Que la pluma sea también una espada y que su filo corte el oscuro muro por el que habrá de colarse el mañana [Subcomandante Marcos]
sexta-feira, abril 29, 2005
O híbrido
Ferrugem do café
Nos anos 30, em Timor, um híbrido surgiu nos campos de café. A ferrugem do café, responsável por catástrofes imensas, como bancarrotas, falências, suicídios e pela mudança de hábitos dos Ingleses (depois de uma calamidade no Sri Lanka, os Ingleses foram obrigados a substituir o café - totalmente destruído pela ferrugem - pelo chá), grassava no cafesal (será que se escreve assim?), mas a dita planta resistia miraculosamente à doença. O híbrido foi recolhido, estudado e cruzado com variedades comerciais mais produtivas na Estação agronómica de Oeiras. Hoje em dia 90% do café em todo o mundo tem nesse hibrido o seu ancestral, mantendo assim a resistência à ferrugem mortífera. Os Ingleses esses, nunca mais recuperaram da catástrofe do Sri lanka, e ainda hoje, pelas 17 horas, bebem religiosamente o seu chá, em substituição do café dizimado pela ferrugem mortífera.
Fonte: Antena 1
PS - a ferrugem não é aquela dos carros mas sim a Hemileia vastatrix, um fungo manhoso capaz de mudar os hábitos culturais de um povo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário