domingo, março 22, 2009

Uma outra economia acontece como alternativa à crise capitalista

A convite da Cooperativa de Comércio Justo Mó de Vida e da Rede Internacional Espaço por um Comércio Justo estará em Portugal, entre os dias 23 e 30 de Março, o Professor Euclides André Mance da Universidade Federal do Paraná (Brasil).

O Professor Mance é um dos expoentes máximos no estudo, implementação e desenvolvimento de iniciativas de Economia Solidária no Brasil, em particular, e na América Latina em geral.

Tem desenvolvido importantes trabalhos sobre as Redes de Colaboração Solidária como possíveis alternativas económicas para a construção de sociedades pós-capitalistas, aplicando à economia os princípios da teoria da complexidade. Nesta perspectiva inscrevem-se os livros A Revolução das Redes (1999), Redes de Colaboração Solidária (2002), Como Organizar Redes Solidárias (2003), Fome Zero e Economia Solidária (2004) e Constelação Solidarius (2008). Convidado, em 2003, a colaborar no Programa Fome Zero, no primeiro governo do presidente Lula, Mance actuou como consultor contratado pela Unesco (2004) e FAO (2005-2006) em projectos de desenvolvimento local.

A noção de Economia Solidária está associada a acções de consumo, comercialização, produção e serviços em que se defende, em graus variados, entre outros aspectos, a participação colectiva, autogestão, democracia, igualitarismo, cooperação e intercooperação, auto-sustentação, a promoção do desenvolvimento humano e a preservação do equilíbrio dos ecossistemas.

A colaboração solidária entre milhares de redes e organizações solidárias, que se vem multiplicando nos campos da economia, política e cultura, com o objectivo de assegurar as liberdades públicas e pessoais, pode vir a converter-se numa alternativa pós-capitalista à crise da actual globalização, fazendo surgir uma nova esfera de contrato social, o sector público não-estatal.

Os sectores da sociedade civil planetária, compostos por segmentos oprimidos, explorados, expropriados, dominados e excluídos, bem como por todos/as aqueles/as que lhes são solidários, passaram a organizar-se internacionalmente, tanto na resistência às diversas formas de opressão quanto na proposição e realização de alternativas. Estas alternativas podem superar a lógica capitalista de concentração de riquezas e exclusão social, de destruição dos ecossistemas e de exploração dos seres humanos, afirmando a construção de novas relações sociais, económicas, políticas e culturais, dando origem a uma nova civilização multicultural, que deseja a liberdade de cada pessoa respeitando a sua valiosa diferença.

Entre estas práticas inclui-se: a Autogestão de Empresas pelos Trabalhadores, Comércio Justo e Solidário, Agricultura Ecológica, Consumo Crítico, Consumo Solidário, Sistemas Locais de Emprego e Comércio (LETS), Sistemas Locais de Troca (SEL), Sistemas Comunitários de Intercâmbio (SEC), Redes de Trocas, Economia de Comunhão, Sistemas de Micro-Crédito e de Crédito Recíproco, Bancos do Povo, Bancos Éticos, Grupos de Compras Solidárias, Movimentos de Boicote, Sistemas Locais de Moedas Sociais, Cooperativismo e Associativismo Popular, difusão de Softwares Livres, entre muitas outras práticas de economia solidária.

O Professor Mance participará em diversas iniciativas em Almada, Porto, Coimbra, Lisboa e Seixal.

Programa:

23- (2ª feira) | Almada | Oficina "Redes de Colaboração Solidária e Sistema de Intercâmbio Solidarius"
* Local: Espaço da Mó de Vida
Calçadinha da Horta, 19 Pragal – Almada
Tel.: 212720641 - modevida@modevida.com
* Horário: 10h00 às 18h00
* Participantes: membros da Cooperativa Mó de Vida, Rede Espaço por um Comércio Justo, organizações e pessoas que estão a fomentar trabalho colaborativo junto a diferentes colectivos.
* Nº de participantes previsto: máximo 20

24- (3ª feira) | Porto | Seminário "Redes de Economia Solidária"
No contexto português as redes de economia solidária são inexistentes e a reflexão a respeito desta matéria ainda muito incipiente. Contudo, consideramos que à medida em que o sistema hegemónico vai gerando cada vez mais exclusão, é indispensável e oportuno difundir o conceito e as práticas que já possuem forte implantação na América Latina e nalguns sectores de algumas sociedades europeias.
* Local: Auditório da Escola Superior de Educação Paula Frassinetti
Rua Gil Vicente 138 – 142, Porto (metro: Marquês)
* Horário: 18h00 às 20h00
* Colaboração: Mestrado em Intervenção Comunitária da ESEPF, Instituto Paulo Freire Portugal e Projecto Inter -Cultural: Circulo de eventos

25- (4ª feira) | Coimbra | Encontro com o grupo EcosolCES
* Local: Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
* Colaboração: Núcleo de Estudos sobre Cidadania e Políticas Sociais do CES

26- (5ª feira) | Coimbra | Seminário: "A Crise Económica Actual e as Alternativas de Economia Solidária"
Este seminário, promovido por várias organizações de Economia Solidária, tem por objectivo dar a conhecer à comunidade CES e às organizações a obra do Professor Euclides Mance e, em particular, o seu ultimo livro e suscitar um debate alargado sobre a Economia Solidária e o modo como esta se relaciona com a crise do capitalismo.
* Local: Auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Av. Dias da Silva, 165
* Horário: 14h30 às 17h30.
Coimbra | Lançamento do Dicionário Internacional da Outra Economia
Local: Espaço da Livraria Estádio
Horário: 18h00
* Colaboração: Núcleo de Estudos sobre Cidadania e Políticas Sociais do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Grupo Ecosol/CES

27- (6ª feira) | Lisboa | A revolução das redes de Economia Solidária e Lançamento do livro Constelação Solidarius
Conversa com o Prof. Euclides André Mance sobre o desenvolvimento das redes de economia solidária. Constelação Solidarius é o mais recente livro lançado pelo Professor Euclides André Mance, em que apresenta detalhadamente as principais fendas sistémicas do capitalismo contemporâneo e como explorá-las sob a lógica da economia solidária. Mais do que isso, investiga as conexões existentes entre factores económicos e semióticos necessários à reprodução do capitalismo.
Por outro lado, esclarece como se fundam socialmente a relação existente entre meios económicos,
valores e os signos instituídos socialmente para a sua representação, que tanto viabilizam os fluxos de valor económico pelo sistema quanto permitem gerar capitais virtuais que se avolumam nos períodos anteriores aos cracks sistémicos, que se dissipam durante sua ocorrência e que, por fim, deixam um rastro de dívidas impagáveis, contratos quebrados e ónus a serem assumidos pelos Estados.
Horário: 18 horas
Local: Biblioteca Por Timor | Rua de S. Bento, 182 – 184 | Lisboa
Transportes: Autocarro: 6, 49, 100 | Eléctrico: 28 | Comboio: Cais do Sodré (seguido do autocarro 100) ou Santos (seguido do autocarro 49)
Pontos de Referência: Em frente à Assembleia da República.

28- (sábado) | Seixal | Encontro/debate com o movimento associativo popular do Concelho do Seixal
As fendas sistémicas do capitalismo o tornam incapaz de promover a distribuição da riqueza e o bemviver das pessoas e sociedades. Mas a Economia Solidária pode hackear e crackear essas fendas, de modo a reorientar os fluxos de valor económico do sistema, para que alimentem os circuitos económicos solidários.
A subversão do sistema, assim, conduz a economia ao seu papel de assegurar os meios económicos requeridos ao bem-viver do conjunto das pessoas e sociedades, de maneira justa e ecologicamente
sustentável.
A organização de sistemas solidários de intercâmbio económico pode acelerar rapidamente o desenvolvimento dessa outra economia, na medida em que cria a possibilidade de integração de
modalidades diversas de Economia Solidária em redes colaborativas, em fluxos locais e globais que fortaleçam às diversas iniciativas e promovam o desenvolvimento sustentável nos territórios em que operam.
* Local: Escola da 2ª oportunidade no Seixal (Fábrica Mundet)
* horário: 9:30 horas
* Visita às associações (a definir)
Colaboração: Gabinete de Cooperação da Câmara Municipal do Seixal e associações do concelho.

Mó de Vida Coop
Calçadinha da Horta, 19
2800-564 Pragal/Almada - Portugal
Tel/Fax. 00351 212720641
e-mail: modevida@modevida.com
www.modevida.com

Sem comentários: