segunda-feira, novembro 17, 2008

Turquia: o sindicato é um direito!




Duvido que muitos de vocês comprem regularmente artigos de couro vendidos pela Prada, Louis Vuitton, Mulberry e Nicole Farhi. Estas são marcas de luxo com preços demasiado elevados para pessoas que vivem do seu trabalho como nós.

Mas os que fazem esses produtos são muitas vezes pessoas mal pagas, não sindicalizadas. Quando, porém, estes trabalhadores se insurgem e lutam pelos seus direitos, é o nosso dever ficar ao seu lado.

No início deste ano, centenas de trabalhadores da fábrica turca de couro DESA - que produz para todas as marcas de luxo mencionadas acima - criaram um sindicato. A reacção da empresa foi feroz: 44 sindicalistas foram despedidos e mais 50 compelidos a abandonar o sindicato.

No entanto, os trabalhadores têm permanecido firmes mantendo protestos diários à porta da fábrica. A Polícia local tem sido chamada para os prender e os dirigentes sindicais têm sido objecto de tentativas de suborno para parar com as manifestações. E as famílias têm sido ameaçadas.

Os trabalhadores da DESA necessitam urgentemente de um sindicato. Eles protestam contra os salários de miséria, os longos horários de trabalho e as terríveis condições de higiene e de segurança.

Por favor, use uns minutos para enviar uma mensagem aos clientes da DESA – as marcas de luxo da moda - dizendo-lhes que você apoia os trabalhadores da DESA na sua luta:
http://www.labourstart.org/desa

Diga-lhes que o sindicato é um direito e não um luxo.

Obrigado - e espalhe a palavra!

Eric Lee



NOTA - a tradução é da minha responsabilidade.

Sem comentários: