quinta-feira, maio 29, 2008

NAKBA - 60 ANOS DE LIMPEZA ÉTNICA NA PALESTINA


Completam-se, nestes dias, 60 anos sobre o início de uma das maiores tragédias humanitárias do século XX: a expulsão de centenas de milhares de cidadãos árabes da Palestina das suas cidades, vilas e aldeias, das suas casas e terras, da sua pátria milenar, imposta pelo Estado de Israel a partir da sua fundação unilateral em 14 de Maio de 1948 e que ficou conhecido pelos povos árabes como Nakba, a Catástrofe.

Hoje são milhões os expatriados directos da Nakba e respectivos descendentes, a maioria deles forçada a sobreviver em precários campos de refugiados, desenraizada em terras alheias, à mercê das vicissitudes regionais e internacionais. Aqueles que ficaram passaram a ser, eles próprios, refugiados na sua terra: nos territórios da Cisjordânia, de Gaza e de Jerusalém Oriental, todos ocupados por Israel na guerra de 1967.

Porque é necessário que a opinião pública portuguesa faça ouvir a sua voz de protesto e solidariedade e chame às suas responsabilidades o Governo de Portugal e a União Europeia, convidamo-lo a assinar o documento "Nakba - 60 Anos de Limpeza Étnica na Palestina", subscrito inicialmente por 47 individualidades da vida política, religiosa, cultural, artística e académica portuguesa, e divulgado na Sessão Pública de Solidariedade realizada em 26 de Maio de 2008, em Lisboa.

O documento está disponível para assinatura em

http://www.ipetitions.com/petition/NAKBA60

Assine e divulgue!

A Comissão Executiva do MPPM
Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Medio Oriente
Rua Silva Carvalho, 184, 1 Dto
1250 258 Lisboa

2 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde!
Antes demais parabéns pelo site!
Convido-o agora a ver a agenda semanal d'A Mesa Redonda:

Segunda-Feira: Análise exaustiva à época do Benfica, bem como análise individual a cada um dos jogadores, bem como a sua permanência.

Terça-Feira: Análise à nova equipa técnica do Benfica e pequena visão sobre a nova época.

Quarta-Feira: Análise e comentário à decisão da Uefa sobre a participação ou não do FC Porto na Liga dos Campeões.

Quinta-Feira: Apresentação da cobertura do Euro 2008 pel'A Mesa Redonda.

Sexta-Feira: Fecho da sondagem sobre o onze inicial de Portugal, minha análise e comentários à mesma.

Visitem:

http://amesaredonda.blogspot.com/

E toda a actualidade desportiva também em:

http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

Anónimo disse...

E mentira. comemoram-se 60 anos do pedido dos países árabes para que os palestinianos abandonassem suas terras para eles "empurrarem o cão judeu para o mar"(cito).o