sexta-feira, junho 24, 2005

Landai

As mulheres afegãs pastune, da região de Kandahar, têm a tradição do canto de improviso, chamado landai (que significa breve, curto); são composições poéticas realmente breves, com apenas dois versos que elas cantam quando se encontram na fonte, onde vão buscar água, geralmente de manhã e à tarde (não se conhecem gravações destas melodias e por isso só podemos especular sobre como poderão ser).

A temática dos landai são o amor, a honra e a morte. A vida das mulheres é decidida no seio da tribo pelos pais e irmãos mais velhos. São obrigadas a casar segundo os interesses da família; muitas vezes os maridos são crianças ou velhos e, não se criam relações afectivas entre os esposos. As mulheres tratam de arranjar amantes mas, se forem descobertas, são rejeitadas ou mortas; motivo pelo qual a temática do canto é o amor (entre os amantes) a honra e a morte (a limpeza da honra - do marido ofendido - leva à vendetta, à vingança familiar e à morte da protagonista).

À mulher restam duas soluções para a sua situação emocional e familiar: o suícidio ou a sublimação através do canto.
Entre as tribos pastune existe uma profunda divisão sexual do trabalho e das relações sociais. Os homens tratam da guerra, da pecuária e da religião (oficial; o islamismo); encontram-se na mesquita ou no largo da aldeia. as mulheres tratam dos fihos (sempre muitos), das tarefas domésticas e cultivam pequenas hortas; têm uma vida dura, de subjugação e quase escravatura.
Dois exemplos de landai (recolhidos por Saíd Bahoddin na região de Kandahar):

- Tinha jóias mas não as pus / Fui ter com ele de braços nus.
- Acendo uma grande fogueira / Gosto de me entregar na luz.

Walter A. Silva

1 comentário:

Anónimo disse...

tive um sonho com uma menina a qual, no sonho, chamei-a de índia, e um ser me dizia "ela é uma landai",daí, resolvi pesquisar o q era "landai", e desemboquei neste blog,q pelo conteúdo me fez ver q o sonho foi espiritual.