quarta-feira, junho 17, 2009

18 e 20 de Junho 09 na Academia Problemática e Obscura

Dia 18 de Junho
Quinta–feira às 21:30h


Lançamento do livro Salgalhadas na Lusolândia de José Luís Félix.

Esta novela satírica, totalmente redigida em tom de comédia, que por vezes roça o delírio, está escrita de modo a ser perfeitamente entendida por todos os portugueses, tal o modo preciso como caricatura a nossa vida política, nacional e internacional.

E vai ser sem dúvida uma fonte de grande divertimento para o público em geral, não só pelo tratamento dado aos personagens como pela originalidade das imagens e das expressões utilizadas.
Dizem que nada é mais sério do que o humor. Essa observação tem muito de verdadeiro. Prova-se neste caso, tendo em conta o modo certeiro como José Luís nos consegue transmitir um retrato de como funciona a "Nomenklatura" ou casta dirigente do nosso país, e de como esta molda a vida de todos nós. Ao faze-lo, toca no que é sem dúvida o ponto mais sensível da vida política moderna.
Conheço José Luís há mais de trinta anos. Ele alinhou sempre incondicionalmente ao lado da maioria. Não da maioria parlamentar ou da maioria sociológica, mas sim da maioria formada pelas pessoas manipuladas e oprimidas pela "Nomenklatura". Esta novela satírica prova-o à saciedade.

João Machado



José Luís Felix, licenciado em economia pelo ISEG e com complemento pós graduação na Bélgica na área do desenvolvimento regional. Actividades profissionais desenvolvidas: empregado de escritório, cobrador, vendedor, criador de actividades de exportação de artesanato, delegado de propaganda médica, animador cultural, consultor de economia e gestão, pintor de azulejaria e investigador na área socio-económica. Actualmente animador e divulgador na área do turismo sustentável.

Actividades desenvolvidas voluntariamente: Promotor de ciclos cinematográficos, animador de colectividades populares, animador cultural, actor de teatro amador e animador de actividades sócio-culturais com elementos de outros países.

Actividade na área escrita: colaborador no jornal A Batalha, participante na criação da revista Utopia, autor de diversos artigos e análises sobre as áreas sociológica e económica, autor do livro de ficção O ministro da felicidade.
Actualmente participa no arranque do programa radiofónico Onda Livre e prepara uma obra de ensaio sobre as comunidades alternativas bem sucedidas espalhadas pelo mundo na actualidade.

Entrada Livre!



Em Outubro decorrerão Eleições Autárquicas. Para os próximos quatro anos delimia-se um quadro extremamente penoso para o país, sendo que, para Setúbal, se esperam os mais duros reflexos das crises económica e social.

O panorama actual é grave, mas prosperam-se batalhas tão difíceis que colocarão o próprio modelo de sociedade em causa. Consciente dessas razões, a Academia Problemática e Obscura convidou os Candidatos à Câmara Municipal de Setúbal para encontros não-formais onde possam apresentar as suas ideias e discuti-las, de forma franca e aberta, com os cidadãos. O facto dos mesmos terem aceite o repto, demonstra que algo já está a mudar no paradigma cultural e político da urbe. Não se tratam de acções de campanha, mas jantares democráticos onde se espera profícua discussão e talentosa troca de posições, tendo em vista apenas o bem comum. Oxalá assim seja…

Dia 20 de Junho
Sábado às 20:00h


Jantar de apresentação do Candidato à Presidência da Câmara Municipal de Setúbal do Partido Socialista, Teresa Almeida.

Jantar – 10 € (8 € Folio Divino)


Programa da Academia Problemática e Obscura de Junho de 2009
Rua Deputado Henrique Cardoso, 30-34, Setúbal
www.primafolia.blogspot.com
primafolia@gmail.com
00351 96 388 31 43

Sem comentários: