sábado, outubro 06, 2007

Levanta-te contra a pobreza


17 de Outubro é o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

Em 2006, 23.5 milhões de pessoas em todo mundo levantaram-se contra a pobreza.
Um novo recorde do Guinness foi estabelecido.

Estes milhões de vozes recordaram aos líderes mundiais que a cada dia que passa 50 mil pessoas morrem de pobreza extrema e o fosso entre ricos e pobres é cada vez maior.

Os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), assumidos pelos governos nas Nações Unidas de reduzir para metade a pobreza extrema até 2015, estão em risco.

Organização

A AEFJN - Portugal aderiu à campanha: Levanta-te, faz ouvir a tua voz que é organizado internacionalmente pelo Global Call to Action Against Poverty (GCAP), representado em Portugal pela Pobreza Zero e pela Millennium Campaign, representada em Portugal pelo Objectivo 2015.

O desafio que fazemos é que na vossa comunidade, paróquia, colégio, centro social.... possam dinamizar uma acção Levanta-te, faz ouvir a tua voz entre as 21h de dia 16 e as 21h de dia 17 de Outubro.

Junto uma proposta de oração que podem adaptar como quiserem. O fundamental é que façam alguma coisa, usem algo branco (faixa, lacinho...), contabilizem as pessoas que aderiram e o comuniquem para este ano atingirmos o recorde de 50.000 pessoas em Portugal a levantaram-se contra a fome.

Vejam mais informações e façam o seu pré-registo em: http://www.pobrezazero.org/levantate

(Caso tenham dificuldade em registar-se e enviar o número de pessoas que aderiram, podem enviar-me a informação para mim até 20:00h do dia 17 de Outubro)

Independentemente da vossa aceitação ao nosso apelo, pedimos por favor que divulguem esta iniciativa de mobilização.

Um abraço amigo,

P. José Augusto, svd

AEFJN
http://portugal.aefjn.org

4 comentários:

Anónimo disse...

São incríveis estas simbioses por osmose que se verificam na blogosfera. É mesmo uma Web Social, onde estamos ligados, todos, numa sociedade virtual através de links. Tinha publicado um post a anunciar este evento hoje - entre outras iniciativas de carácter social - no dia 5 de Outubro, e voltei a divulgá-la hoje.

Abraço

Antonio disse...

De facto, estes sinais são motivadores, são um incentivo em continuarmos a apostar na construção desta rede social virtual.

Mas, digo eu, isto não nos dispensa - antes pelo contrário, acrescentaria - de apostarmos também na passagem do virtual para o real, isto é de transformarmos as ideias em movimento.

Abraço.

J. P. disse...

Fazia isso quando estava em PT. Agora, no UK, onde estou há cerca de um mês, ainda não faço. Estou-me a ambientar ao clima, à sociedade e ao novo emprego. Depois, sim.

Abraço

Anónimo disse...

Todos nós somos chamados a reflectir, para que cada um, no seu meio social, na sua Instituição, os dirigentes máximos e toda a comunidade envolvente,(Escolas, paroquias, Grupos de Jovens...) criem um grupo de solidariedade FORTE, com iniciativas para AJUDAR as Pessoas que realmente se encontram caídas na pobreza SE LEVANTEM. VAMOS TODOS À LUTA.