domingo, outubro 12, 2008

O que fazer do orçamento da UE que não se vai gastar?


A ONE.org é uma organização internacional de luta contra a pobreza que decidiu lançar uma campanha junto dos dirigentes da União Europeia para que os fundos não gastos do orçamento comunitário de 2008 – que se estima que rondará os mil milhões de euros – sejam utilizados para apoiar o desenvolvimento agrícola de África. Segundo os activistas da ONE.org, estas verbas não gastas estão precisamente atribuídas a subsídios à agricultura na UE.

Aproveitando o facto de os dirigentes da União irem reunir-se no próximo dia 15 de Outubro em Bruxelas, esta organização decidiu lançar uma campanha internacional sob o lema: Por favor, gastem os 1.000 milhões € de verbas não utilizadas do orçamento da União Europeia como uma assistência suplementar ao desenvolvimento para os agricultores Africanos.

E, em apoio a esta iniciativa, citam o Banco Mundial, segundo o qual o crescimento agrícola tem o dobro da eficácia na redução da pobreza quando comparado com o de outros sectores.

A ONE.org acredita que apesar de os dirigentes europeus estarem absorvidos pelo actual turbilhão financeiro será possível, através de uma campanha mobilizadora, fazê-los ouvir este apelo.

Se a iniciativa mexe consigo, se põe em causa a sua passividade, então dê uma oportunidade ao sentido comunitário que ainda há em si e visite este sítio onde poderá ter acesso a mais informação e subscrever a campanha.

Vamos lá, que não vamos sozinhos.

Sem comentários: