domingo, março 09, 2008

CUT Brasil: contra a violência e o sequestro na Colômbia


Carta entregue pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Brasil ao respectivo governo, em audiência realizada no passado dia 6 de Março. A carta encontra-se em www.cut.org.br


São Paulo, 6 de marcos de 2008

Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República do Brasil
A/c dos Excelentíssimos

Embaixador Celso Amorim
Ministro de Relações Exteriores

Professor Luiz Dulcci,
Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República
Brasília


MARCHA EM HOMENAGEM AS VITIMAS E CONTRA A VIOLENCIA E O SEQUESTRO NA COLÔMBIA - DIA 06 DE MARÇO DE 2008

Neste momento de crise política na América do Sul, em especial na região andina, motivada pela violação da soberania do Equador por parte do governo colombiano do Presidente Uribe, a Central Única dos Trabalhadores – CUT do Brasil , vem a público manifestar sua enérgica condenação desse crime e ao mesmo tempo para anunciar seu apoio à MARCHA EM HOMENAGEM AS VITIMAS E CONTRA A VIOLENCIA E O SEQUESTRO que ocorrerá no dia 6 de março em Bogotá.

A Marcha foi convocada no dia 5 de fevereiro pelas centrais sindicais colombianas CUT, CGT, CTC e CPC e mais uma série de entidades e movimentos sociais e de direitos humanos. Seus objetivos centrais são a denuncia contra os assassinatos, desaparecimentos e a situação das vítimas que tiveram que sair do país, assim como também o desmantelamento dos grupos paramilitares, da para-política e o fim das execuções extra-judiciais e outras violações cometidas pelos agentes do Estado.

Nós rechaçamos e condenamos com muita força os atos militaristas cometidos pelo governo Uribe contra o Equador, assim como a forma como atacou e massacrou os guerrilheiros, quando poderia ter recorrido ao governo equatoriano para efetuar sua detenção. Da mesma forma, condenamos veementemente a violência que os sucessivos governos colombianos vêm cometendo nos últimos 20 anos, que entre outras atrocidades tem acobertado a livre ação do para-militarismo que já provocou a morte de cerca de 2.574 sindicalistas.

Assim como as centrais sindicais colombianas, a CUT condena e rechaça o método e as ações de violência praticadas pelas FARC, que muitas vezes assassinaram sindicalistas e militantes que se colocaram contra essa organização. E também condena, de forma veemente, a ação belicista do governo Uribe, apoiada e acobertada pelo governo Bush, que com sua atuação impede a negociação de um acordo humanitário e o fim de uma guerra que já produziu 4 milhões de desterrados e mais de 10 mil desaparecidos.

A CUT respalda a posição adotada pelo governo brasileiro no conflito desencadeado pela ação do governo colombiano e reivindica que da mesma forma condene a política anti-sindical e anti-direitos humanos que o governo colombiano sistematicamente pratica contra a classe trabalhadora e que o sindicalismo internacional tem denunciado sistematicamente na OIT e em outros fóruns multilaterais.

No dia de hoje nos somamos à Marcha EM HOMENAGEM AS VITIMAS E CONTRA A VIOLENCIA E O SEQUESTRO NA COLOMBIA que se realizará em Bogotá, mais 80 cidades colombianas e em 60 cidades do mundo e conclamamos todas suas entidades filiadas, assim com as demais centrais sindicais do Brasil e da América do Sul a apoiarem essa mobilização.

Senhor Presidente, temos a certeza que o governo de V.Excia. também será solidário com essa mobilização internacional e fará todos os esforços e as reivindicações pela paz, pelo fim dos assassinatos e seqüestros e efeitos do para-militarismo e dos crimes do Estado colombiano.

Sem comentários: