segunda-feira, fevereiro 18, 2008

COLÓQUIO "GLOBALIZAÇÕES: PERSPECTIVAS TRANSDISCIPLINARES"


O ACTAE-Centro Interdisciplinar de Estudos Políticos e Sociais e o NICPRI-Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais organiza no próximo dia 21 de Fevereiro, na Sala 131 (Anfiteatro junto ao Bar) do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora um Colóquio subordinado ao tema "Globalizações: perspectivas transdisciplinares". O objectivo principal desta iniciativa científica consiste em abordar o fenómeno das chamadas "globalizações" a partir do contributo de vários investigadores provenientes de várias das ciências humanas e sociais, designadamente a Economia, a Filosofia, a Sociologia, a História, a Ciência Política e as Relações Internacionais e o Direito. A entrada é livre.

UNIVERSIDADE DE ÉVORA

COLÓQUIO "GLOBALIZAÇÕES: PERSPECTIVAS TRANSDISCIPLINARES"

PROGRAMA
Quinta-feira, dia 21 de Fevereiro de 2008 Sala 131 do Colégio do Espírito Santo

10h Sessão de Abertura
Helder Adegar Fonseca (Coordenador NICPRI-UE)
10h 30m
Manuel Couret Branco "Globalização contra a Democracia"; Ana Sofia Estanqueiro "Hans Jonas: ética e responsabilidade de mãos dadas com a globalização"; João Tiago Pedroso de Lima "Do Jogo do Mundo ao Pensamento Planetário. Kostas Axelos, precursor da filosofia da globalização?"
11h30m
Debate
12h30m
Pausa
14h30m
Pilar Damião Medeiros "A individualidade estética do homem global"; João Roberto "No rasto do equívoco: A megamáquina nas teses de Serge Latouche"; Maria de Deus Manso "A Expansão Portuguesa enquanto capítulo da construção da globalização".
15h 30m
Debate
16h
Lígia Marchana "Globalização: definição, erros e respostas. A perspectiva de Ulrich Beck"; Rodrigo Hipólito "Hans Küng: a relevância de uma Teoria da Paz no âmbito da Globalização"; Silvério Rocha Cunha "Os Direitos Humanos como repto na Cosmocracia pós-democrática".
17h Debate
17h 45 Encerramento do Colóquio

A entrada é livre.

Organização e Coordenação Científica: ACTAE-Centro Interdisciplinar de Estudos Políticos e Sociais & NICPRI-Núcleo de Investigação em Ciência Política e Relações Internacionais.

Sem comentários: