FONTE: http://www.wri-irg.org/node/9053



TRADUÇÃO:
Emília Cerqueira (activista da PAGAN - Plataforma Anti-Guerra, Anti-Nato, Portugal)

Sem comentários: